UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Formação do Espaço Brasileiro: Amazônia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO032

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

 

 

EMENTA

O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade na Amazônia. A região Amazônica no contexto do século XX. Políticas públicas, grandes projetos e papéis das classes sociais e do Estado na ocupação da Amazônia no século XX. Dinâmica do espaço agrário amazônico. Dinâmica urbanização no espaço amazônico. Formação e especificidades dos espaços intraregionais da Amazônia. Amazônia no contexto contemporâneo do território brasileiro.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Formação do Espaço Brasileiro – Amazônia se justifica pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica, conceitual e prática para o estudo e a compreensão do processo de regionalização do Brasil. É subsidio para o conhecimento do processo de produção do espaço brasileiro na perspectiva da relação entre tempo e no espaço. Dessa forma, contribui no sentido de caracterização das diferenças e das potencialidades geoeconômicas, socais e culturais do país.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Amazônica do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro.

Objetivos Específicos:

Estudar as dinâmicas socioeconômicas e espaciais da Amazônia, considerando as inter-relações com a formação territorial brasileira e com a diferenciação regional do país; Analisar os processos de formação territorial e socioespacial da Amazônia e suas relações com as especificidades fisiográficas regionais; Analisar as políticas públicas direcionadas para a região Amazônica; Entender as especificidades intraregionais da região Amazônica; Discutir sobre o papel da região Amazônica no contexto contemporâneo do território brasileiro.

PROGRAMA

1. Estruturação e diferenciação do espaço regional: natureza e sociedade

1.1 - Delimitação e caracterização da região Amazônica brasileira.

1.2 - Aspectos fisiográficos da região Amazônica.

1.3 - Primórdios da formação econômico-social e espacial da Amazônia brasileira.

 

2. A região Amazônica no contexto do século XX

2.1 - Significado, ocupação, atores sociais, conflitos, papel e ações do Estado e atuação da iniciativa privada.

 

3. Políticas públicas, grandes projetos e papéis das classes sociais e do Estado na ocupação da Amazônia no século XX.

 

4. Dinâmica do espaço agrário amazônico

4.1 - Apropriação monopolista da terra.

4.2 - Colonização.

4.3 - Organização do espaço agrário.

4.4 - Conflitos e atores sociais.

 

5. Dinâmica urbanização no espaço amazônico

5.1 - A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.

5.2 - Urbanização concentrada e formação da rede urbana.

5.3 - Urbanização com estratégia de ocupação.

 

6. Formação e especificidades dos espaços intraregionais da Amazônia.

 

7. Amazônia no contexto contemporâneo do território brasileiro.

7.1 - Amazônia e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.

7.2 - Economia, política, gestão e funções.

7.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional.

7.5 - Biodiversidade e uso dos recursos naturais.

7.6 - Questões socioambientais.

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma remota, tendo como embasamento os aspectos normativos do Conselho de Graduação UFU (Resoluções CONGRAD: nº 15/2011 e nº 25/2020). Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona em que todos os alunos estarão simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor e assíncrona, por meio das quais serão contempladas atividades remotas off-line.

Para tal efeito, as atividades serão realizadas com a mediação dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), portanto, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): aulas expositivas através das plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP; Modalidade assíncrona (off-line): pasta de armazenamento Google Drive.

Dessa forma, o feedback entre o docente e discentes ocorrerá de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou na modalidade assíncrona, por meio de e-mail: loboda@ufu.br - aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP. Será utilizada para as aulas síncronas a plataforma Google Meet, no entanto, no caso de ocorrer algum problema de acessibilidade no decorrer do período, outra plataforma será utilizada.

A disciplina em questão será ministrada a partir da organização de três etapas sequenciais e que se complementam. A subdivisão proposta vem encontro com a perspectiva de otimização dos conteúdos e sua direta relação com os instrumentos de verificação a serem adotados em cada etapa, quais sejam:

Etapa 1: abordagem sobre os “aspectos históricos e de formação regional da Amazônia”. Nesta abordagem inicial da componente curricular será realizada uma discussão tratando da caracterização geral sobre a perspectiva regional no âmbito da geografia, a Amazônia histórica, considerando aspectos da ocupação territorial, fundamentados em Costa (2009) com os “apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia”. Do ponto de vista da análise regional a reflexão estará pautada na proposta de Becker (2015), “As Amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica”. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia em chamas”.   

