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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31401 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA AMÉRICA PORTUGUESA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Discutir os aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e éticos mais globais referentes ao processo de colonização portuguesa da América, levando em conta as sociedades que se constituíram ao longo desse processo entre o início do século XVI e meados do século XVIII.
Objetivos específicos
Proporcionar ao aluno conhecimento geral sobre evolução da história da sociedade e cultura colonial e uma noção básica da historiografia do período.
Compreender e problematizar a representação da colônia como “embrião da nação”.
Problematizar a particularidade da relação metrópole-colônia na América portuguesa nos quadros do Antigo Sistema Colonial.
Analisar os processos de formação de um mundo atlântico e a consolidação do império luso-brasileiro, as redes comerciais, o tráfico atlântico de escravos, a agroexportação e comércio interno.
Discutir os aspectos sociais, políticos, culturais e éticos mais globais referentes ao processo de colonização portuguesa da América, levando em conta as sociedades que se constituíram ao longo desse processo entre o início do século XVI e meados do século XVIII.
Compreender as formações sociais e as relações de trabalho livre e escravo na Colônia.
Discutir as formas de resistência indígena e africana à condição escrava e à sociedade colonial.
Ementa
A introdução da América nos quadros do Império Ultramarino português e as sociedades que nela se desenvolveram ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. Índios, europeus e africanos nas sociedades coloniais da América portuguesa. Análise de documentos e estudo da historiografia sobre o tema.
PROGRAMA
UNIDADE I: Questões historiográficas e desafios de estudos.
UNIDADE II: Política, governos e administração colonial.
UNIDADE III: Processos de formação de um mundo atlântico e a consolidação do império luso-brasileiro.
UNIDADE IV: As formações sociais e as relações de trabalho livre e escravo na Colônia.
UNIDADE V: Sociedade colonial: nobreza da terra, colonos, povos indígenas e o viver escravo.
UNIDADE VI: Tensões sociais na América portuguesa.
UNIDADE VII: As relações culturais e de sociabilidade na Colônia.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 15. ed. São Paulo, Brasiliense, 1977.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. [1933] 19ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1978.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1975.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, 1777-1808. São Paulo: Hucitec, 1979.
SOUZA, Laura. de Mello. O sol e a sombra: política e administração na América portuguesa do século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FARIA, Sheila de Castro. A Colônia em movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.) História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras/FAPESP, 1992.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719514 |