UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física 1

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP32304

Período/Série:

2

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Silvio José Prado

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Movimento em duas dimensões. Força e Movimento. Trabalho e Energia. Lei da Conservação da Energia. Sistemas de Partículas. Colisões. Gravitação. Movimento de Rotação. Rolamento, torque e momento angular.

JUSTIFICATIVA

No processo de construção do aprendizado do aluno, é de vital importância que o mesmo tenha capacidade de reconhecer e identificar modelos teóricos. A disciplina Física I dá aos alunos a possibilidade de estudarem fenômenos físicos descritos pela mecânica clássica (Newtoniana)

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar os fenômenos naturais relativos a movimento, de maneira conceitual. Determinar o domínio de validade destes modelos a partir de um estudo qualitativo e quantitativo. Reconhecer grandezas fundamentais, suas relações e aplicações na resolução de problemas. Resolver problemas básicos propostos pela mecânica clássica. Descrever e aplicar as leis de conservação da energia e momento. Conceituar equilíbrio de um corpo rígido. Descrever a rotação e translação de corpos rígidos.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de analisar os fenômenos naturais relativos a movimento, de maneira conceitual. Determinar o domínio de validade destes modelos a partir de um estudo quantitativo. Reconhecer grandezas fundamentais e suas relações. Generalizar estas relações e aplicá-las na resolução de problemas. Resolver os problemas básicos mais simples propostos pela mecânica clássica. Descrever e aplicar as leis de conservação da energia e momento linear. Conceituar equilíbrio de um corpo rígido. Descrever equações de movimento de rotação e translação de corpos rígidos

PROGRAMA

1. Movimento num Plano:

Movimento em três dimensões.

Onde se localiza a partícula?

Qual é a velocidade da partícula?

Qual é a aceleração da partícula?

Movimento de um projétil.

Análise qualitativa e quantitativa do movimento de um projétil.

Movimento circular uniforme.

Movimento relativo em uma dimensão.

Movimento relativo em duas dimensões. (Optativo)

 

2. Força e Movimento – I:

Por que uma partícula altera a sua velocidade?

Primeira lei de Newton.

Força. Massa. Segunda lei de Newton.

Terceira lei de Newton.

Massa e peso.

Aplicações das leis de Newton.

 

3. Força e Movimento – II:

Atrito.

As leis do atrito.

Força de arraste e velocidade terminal.

Movimento circular uniforme.

As forças da natureza.

 

4. Trabalho e Energia:

Conceito de trabalho.

Trabalho: movimento em uma dimensão com uma força constante.

Trabalho: Movimento em uma dimensão com uma força variável.

Trabalho realizado por uma mola.

Relação trabalho e energia.

Potência.

Sistemas de referência. (Optativo).

 

5. Lei da Conservação da Energia:

Leis de conservação.

Tipos de Energia.

Energia mecânica.

Forças conservativas e forças não conservativas.

A lei da conservação da energia.

Massa e energia. (Optativo).

A quantização da energia. (Optativo).

 

6. Sistemas de Partículas:

Um ponto especial: o centro de massa.

A segunda Lei de Newton para um sistema de partículas.

Momento linear.

O momento linear de um sistema de partículas.

Conservação do momento linear.

Sistemas com massa variável: movimento de um Foguete.

Sistemas de partículas: trabalho e energia.

 

7. Colisões:

Impulso e momento linear.

Colisões elásticas em uma dimensão.

Colisões inelásticas em uma dimensão.

Colisões em duas dimensões.

Reações e processos de decaimento.

 

8. Movimento de Rotação:

As grandezas físicas importantes no movimento de rotação.

Rotação com aceleração angular constante.

As grandezas lineares e as grandezas angulares.

Energia cinética na rotação.

Definição e determinação de momento de inércia.

Torque.

Segunda Lei de Newton na rotação.

Trabalho, potência e o teorema da transformação do trabalho.

 

9. Rolamento, Torque e Momento Angular:

A descoberta da roda.

Rolamento.

Momento angular.

O momento angular de um corpo rígido que gira em torno de um eixo fixo.

Conservação do momento angular.

O movimento de precessão de um pião.

A quantização do momento angular.

Uma discussão sobre as leis de conservação e as simetrias da natureza

METODOLOGIA

Ao longo do curso serão ministradas aulas expositivas dialogadas da teoria, devidamente contextualizada do ponto de vista histórico e com tratamento matemático rigoroso, utilizando o quadro e o giz ou pincel e recursos audiovisuais. Exercícios de aplicação serão recomendados a fim de que todas as dúvidas sejam elucidadas.

AVALIAÇÃO

Os acadêmicos serão avaliados através de três provas dissertativas (individuais e sem consulta), cada uma valendo 100 pontos. A média aritmética simples final deve totalizar o mínimo de 60 pontos para aprovação. Os estudantes que não atingirem essa meta poderão realizar a avaliação substitutiva parcial, relativa à parte da matéria em cuja avaliação o desempenho foi menor. A nota obtida na avaliação substitutiva será somada as outras duas notas a fim de obter a média final de 60 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

1-HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K.S. Física I. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

2-NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica – Mecânica. 4.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. v. 1.

3-SEARS, F.; ZEMANSKY, M.W. Física – Mecânica. 10. ed.São Paulo: Addison Wesley, 2003. v. 1

Complementar

1- CHAVES, A. Física – Mecânica. São Paulo: Reichmann, 2001. v. 1.
2- RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 1.
3- TIPLER, P. A.; MOSCA, G.Física para cientistas e engenheiros.5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 1.
4-FINN, E. J.; ALONSO, M. Física: um curso universitário.2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2002.v. 1.
5- GOLDSTEIN, H. Classical Mechanics. 3. ed. Tokyo: Addison Wesley, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5132902