UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Curso de Pedagogia

Código:

ICHPO33407

Período/Série:

4º 

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

15

Total:

45

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Lorena Sousa Carvalho

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil. O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente; diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil.  Cantos de atividades diversificadas e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil. Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.

JUSTIFICATIVA

A reflexão sobre a Educação Infantil, atualmente, pela reflexão sobre a Educação no contexto social mais amplo em que se insere. A Educação Infantil, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9394/96, é um direito da criança de 4 e 5 anos – Art. 4° inciso II. Ao tratar da finalidade da Educação Infantil, a referida Lei, sanciona:

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

 Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade; II – pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.

Desde esta data, o debate sobre essa fase de escolarização no Brasil vem fomentando políticas públicas, tanto para este campo como para a formação de professores, a fim de estabelecer alternativas curriculares, concepções de currículo, diferentes alternativas práticas, formas de fazer a educação infantil e nela conviver.

Ao pensar a Educação Infantil é necessário tomar como base a cultura, a sociedade, a política, a arte e outros aspectos que completam a atividade escolar que passa a fazer parte de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que desenha aquilo que a instituição deseja na formação das crianças de 0 a 5 anos. O PPP traduz a identidade da escola, da organização e da gestão do trabalho educativos que deve se orientar para uma ação educativa em que a criança seja a protagonista.

Formar professores para a Educação Infantil é respeitar tais princípios e incluir tudo aquilo que diz respeito aos conhecimentos necessários para lidar com essa fase escolar. Ao discutir aspectos referentes à organização da Educação Infantil no curso de Pedagogia temos o propósito de ampliar o debate acerca da Educação infantil incluindo as recentes pesquisas e a legislação vigente, as quais legitimam a prática dos professores e professoras em creches e pré-escolas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Diagnosticar e analisar as práticas educativas com o olhar de pesquisador e desenvolver o processo de iniciação científica, tendo a educação como objeto de estudos.

Objetivos Específicos:

- A partir das problemáticas abordadas nas observações sobre a infraestrutura das instituições de Educação Infantil e dos estudos e pesquisas sobre possibilidades de organização dos espaços das instituições de Educação Infantil construir um artigo sobre a organização dos espaços na Educação Infantil.

- Organizar espaços e construir ambientes na Educação Infantil.

- Reconhecer a brinquedoteca escolar com espaço de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.

- Articular o conteúdo com a temática do Ciclo 2: Diálogos Interculturais

PROGRAMA

Unidade I: O professor pesquisador

1.1  A docência e a pesquisa formação do professor.

1.2  Investigações na Educação Infantil

Unidade II: Ambientes na Educação Infantil

2.1 O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil.

2.2 A brinquedoteca escolar como espaço de ensino aprendizagem.

Unidade III: Espaço e aprendizagem infantil

3.1 O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente.

3.2 Diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil. 

3.3 A proposta de “Cantos de atividades diversificadas” e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil.

Unidade IV: Ateliês

 4.1 Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.

Unidade V: Casos de ensino

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 45h, sendo 30h teórica e 15h prática. 

Dia e horário das aulas: quarta-feira - 16h às 18h30

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas:  Círculo de Cultura; VI Seminário da Congada; recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula. Segue o cronograma detalhado: 

 

Data

Atividade

15/03

Apresentação do Cronograma

Organização dos grupos para Apresentações de Atividades para Educação Infantil

Divisão da sala em 4 grupo

-Dinâmica de Apresentação para Alunos

Unidade I:  O professor pesquisador

22/03

Texto 1 – AGOSTINHO. Kátia A. A docência na Educação Infantil COM a Participação das Crianças. Revista Espaço Pedagógico. Dossiê: Infância e cidadania, v. 27, n. 2, Passo Fundo, p. 375-388, maio/ago. 2020. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11428/114115313

Texto Complementar: KISHIMOTO. Tizuko Morchida. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de Educação Infantil. In.: MACHADO. Maria Lucia de A. (org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2011. p. 107-115.

