UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Métodos Matemáticos 

Unidade Ofertante:

FAMAT

Código:

FAMAT31031

Período/Série:

4

Turma:

V

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

75

Prática:

0

Total:

0

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adilson Lopes dos Santos

Ano/Semestre:

2202-1

Observações:

1) E-mail do professor: adilson@ufu.br.

2) Disciplina ofertada conforme Resoluções CONGRAD nº 46/2022; CONGRAD nº 56/2022 que aprova os calendários acadêmicos 2022/1 e 2022/2.

3) O(a)s discentes devem conferir o Regimento Geral da Universidade Federal deUberlândia (http://www0.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf),

especialmente no que diz respeito a fraudes ou comportamento fraudulento observados no Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

 

EMENTA

1) Números complexos,

2) Transformada de Laplace,

3) Séries de Fourier,

4) Integrais de Fourier,

5) Equações Diferenciais Parciais.

JUSTIFICATIVA

A disciplina em questão tem como objetivo principal apresentar ao aluno técnicas de resoluções de equações diferenciais (tanto ordinárias, quanto parciais). As técnicas apresentadas são utilizadas para resolver questões aplicadas à fenômenos físicos, de engenharia, etc. É feita ainda uma breve revisão do conteúdo dos números complexos, sendo, o conhecimento destes últimos, imprescindível para a compreensão dos demais conteúdos da disciplina.

Os conteúdos desta disciplina se fazem importantes por serem extremamente úteis para modelagem e resoluções de muitos problemas de natureza prática e também teórica que, possivelmente, surgirão no decorrer da vida profissional dos alunos egressos dos cursos de Engenharia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Familiarizar o aluno com a linguagem, conceitos e ideias relacionadas ao estudo de Transformadas de Laplace, Séries e Integrais de Fourier e Equações Diferenciais Parciais, que são conhecimentos fundamentais no estudo das ciências básicas e tecnológicas. Apresentar ao aluno aplicações de transformadas e equações diferenciais parciais em várias áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos:

Familiarizar o aluno com a linguagem, conceitos e ideias relacionadas ao estudo de Transformadas de Laplace, Séries e Integrais de Fourier e Equações Diferenciais Parciais, que são conhecimentos fundamentais no estudo das ciências básicas e tecnológicas. Apresentar ao aluno aplicações de transformadas e equações diferenciais parciais em várias áreas do conhecimento.

PROGRAMA

1. Números Complexos

1.1 Números complexos e suas operações;

1.2 Forma polar dos números complexos, potenciação e radiciação;

1.3 A exponencial Complexa

 

2. Transformada de Laplace

2.1 Função Gamma;

2.2 Função seccionalmente contínua e de ordem exponencial;

2.3 Definição e condição de existência da transformada de Laplace;

2.4 Propriedades fundamentais, transformada de funções especiais, teorema do deslocamento;

2.5 Transformação de problema de valor inicial;

2.6 Transformada inversa: Métodos das frações parciais;

2.7 Função de Heaviside e função impulso e suas transformadas;

2.8 Teorema da convolução;

2.9 Aplicação: Vibrações mecânicas.

 

3. Séries de Fourier

3.1 Funções periódicas;

3.2 Séries de Fourier e condições de Dirichlet para convergência;

3.3 Expansão de funções periódicas em séries de Fourier, fenômeno de Gibbs;

3.4 Expansão de funções periódicas pares e funções periódicas ímpares em série de Fourier;

3.5 Expansão de funções não-periódicas em séries de Fourier;

3.6 Diferenciação e integração de séries de Fourier;

3.7 Identidade de Parseval;

3.8 Séries de Fourier na forma complexa.

 

4. Integrais de Fourier

4.1 Integral de Fourier como limite de uma série de Fourier;

4.2 Identidade de Parseval para integrais de Fourier;

4.3 Integrais cosseno e seno de Fourier;

4.4 Transformada de Fourier;

4.5 Transformada cosseno e seno de Fourier;

4.6 Teorema da convolução.

 

5. Equações Diferenciais parciais

5.1 Definição, classificação e redução à forma canônica;

5.2 Exemplos de equações diferenciais clássicas;

5.3 Princípio da superposição e separação de variáveis;

5.4 Condições de contorno e condições iniciais, problemas de valores de contorno;

5.5 Resolução da equação unidimensional do calor.

METODOLOGIA

O curso será administrado principalmente por aulas expositivas, utilizando giz, quadro-negro e datashow. Ao longo do curso serão propostos exercícios aos alunos, tanto em sala de aula, quanto por meio de listas. Será reservada a aula precedente a cada uma das provas para que sejam resolvidos exercícios no quadro e para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Durante todo o período serão disponibilizados horários de atendimento semanais aos alunos, os quais serão marcados em comum acordo com os mesmos e de acordo com a disponibilidade de horário destes.

A assiduidade dos alunos será avaliada pela presença nas aulas presenciais;

Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:

i) Atividades presenciais: 5 horas-aula por semana.

ii) Atividades assíncronas: 15 horas-aula no semestre.

