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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, nº 2121. Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A qualidade é um critério competitivo de fundamental importância em praticamente todos os setores da economia. Neste contexto, o futuro profissional de administração precisa compreender não apenas os principais conceitos associados à qualidade, mas também as estratégias, processos e atividades que devem ser consideradas pelas organizações que desejem realizar a gestão da qualidade.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar ao estudante o desenvolvimento de competências para a tomada de decisões envolvendo o planejamento, a garantia, o controle e a melhoria da qualidade, além da implementação de sistemas e práticas visando a certificação de produtos e sistemas. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Evolução da gestão da qualidade
1.1. Evolução das filosofias de gestão da qualidade
1.2. Definições da qualidade
2. Custos totais da qualidade
2.1. Classificação dos custos
2.2. Ações gerenciais para minimização dos custos
3. Gestão da qualidade total
3.1. Conceito
3.2. Planejamento e controle da qualidade
3.3. Ferramentas básicas de melhoria
3.4. Benchmarking
3.5. Projeto do produto e a qualidade
3.6. QFD: Desdobramento da Função Qualidade
3.7. Implantação de um programa da qualidade
4. Capabilidade de processos
4.1. Conceitos
4.2. Indicadores (Cp, Cpk)
5. Gestão Seis Sigmas
5.1. Conceitos
5.2. A organização Seis Sigmas
5.3. Método DMAIC
5.4. Seis Sigmas: qualidade e lucratividade
6. Certificações de Sistemas e Produtos
6.1. ISO 9000 – Sistema de gestão da qualidade
6.2. ISO 14000 – Sistema de gestão ambiental
METODOLOGIA
O curso será ministrado às sextas-feiras, das 20h50min às 22h30min. Serão ao todo dezessete sextas-feiras devido à reposição de aulas, totalizando aproximadamente 34 horas-aula presenciais. As 2 horas restantes serão contabilizadas por meio da realização de atividades extraclasse distribuídas ao longo do semestre letivo.
Com o intuito de desenvolver a aprendizagem dos discentes e estimulá-los a construir e aplicar conhecimentos, serão utilizadas aulas expositivas, discussões de casos, seminários, exercícios, leituras dirigidas e trabalhos práticos. O conteúdo programático e as atividades da disciplina serão desenvolvidos de forma síncrona e assíncrona.
Recursos didáticos a serem utilizados: quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (datashow e vídeos) e ambiente virtual de aprendizagem oficial da UFU – Moodle (www.moodle.ufu.br).
Informações sobre a disciplina no Moodle:
A carga horária presencial e extraclasse, distribuída ao longo das semanas letivas previstas no calendário acadêmico da UFU, é apresentada no Quadro 1.
Quadro 1 – Cronograma de Atividades
DATA |
Módulo |
ATIVIDADES PRESENCIAIS |
CH |
ATIVIDADES EXTRACLASSE |
CH |
31/07/2023 |
Início do semestre letivo |
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04/08/2023 |
Introdução |
Apresentação do Plano de Ensino e orientação sobre Seminários |
2h/a |
Organização de grupos, seleção do tema e preparação da apresentação |
2 h/a |
11/08/2023 |
Evolução da gestão da qualidade |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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18/08/2023 |
Evolução da gestão da qualidade |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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25/08/2023 |
Custos totais da qualidade |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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1º/09/2023 |
Gestão da qualidade total |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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08/09/2023 |
Gestão da qualidade total |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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15/09/2023 |
Gestão da qualidade total |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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22/09/2023 |
Avaliação |
Avaliação Bimestral I |
2h/a |
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29/09/2023 |
Vista |
Vista de atividades |
2h/a |
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06/10/2023 |
Capabilidade de processos |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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13/10/2023 |
Gestão Seis Sigmas |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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20/10/2023 |
Certificações de Sistemas e Produtos (ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas) |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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27/10/2023 |
ISO 9000 ISO 14000 |
Aula expositiva e aplicação de atividades |
2h/a |
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03/11/2023 |
Apresentações |
Apresentações de Seminários |
2h/a |
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10/11/2023 |
Avaliação |
Avaliação Bimestral II |
2h/a |
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17/11/2023 |
Sem aula – Reposição de aula de quinta-feira |
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24/11/2023 |
Avaliação |
Atividade de Recuperação |
2h/a |
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1º/12/2023 |
Vista |
Vista da Atividade de Recuperação e demais atividades |
2h/a |
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02/12/2023 |
Término do semestre letivo |
Total de horas-aula presenciais: |
34h/a |
Total de horas-aula de atividades extraclasse: |
2h/a |
Carga Horária Total (atividades presenciais + extraclasse): |
36h/a |
AVALIAÇÃO
Os trabalhos individuais ou em grupo serão avaliados ao longo da disciplina, abrangendo atividades relacionadas ao conteúdo programático. Os pontos serão distribuídos da seguinte forma:
Parte da avaliação da disciplina será feita por meio de provas individuais, dissertativas sobre o tema, a serem realizadas de forma presencial em sala de aula, com duração de 1h40min cada. Serão 2 provas no total, valendo 25 pontos cada.
