UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

 

FEELT31104

Período/Série:

1

Turma:

T

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 0

Total:

30

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

MILENA BUENO PEREIRA CARNEIRO

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

A disciplina será ministrada em conformidade com as Resoluções N° 25/2020 e 11/2021 do CONGRAD.

 

EMENTA

Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

JUSTIFICATIVA

A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permitir o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da Instituição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informativo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);

2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);

3. Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações;

4. Compreender a importância das simulações, das pesquisas acadêmico-científicas e dos projetos na área da Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações;

5.Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;

6.Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.

7. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

PROGRAMA

1. A graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU

1.1. Princípios e objetivos

1.2. Perfil do egresso

1.3. Estrutura curricular

1.4. Estrutura física

1.5. Regulamento (UFU e do Colegiado)

 

2. Palestras

2.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais;

2.2. Atuação do Conselho de Classe – CREA;

2.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem;

2.4. Projetos em engenharia;

2.5. Comunicação profissional;

2.6. Efeito nocivo do uso de drogas;

2.7. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.

 

3. Pesquisas tecnológicas

3.1. Caracterização

3.2. Ética

3.3. Tipos

3.4. Métodos

3.5. Organização

 

4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano

4.3. Ética e Cidadania

4.4. Culturas afro-brasileira e indígena

4.5. Diversidade Regional e Local

METODOLOGIA

Esta disciplina será ministrada seguindo as determinação das Resoluções No 25/2020 e 11/2021 do CONGRAD. As aulas serão remotas e serão realizadas de maneira síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) totalizando 2ha/semana.

O horário das aulas síncronas será às quartas-feiras das 08h50 às 10h30.

As atividades síncronas envolverão a realização de aulas expositivas, palestras de temas diversos e apresentação de seminário. Serão utilizadas as plataformas Microsoft Teams e Google Meet para as aulas síncronas. O link de acesso será enviado posteriormente aos alunos matriculados na disciplina. As aulas serão gravadas e cada uma delas ficará disponivel na plataforma Microsoft Teams por alguns dias após sua geração.

Serão realizadas atividades assíncronas como leitura de material complementar, videoaulas de um minicurso, questionário sobre Guia Acadêmico e estudo de temas relacionados à área de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações para a preparação de um seminário. Os materiais relativos a estas atividades assíncronas, assim como todo material de apoio da diciplina, serão disponibilizados nas plataformas Moodle e Microsoft Teams.

Atendimento ao aluno:

Será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões através das plataformas Microsoft Teams ou Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

Verificação da assiduidade:

A verificação da assiduidade dos discentes será realizada a partir do controle da presença nas aulas e palestras realizadas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:

Total de pontos distribuídos: 100 pontos

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia especial:

Serão disponibilizados conteúdos complementares para acesso online e, além disso, os estudantes terão acesso à bibliografia disponibilizada online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

1.     BAZZO, W. A.; PEREIRA, L.T.V. Introdução a Engenharia. Florianópolis: UFSC, 2000.

2.     BASTOS, L.R. et al. Manual para a Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações, Rio de Janeiro: LTC, 2000.

3.     OLIVEIRA, I. (Org.). Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

4.     RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

1.     SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2000.

2.     BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica: Um Guia para a Iniciação Científica. São Paulo: Makron Books, 1986.

3.     SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3.ed. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Florianópolis-SC, 2001.

4.     LINSLNGEN, I. V. et al. (Org.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Ed. UFSC, Florianópolis, 1999.

5.     MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

6.     RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V.A.M.; NASCIMENTO, J.G. (Org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012. SILVA, T.T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Milena Bueno Pereira Carneiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/06/2021, às 13:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2873625