UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da África I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO32503 

Período/Série:

5º período 

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Aurelino José Ferreira Filho

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

 

 

EMENTA

Fontes e Métodos para o estudo da História do continente africano. A formação dos Estados Nacionais africanos. Expansão Islâmica: política e religiosidade em África. Os tráficos africanos e seus impactos. História da África Moderna (séculos XV – XVIII).

JUSTIFICATIVA

Compreender aspectos do continente africano pré-colonial em sua complexidade geopolítica, socioeconômica e cultural; processos de colonização / descolonização e suas consequências culturais, econômicas e sociais na atual conformação do continente africano;

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Por meio do diálogo historiográfico objetiva-se analisar e compreender as especificidades do continente africano anterior aos primeiros contatos com os europeus; a presença dos africanos na formação do mundo atlântico (séculos XVI a XVIII); a presença africana, em seus aspectos econômicos e culturais, na formação da América portuguesa; questões teórico-metodológicas para o ensino de história da África, dos africanos e dos afrodescendentes no Brasil.

Objetivos Específicos:

Compreender aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano anterior ao contato com o mundo europeu; aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano na relação com o mundo atlântico e com a América portuguesa;  aspectos da presença africana na formação da sociedade colonial luso brasileira em suas clivagens econômicas, religiosas e culturais; aspectos da história da África, dos africanos e afrodescendentes no ensino de História.

PROGRAMA

Unidade 1: África, historiografia e fontes

Unidade 2: Estados africanos e colonialismo

Unidade 3: Ensino de História da África

METODOLOGIA

Leituras obrigatórias e análise dos materiais indicados realização de trabalhos e formas de avaliação previstas no Plano de Ensino.

AVALIAÇÃO

7.1. Critérios de avaliação: Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e autônoma. Analisar situações, projetos, memórias, relações e campos de força nos diferentes processos históricos analisados; identificar diferentes abordagens historiográficas e análises desenvolvidas ao longo da disciplina;

7.2. Instrumentos de Avaliação: Problematização oral conforme cronograma do Plano de Ensino: 40 pontos | Apresentação de Semírios: 40 pontos / Participação ( mínimo 80 %):  20 pontos: Total 100 pontos.

7.2.1 Critérios avaliação (problematização e Seminários): Compreensão, domínio e clareza na problematização e exposição da temática e dos conteúdeos abordados/ Argumentação clara, coerente e lógica/ Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da temática; 7.2.3.

Controle de frequências: A presença nas serão registradas no Portal docente a cada aula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

- KI-ZERBO, Joseph (org.). História Geral da África v. I. Metodologia e pré-história da África.. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.

- OLIVER, Roland. A Experiência africana da pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro. J. Zahar, 1994.

- FLORENTINO, Manolo. Em costas Negras. São Paulo. Cia. da Letras, 1997

Complementar

-RUSSELL-WOOD, A. J. R. Histórias do Atlântico português. São Paulo, editora da Unesp, 2014

-RUSSELL-WOOD, A. J. R. Escravos e libertos no Brasil colonial. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2005.

- ALENCASTRO, Luis Felipe. O Trato dos Viventes. Cia. das Letras, São Paulo, 2000.

- KI-ZERBO, Joseph História Geral da África V. II. Metodologia e pré-história da África. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.

- KI-ZERBO, Joseph (org.). História Geral da África V. III. Metodologia e pré-história da África.. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/08/2023, às 11:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4703548