Os critérios de avaliação dos trabalhos incluem a coerência das respostas e a capacidade de relacionar o conteúdo da disciplina com o que foi solicitado na atividade, além da ausência de plágio e a citação das fontes utilizadas quando necessário. Nas atividades que exigirem apresentação oral, também serão avaliados os seguintes aspectos: participação dos membros do grupo, qualidade da apresentação, abordagem dos pontos-chave da atividade e respeito ao tempo de apresentação estabelecido.
Seminários:
Em grupos formados por quatro alunos, é necessário escolher um tema relacionado à disciplina e um artigo científico. Além disso, deve-se preparar uma apresentação que aborde os seguintes elementos identificados no texto:
a) Abordagem do assunto central: contextualização.
b) Definição do objetivo geral do estudo.
c) Utilização de argumentos teóricos para fundamentar a pesquisa, incluindo os principais conceitos, teorias ou estudos prévios.
d) Descrição dos procedimentos metodológicos adotados, especificando a amostra, variáveis e modelos utilizados na pesquisa.
e) Apresentação dos principais resultados obtidos e conclusões tiradas.
Outras orientações importantes incluem a possibilidade de enriquecer a apresentação com tópicos relevantes provenientes de outros artigos ou notícias relacionadas. O tempo de apresentação designado é de 20 minutos. É fundamental observar que o grupo ou integrante que não realizar a apresentação perderá automaticamente 12,0 pontos na avaliação do trabalho. As apresentações deverão ser postadas no Moodle até o dia 02/11/2023 às 23h59min. A data agendada para as apresentações é o dia 03/11/2023.
Atividade de Recuperação: Com o intuito de atender ao art. 141 da Resolução N.º 46/2022 do Conselho de Graduação (CONGRAD), o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma prova. A avaliação de recuperação será aplicada presencialmente, sem consulta, e valerá 100 pontos. Abrangerá todo o conteúdo ministrado no semestre. A nota limite para aprovação a ser lançada no diário acadêmico será de 60 pontos.
Controle de Frequência: A assiduidade será registrada por meio de chamada em sala durante as aulas, em um horário aleatório após 10 minutos do início de cada encontro diário. O professor poderá adotar, a seu critério, uma segunda chamada ao final do segundo horário de aula caso haja demasiada desistência de continuidade em sala.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade PDCA ao programa seis-sigma. Belo Horizonte: Editora Desenvolvimento Gerencial, 2002.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle estatístico da qualidade. 2. ed. São
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2023.
PALADINI, E. P. Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. São Paulo: Atlas, 2009.
ROTONDARO, R. G. Seis sigma: estratégia gerencial para a melhoria dos processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
SLACK, N; CHAMBERS, S.; JOHNSTN, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VERGARA, S. C. Gestão da qualidade. 10 ed. São Paulo: FGV, 2011.
Complementar
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sistemas de gestão ambiental: especificação e diretrizes para uso. NBR ISO 14001: 2004. Rio de Janeiro, 2004.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sistemas de gestão da qualidade: especificação e diretrizes para uso. NBR ISO 9001: 2008. Rio de Janeiro, 2008.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sistemas de segurança na cadeia produtiva de alimentos: especificação e diretrizes para uso. NBR ISO 22000. Rio de Janeiro, 2011.
BESTERFIELD, D. H. et al. Total quality management. 2 ed. London: Prentice-Hall, Inc., 1999.
FEIGENBAUM, A. Y. Controle da qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1994.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4. ed. São Paulo: LTC, 2004.
OHSAS 18001: 2007. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho.
PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ROTONDARO, R. G. Seis sigma: estratégia gerencial para a melhoria dos processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
SLACK, N; CHAMBERS, S.; JOHNSTN, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VERGARA, S. C. Gestão da qualidade. 10 ed. São Paulo: FGV, 2011.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gleison de Abreu Pontes, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 11/08/2023, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4731426 |