Etapa 2: abordagem sobre os “aspectos físicos e humanos no processo de região e regionalização da Amazônia”. Nesta etapa será realizada uma discussão dialogada entre docente e discentes na perspectiva do entendimento das bases teóricas e conceituais que fundamentam o processo de regionalização da Amazônia. Enquanto base para tal será utilizada a abordagem realizada por Moreira (1960), “Amazônia, o conceito e a paisagem”, a partir da qual a região é caracterizada conceitualmente a partir da sua hidrografia, fitogeografia, zoogeografia, política e economia; e, por meio de sua paisagem, considerando a planície, o rio, a floresta, o clima e o homem. Nesta etapa será realizado um esforço de reelaboração dos conceitos e da paisagem amazônica, considerando a dinâmica atual da região. Tal abordagem será consolidada a partir da regionalização da Amazônia proposta por Becker (2009). A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia Desconhecida”.   

Etapa 3: abordagem sobre “a Amazônia contemporânea: contexto político, econômico e cultural”. Nesta etapa será realizada uma abordagem sobre a atual dinâmica da região amazônica, para tanto, enfatizando os constantes conflitos e “r-existências” associadas aos “povos da floresta”, Porto-Gonçalves (2017), além de tratar do processo de regionalização/urbanização a partir de discussão sobre “as cidades na floresta” e as “cidades da floresta”. Nesta última etapa teremos também uma discussão coletiva a partir da apresentação e debate sobre os trabalhos realizados enquanto requisito parcial para a disciplina. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia – a última fronteira”.

Enfatizamos que o componente curricular Formação do Espaço Brasileiro: Amazônia é constituído por parte de sua carga horária prática. No entanto, entendemos que a mesma poderá ser ofertada de forma remota, considerando que a parte prática poderá ser compensada pelos discentes a partir do trabalho no levantamento de fontes secundárias diversas, sobretudo, no intuito de retrabalhar aspectos físicos e humanos da Amazônia (Etapa 2 deste Plano de Ensino), por meio dos conceitos e da paisagem. Discussões serão estabelecidas no intuito de trabalhar com documentários, projetos de desenvolvimento regional, bases de representação como fotos, figuras e mapas (Google Earth) e vídeos.

Considerando o disposto no Artigo 10º, parágrafo 7º da Resolução 25/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia, não será permitido qualquer forma de registros de vídeos e áudios, além do material didático, imagens e prints, utilizados pelo docente nas atividades didáticas.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas, discussões em grupos das propostas, orientações sobre as atividades e avaliações, apresentação e discussão de documentários, utilizando as plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP. Enfatizo que caso surja algum problema com a plataforma proposta, trabalharemos com uma das outras possibilidades aqui elencadas para que as atividades sejam desenvolvidas.

As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, das 08:00h às 10h40. Sendo que a assimilação e aplicação sobre o conteúdo trabalhado poderá ser realizado pelos alunos das 10h15 às 10h40, sob a supervisão do professor, o qual ficará disponível on-line para discussões/orientações e esclarecimento de possíveis dúvidas dos discentes.

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, as quais serão utilizadas pelos alunos, a partir da orientação, supervisão e verificação de Estudos Dirigidos, Trabalho Escrito e Resenha, os quais serem elaborados pelos discentes no decorrer do período, utilizando-se para disponibilizar os documentos, pastas de armazenamento - Google Drive. A frequência dos discentes será feita a partir de registros no decorrer das aulas síncronas semanais por meio do portal do docente e da entrega das atividades realizadas assincronamente.

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além dos horários síncronos já previstos neste plano de ensino, os quais ocorrerão nas sextas-feiras, das 18:00h até às 20:00h. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante o encontro síncrono nas terças-feiras ou via e-mail: loboda@ufu.br. O atendimento também ocorrerá de forma síncrona, com os discentes que necessitarem, por meio de plataforma - Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP.

Observação: para acessar o conteúdo da respectiva disciplina que estará disponível no período - propostas a serem trabalhadas, roteiros de verificação (estudos dirigidos), documentários, vídeos, dentre outras informações - os discentes deverão acessar o link: https://drive.google.com/drive/folders/1xPnVnlu03_kaGCPXTftMVi606njhI-eA

Já, para ter acesso à sala por meio da plataforma Google Meet, no dia 02/03/2021, no horário das 08:00h, para a primeira aula síncrona, os discentes devem acessar o link: 

meet.google.com/ych-zpxu-qpk  

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas da componente curricular serão subdivididas da seguinte forma:

1) Estudo Dirigido 1: roteiro de questões e reflexões sobre os aspectos históricos e de caracterização regional da Amazônia. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na parte inicial da disciplina, para tanto, levarão em consideração a caracterização geral sobre a perspectiva regional no âmbito da geografia, a Amazônia histórica, considerando aspectos da ocupação territorial, fundamentados em Costa (2009) com os “apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia”. Do ponto de vista da análise regional a reflexão estará pautada na proposta de Becker (2015), “As Amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica”. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia Desconhecida”. O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega é entrega 09/04/2021 (25 pontos).

