UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Biofísica

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Telefone: - Bloco 2A - 2º andar
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SEMINÁRIOS E ESTUDOS EM BIOMEDICINA - II

Unidade Ofertante:

ICBIM

Código:

GBD020

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

0

Total:

45

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carla Mamede Cristine Mamede

Marina Abadia Ramos

 Valeska Barcelos Guzman

 Elisangela Rosa da Silva

Ano/Semestre:

AARE- 2ª etapa

Observações:

 

 

EMENTA

Recentes avanços no estudo da Fisiologia dos sistemas. Modelos de estudo em Biofísica dos sistemas. Métodos de estudo em Bioquímica Molecular. Tópicos essenciais em Genética. Recentes avanços em Fisiologia do exercício. Métodos contemporâneos em Bioquímica.

JUSTIFICATIVA

Este componente compreende temas importantes das áreas de Fisiologia, Biofísica, Genética e Bioquímica. A apresentação dos projetos em desenvolvimento, o relato de experiências e a discussão de artigos em rodas de conversa e seminários permitirão aos alunos conhecer algumas das linhas de pesquisa dos docentes de cada uma dessas frentes e de seus laboratórios. Baseados nos procedimentos científicos adequados e pautados na ética os trabalhos de pesquisa discutidos aproximam alunos e professores e auxiliam na escolha de uma linha de pesquisa.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Esta disciplina tem como objetivo possibilitar, por meio de discussões na forma de seminários e grupos de estudos, o contato direto dos alunos com os docentes, pesquisadores, pós-graduandos, estagiários de iniciação científica, técnicos de laboratório que exercem suas atividades no campo das Ciências Fisiológicas, especificamente nos laboratórios de Fisiologia, Biofísica, Bioquímica, Genética.

 

PROGRAMA

O programa a ser desenvolvido deverá possibilitar aos alunos a observação dos elementos de trabalho na área de Ciências Fisiológicas, Biofísica, de maneira a abordar de uma forma integrada os conhecimentos adquiridos nos Laboratórios que compõem esta área do conhecimento. Para isso, os temas a serem discutidos necessitam estar situados dentro de uma determinada problemática, e que apresente os protocolos dos experimentos a serem discutidos, que demonstrem claramente a utilização de metodologias adequadas e exequíveis, levando-se em conta suas vantagens e limitações.

 

METODOLOGIA

*Atividades síncronas: 7,5 horas 

Aulas Síncronas: 1 aula semanal

Horários: Terça-feira: 9h - 9:50 h

Plataformas de TI/softwares que serão utilizados: Moodle/UFU; Microsoft Teams; Google Meet

Atividades: apresentações virtuais, com acesso simultâneo do professor/mediador e dos discentes.

*Atividades assíncronas: 37,5 horas 

Aulas Assíncronas: 5 aulas semanais

Plataformas de TI/softwares que serão utilizados: Moodle/UFU

Endereço de web de localização dos arquivos:  https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5873

Horário de orientação:  terça-feira: 10h - 12h e 14h - 17h

Cronograma:

Data

Aulas

Tipo

Descrição

Local/Mediador

27/10

1

Síncrona

Roda de conversa 1: Toxinas ofídicas com potencial terapêutico

Moodle/Carla

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Carla

03/11

1

Síncrona

Seminário 1:  Métodos biofísicos de separação e caracterização de biomoléculas

Moodle/Carla

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Carla

10/11

1

Síncrona

Roda de conversa 2: Genes do Sistema Renina Angiotensina e suas ações na Biofísica do sistema cardiovascular.

Meet/Elisângela

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Elisângela

17/11

1

Síncrona

Seminário 2:  Métodos de isolamento de biomoléculas e eletroforese.

Meet/Elisângela

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Elisângela

24/11

1

Síncrona

Roda de conversa 3:

Meet/Valeska

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Valeska

01/12

1

Síncrona

Seminário 3:  

Meet/Valeska

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Valeska

08/12

1

Síncrona

Roda de conversa 4: Radiações 

Teams/Marina

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Marina

15/12

1

Síncrona

Seminário 4:  Radiações

Teams/Marina

5

Assíncrona

Atividades virtuais de preparação, participação e produção

Moodle/Marina

22/12

1

Síncrona

Encerramento da disciplina

Moodle/Docentes

5

Assíncrona

Pesquisa de avaliação da disciplina

Moodle/Docentes

 

AVALIAÇÃO

Atividades síncronas: 25%

- Análise da assiduidade e pontualidade, via relatório de acesso e permanência na plataforma virtual durante as rodas de conversas e seminários.

Atividades assíncronas: 75%

- Análise do acesso, desenvolvimento e conclusão das atividades virtuais no período programado, conforme os critérios abaixo:

1. Atividades de preparação (10%): leitura prévia de textos disponibilizados pelo mediador e discentes antes das atividades síncronas

2. Atividades de participação (15%): análise da quantidade e qualidade das postagens de comentários e discussões sobre os temas das atividades síncronas

Atividades de produção (50%): busca, disponibilização e elaboração de textos científicos sobre os temas das atividades síncronas.

 
 

BIBLIOGRAFIA

Básica

Annual Review of Physiology. Wilson Scientific.

Radiation and Environmental Biophysics. MEDline

Annual Review of Biophysics and Biomolecular Structure. Annual Reviews.

 

Complementar

Annual Review of Genetics. Wilson Scientific

Brazilian Journal of Genetics. SciELO Scientific Electronic Library Online

Analytical Biochemistry. Science Direct

Annual Review of Biochemistry. Wilson Scientific.

Biochemistry. ACS - American Chemical Society.

 

* Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:

Base de dados eBook Academic Collection (EBSCOhost) disponibilizada pelo Sistema de Bibliotecas (SISBI-UFU) através da EBSCO Discovery Service (EDS), disponível em: https://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/s5277907/searchbox/

 

Portal de periódicos Capes, acesso remoto via CAFe, disponível em: https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/acesso-remoto-portal-capes-cafe

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Elisângela Rosa da Silva, Coordenador(a), em 16/09/2020, às 20:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 SEI nº 2262164