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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Teorias e formas de produção do conhecimento histórico no século XIX: positivismo; historicismo; marxismo. A teoria e o método científico na filosofia positivista e suas influências sobre a historiografia. A Escola Metódica e o positivismo: aproximações e diferenças. Historicismo: os fundamentos teórico-metodológicos do conhecimento histórico e as críticas à filosofia especulativa da história. Os princípios constitutivos da teoria da história e do pensamento social marxista. O materialismo histórico e dialético: os principais conceitos e categorias de análise do marxismo.
JUSTIFICATIVA
Com uma abordagem sobre as teorias da história no século XIX, a disciplina Teoria da História I fornece subsídios aos(às) alunos(as) para a compreensão dos modos como as teorias do conhecimento histórico estão correlacionadas com as dimensões da pesquisa e do ensino de história.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade 1- Positivismo
1.1- A doutrina filosófica de Augusto Comte: a filosofia positiva e suas influências sobre a produção do conhecimento histórico.
1.2- Teoria e método científico no positivismo: regularidade, previsibilidade e a ideia de leis históricas.
1.3- Aproximações e diferenças entre a Escola Metódica e o positivismo.
Unidade 2- Historicismo
2.1- A ciência histórica e a relação entre sujeito e objeto do conhecimento no historicismo.
2.2- A corrente historiográfica historicista e a defesa da especificidade metodológica das ciências humanas.
2.3- Historicismo: os fundamentos do conhecimento histórico e a rejeição à filosofia especulativa da história.
Unidade 3- Marxismo
3.1- Os fundamentos do pensamento marxista: a contribuição historiográfica de Karl Marx e Friedrich Engels.
3.2- O materialismo histórico e dialético: os principais conceitos e categorias de análise da teoria marxista.
3.3- A teleologia histórica marxista e a explicação da sucessão dos modos de produção.
METODOLOGIA
O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.
AVALIAÇÃO
A disciplina terá três atividades avaliativas regulares e uma avaliação de recuperação. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:
SEQUÊNCIA |
MODALIDADE AVALIATIVA |
DATA(S) PREVISTA(S) |
PONTUAÇÃO |
1ª Avaliação |
Prova escrita |
20/02 |
30 pontos |
2ª Avaliação |
Prova escrita |
02/04 |
30 pontos |
3ª Avaliação |
Seminários |
09/04; 16/04 |
40 pontos |
Avaliação de recuperação |
Fichamentos dos textos discutidos nas aulas |
23/04 |
Substitui a menor das três notas |
Total: 100 pontos |
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
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Prova escrita |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Seminários (trabalho escrito + apresentação) |
Trabalho escrito: a) abordagem dos principais aspectos discutidos na obra analisada; b) capacidade de síntese na elaboração do texto; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e da ABNT. Apresentação: a) domínio de conteúdo (conhecimento do tema abordado; correção das informações apresentadas; segurança na exposição do conteúdo); b) recursos didáticos (qualidade dos recursos selecionados, habilidade na utilização dos recursos); c) postura pedagógica (correção e adequação da linguagem – em relação ao conteúdo da disciplina e ao público-alvo –; postura corporal); d) roteiro da apresentação (organização lógica do conteúdo; clareza na explicação das ideias/conceitos; roteiro com uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão; capacidade de fazer associação de ideias: do texto ao contexto; adequação do conteúdo ao tempo previsto para a apresentação). |
Fichamentos |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na elaboração do fichamento; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas três etapas avaliativas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a Ciência. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Complementar
BARROS, José D’Assunção. Teoria da História: os primeiros paradigmas: positivismo e historicismo. v. 2. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Ed. da UNESP, 2010.
DROYSEN, Johann Gustav. Manual de teoria da história. Petrópolis: Vozes, 2009.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
REIS, José Carlos. Wilhelm Dilthey e a autonomia das ciências histórico-sociais. Londrina: Eduel, 2003.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/01/2024, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5106823 |