 

                                                              Unidade II: Ambientes e práticas na Educação Infantil

29/03

Texto 2 –KLOSINSKI, Daniele.; LOSS, Adriana. Educação infantil: espaço do brincar e da interação da criança. Revista Espaço Pedagógico. Dossiê: Infância e cidadania, v. 27, n. 2, p. 420-436, maio/ago. 2020. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11433

 

05/04

Aula Prática

12/04

 

Texto 3 – SANTOS, Geilma Souza Ferreira dos; SANTOS, Joseane dos; SANTOS, Marta Corrêa. BRINQUEDOTECA: um espaço para brincar e aprender. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc5-6.pdf

Texto Complementar: ROSA, Fabiane Vieira da; KRAVCHYCHYN, Helena; VIEIRA, Mauro Luis. BRINQUEDOTECA: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. Barbarói. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010. p. 8-27. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/barbaroi/n33/n33a02.pdf

 

19/04

 

Apresentação da atividade para Educação Infantil: Brincadeiras

Grupo 1: Denise, Gustavo, Isabelle e Stephanie.

 

 

 Apresentação da atividade para Educação Infantil: Coordenação Motora

Grupo 2: Luciana, Maria Cândida, Júlia Camile e Júlia L.

26/04

CÍRCULO DE CULTURA

03/05

Aula Prática

10/05

Apresentação da atividade para Educação Infantil: Raciocínio lógico matemático

Grupo 3: Maria Alice, Maria Gabriela, Thayssa, Geovana, Millene e Hellia

 

Apresentação da atividade para Educação Infantil: Língua Portuguesa

Grupo 4: Paulo, Amira, Ana Luiza e Matheus

Unidade III: Espaço e aprendizagem infantil

17/05

VI Seminário da Congada

De 15 a 19 de maio

24/05

Texto 4:  Souto, Debora Luppi; GIL, Gabriela Fiori; SAITO, Heloisa Toshie Irie. A organização do espaço na educação infantil: algumas reflexões. Educere. Disponível em: https://docplayer.com.br/42662677-A-organizacao-do-espaco-na-educacao-infantil-algumas-reflexoes.html

Vídeo: Organização do Espaço e Tempo https://www.youtube.com/watch?v=Gdg2j_Y-BsQ&t=15s

Texto Complementar:  CARVALHO, M, J, C. de; RUBIANO, M, R, B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de (org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2010. p. 116-142.

31/05

Aula Prática

Unidade IV: Ateliês

07/06

Texto 5: RICHTER, Sandra. O ateliê na educação de crianças pequenas. Pátio – Educação Infantil. Ano V, º 14. Jul/out. 2007.

Atividades Prática

14/06

Avaliação Final (30,0)

Fechamento de Disciplina

21/06

Período destinado a outras atividades acadêmicas 

Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 21/06/2023.

A apuração da assiduidade na disciplina será computada pela lista de frequência disponibilizada durante a aula.

AVALIAÇÕES

PONTUAÇÕES

Atividades de sala (registros, rodas de conversas, participação, assiduidade)

25,0

Apresentação das atividades para Educação Infantil (Apresentação 20,0 – Plano de Aula: 20,0)

40,0

Avaliação Final

30,0

Participação no VI Seminário da Congada

5,0

Total

100,0

Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem será garantida para todos os estudantes que não atingirem o aproveitamento necessário para aprovação (60 pontos) ao longo da disciplina e tiverem 75% de frequência nas aulas. A recuperação de aprendizagem constituirá em uma avaliação sobre todo o conteúdo da disciplina, no valor de 100 pontos, que será aplicada na última semana do semestre letivo, no mesmo dia e horário da aula.

Observações:

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.

CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007.

ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil.  Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Complementar

HERNÁNDEZ, Fernando. MONTSERRAT, Ventura. A organização do currículo por projetos de trabalho:  o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MEIRIEU, Philippe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: o fazer e o compreender.  Trad. Fátima Murad. Artmed: 2005.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2007.

 ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 18.ed. São Paulo: Libertad, 2009.

WEINSTEIN, Carol Simon; NOVODVORSKY, Ingrid. Gestão da sala de aula: lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes. Trad. Luís Fernando Marques Dorvillé. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lorena Sousa Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/05/2023, às 19:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4480279