Atividades assíncronas semanais: 1 hora; sendo compostas de vídeos e aulas complemetares, ocorrerão no Teams ocorrendo às quartas-feiras das 14:30 às 15:30 horas (esse horário será discutido com a turma e, quando a atividade for um vídeo complementar, esse horário não será utilizado) no Microsoft Teams (https://www.ead.ufu.br/login/index.php).


A disciplina contará com um espaço na plataforma no Microsoft Teams (https://www.ead.ufu.br/login/index.php).

Link: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3ajcmc_XLqAOSP2SU6rB6rKk3jvRdJV236PlHDZ0ZsE5k1%40thread.tacv2/conversations?groupId=7c9f046b-840a-416f-8312-1a451659790b&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

- Acesso às referências bibliográficas: Todos os materiais de apoio da disciplina serão disponibilizados na classe Teams mencionada acima.

-O livro-texto, assim como os livros de apoio podem ser encontrados na biblioteca da UFU.

AVALIAÇÃO

O método de avaliação dos alunos será por meio de provas escritas, objetivas, individuais e sem consulta.

Serão feitas de 3 (três) provas (datas e horários estabelecidos abaixo), as quais valerão 35 (trinta e cinco), 35 (trinta e cinco) e 30 (trinta) pontos respectivamente, e serão aplicadas prioritariamente em dias letivos e no horário das aulas

No final do período, com a finalidade de recuperar os alunos que eventualmente tiveram dificuldade em alcançar a nota de aprovação, será ministrada uma quarta prova (sub). Terá direito a fazer esta prova (sub) todos os alunos que não obtiveram aprovação e que tenham somado no mínimo 45 (quarenta e cinco) pontos na soma das 3 (três) provas anteriores. Na ocasião, serão aplicadas 3 (três) provas, (na mesma data, local e horário) similares às provas aplicadas durante o período, e o aluno fará a sub da prova na qual o mesmo obteve sua menor nota. Esta prova substituirá a menor das notas obtidas nas 3 (três) provas anteriores. Em hipótese alguma, esta prova poderá ser feita com o intuito de se melhorar a nota (dos alunos aprovados) e nenhum aluno que a fizer poderá ultrapassar o valor de 60 (sessenta) pontos em sua nota final.

O intervalo entre tais provas procurará fracionar o tempo total do curso em 3 (três) partes, porém, levando-se em consideração a divisão natural dos tópicos ministrados, com o intuito de poder se observar de forma isolada a assimilação de cada conteúdo ministrado.

As provas ocorrerão nas seguintes datas:

- Primeira prova: 11/11/2022 (valor = 35 pontos). Conteúdo: Números Complexos e Transformada de Laplace.


- Segunda prova : 09/12/2022 (valor = 35 pontos). Conteúdo: Séries de Fourier


- Terceira prova: 20/01/2023 (valor = 30 pontos). Conteúdo: Integrais e transformadas de Fourier, Equações diferenciais parciais.


- Provas Substitutivas: 01/02/2023.

Cada uma das provas, será composta de entre 3 (três) e 8 (oito) questões.

A distribuição de valores entre tais questões será feita levando-se em consideração a dificuldade das mesmas (ou de solucioná-las), bem como sua relevância no contexto da disciplina.

Nas correções de tais provas, será observado o nível de assimilação e o domínio dos conteúdos ministrados/avaliados (nas provas dissertativas), levando-se em consideração não somente a apresentação dos resultados (errados ou corretos), mas também, o nível de conhecimento apresentado nas resoluções.

Observação: Nenhum pedido de avaliação fora de época será avaliado pelo docente da disciplina. O discente que perder alguma das 3 (três) provas, e que por algum motivo julgar ter direito a avaliação fora de época, deve entrar em contato com a Coordenação de seu curso. O exame final (sub) não será reaplicado ao aluno que não comparecer no dia e horário marcados.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1) ÁVILA, G. S. S. Variáveis complexas e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

2) BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R. C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

3) ZILL, D. G.; CULLEN, M. S. Equações diferenciais. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2001. 2 v.

4) HSU, H. P. Análise de Fourier. Rio de Janeiro: LTC, 1973.

5) ZILL, D. G. Equações Diferenciais com Aplicações em Modelagem. São Paulo: Pioneira - Thomson Learning, 2003.

Complementar

6) CHURCHILL, R. V. Series de Fourier e problemas de valores de contorno. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978.

7) IÓRIO, R. & IÓRIO, V. Equações Diferenciais Parciais. Rio de Janeiro: IMPA, 1988.

8) KAPLAN, W. Cálculo Avançado. 7. ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1996 v. 2.

9) MATOS, M. P. Séries e Equações Diferenciais. São Paulo: Makron Books, 2004.

10) OLIVEIRA, E. C.; TYGEL, M. Métodos matemáticos para engenharia. 2. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2010.

11) SPIEGEL, M. R. Análise de Fourier. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1976.

12) BRAUN, M. Equações Diferenciais e suas Aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 1979.

13) KREYSZIG, E. Matemática Superior. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1979.

14) WYLIE, C. R. & BARRETT, L. C. Advanced Engineering Mathematics. New York: McGraw-Hill, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adilson Lopes dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/09/2022, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.058216/2022-76 SEI nº 3930511