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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39031 |
COMPONENTE CURRICULAR: TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA MODERNA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
O objetivo da disciplina é aprofundar em temas específicos dos estudos sobre a modernidade, dando maior abrangência aos seus conteúdos no currículo do curso. Busca-se, com isso, compreender o contexto da Modernidade.
Ementa
Estudo de tópico específico sobre a História Moderna, focalizando preferencialmente os seguintes temas: (1) história social e/ou cultural do “Renascimento”; (2) aspectos da sociedade, da política, da cultura e/ou das artes nas monarquias e/ou impérios europeus dos séculos XVI e XVII; (3) história social e cultural das viagens, missões e expedições europeias para a Ásia, a África e América na época das conquistas coloniais e das grandes navegações (séculos XV-XVIII).
PROGRAMA
Eixos temáticos do programa:
Renascimento: política e cultura;
Absolutismo e imperialismo: aspectos sociais, político-culturais e artístico das monarquias europeias;
A Era dos Viajantes: história, literatura e os debates sobre ciência e civilização.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, c1990-1993.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARIN, Eugênio. Ciência e vida civil no renascimento italiano. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.
BLACK, C. F. (Ed.). O mundo do renascimento. Madrid: Del Prado, c1997
BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, c1994.
WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
WOLFFLIN, Heinrich. Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália. Rio de Janeiro: Perspectiva, 1989.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722701 |