2) Realização de Trabalho em Grupos sobre aspectos físicos e humanos da região Amazônica: a atividade avaliativa estará fundamentada na discussão coletiva da obra clássica de Moreira (1960) “Amazônia: o conceito e a paisagem”, além da proposta de regionalização para a Amazônia elaborada por Becker (2009), ou seja, temáticas que envolverão diversas discussões sobre a região amazônica e produção de texto. A turma será dividida de acordo com o número total de discentes (no máximo 4 ou 5), de acordo com a seguinte dinâmica e critérios a serem analisados na verificação: a) definição da temática (os grupos terão autonomia para definir sua própria temática, considerando o interesse e os anseios em trabalhar determinado conceito ou aspecto da paisagem da região amazônica – recorte e conteúdo; b) dossiê sobre a temática; c) revisão teórica sobre a temática; d) sistematização, tratamento e análise das informações levantadas; e) redação do trabalho final, com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, além de imagens tabelas e gráficos, caso seja necessário. O trabalho deve conter entre o mínimo de 5 (cinco) e o máximo de 10 (dez) páginas. As orientações serão disponibilizadas e esclarecidas sincronamente (auxilio na definição e desenvolvimento das temáticas), assim como, por meio do link para os discentes, contendo as informações necessárias para elaboração. A data limite para entrega será 11/06/2021 (35 pontos).

3) Produção de Resenha crítica de documentário enfatizando aspectos da região amazônica. Elaboração de texto abordando de forma específica uma temática verificada na exposição dos documentários a serem trabalhados pelo docente: “Amazônia em Chamas” ou “Amazônia Desconhecida”. Não se trata de um relatório/síntese do documentário, mas sim, de aprofundar um recorte que o discente considerar relevante visualizado em uma das obras fílmicas definida. Os discentes devem utilizar na elaboração dessa atividade toda a bagagem angariada no decorrer da disciplina, ou até o momento da atividade, considerando uma estrutura mínima que será analisada/avaliada: recorte e conteúdo trabalhado, além de uma estrutura textual contendo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. A estrutura não necessariamente precisa ser compartimentada, mas considerar, o que é a proposta, qual o recorte a ser trabalhado (título próprio), desenvolvimento das ideias e o diálogo com autores sobre o assunto, além do fechamento do texto com considerações. Atividade realizada individualmente. A data limite para entrega será 07/05/2021 (15 pontos).

4) Estudo Dirigido 2: Roteiro de questões e reflexões sobre “a Amazônia contemporânea: contexto político, econômico e cultural”. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na parte final da disciplina, para tanto, levarão em consideração a atual dinâmica da região amazônica, enfatizando o processo de regionalização/urbanização - Trindade Junior (2013), além da perspectiva em tratar da região a partir dos constantes conflitos e “r-existências” - Porto-Gonçalves (2017). O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega será 28/05/2021 (25 pontos).

Observação: todas as avaliações deverão ser encaminhadas por e-mail (loboda@ufu.br) no formato em PDF e considerando as datas estipuladas para entrega.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTRO, Iná E., GOMES, Paulo C.C., CORRÊA, Roberto L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias; ______; CORREA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 49-76

GONÇALVES, Carlos W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

Complementar

AB’SABER, Aziz Nacib. A Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1997.

BECKER, Berta K. As amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica (V. 1. 2 e 3). GUIMARÃES, Ilma, Célia (ORG). 1.ed. Rio de Janeiro: Granoud, 2015.

BECKER. Berta. K. Amazônia: geopolítica na virada do milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

COSTA, Semerene Kelerson. Apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia: uma abordagem continentalSérie e Estudos e Ensaios – Ciências Sociais. FLASCO Brasil. 2009.

HECK, Egon; LOEBENS, Francisco; CARVALHO, Priscila D.. Amazônia Indígena: conquistas e desafios. In:  ESTUDOS AVANÇADOS 19 (53), 2002. p. 237 - 255.

MOREIRA. Eidorfe. A Amazônia: o conceito e a paisagem. Nova Edição. Coleção Araújo Lima. Rio de Janeiro: Agência da SPVEA, 1960. p. 3 – 91.

PORTO-GONÇALVES. Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada civilizatória, tensões territoriais em curso. 1.ed. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

TRINDADE JUNIOR, Saint-Clair Cordeiro da. Das “cidades na floresta” às “cidades da floresta”: espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira. In: Paper do NAEA 321, Dezembro de 2013.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2550351