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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, 1600 - Bloco 1C - 1º Andar - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Observações: |
EMENTA
1. Os desafios da profissão docente
2. Algumas concepções sobre ensino e aprendizagem em Ciências
3. Conteúdos fundamentais da Química
4. Elaboração de projetos de trabalho
JUSTIFICATIVA
A disciplina Projeto Integrado de Prática Educativa IV, justifica-se pela importância dos/as futuros/as professores/as de Química terem contato com as distintas concepções de ensino e aprendizagem em Ciências, para que, no contexto profissional real, possam estabelecer práticas pedagógicas mais adequadas para a aprendizagem dos conteúdos químicos pelos/as alunos/as da educação básica. Além disso, os debates acerca dos desafios da profissão docente, devem acontecer ao logo do curso de Licenciatura em Química para os/as futuros/as professores/as de Química tenham consciência da profissionalização docente e quais são os desafios e possibilidades de ações pedagógicas na educação básica.
Logo, a elaboração de projetos de trabalho elencando os conteúdos químicos fundamentais previstos nos currículos da educação básica é elemento fundamental para uma ação docente coerente e responsável.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver atividades teórico-práticas que articulem disciplinas da formação específica e da formação pedagógica, assumindo, portanto, um caráter coletivo e interdisciplinar. Sua execução proporcionará ao aluno a oportunidade inicial de conhecer, analisar e intervir no espaço escolar ou em outros ambientes educativos, locais onde o fazer profissional dos professores de Química acontece |
Objetivos Específicos: |
(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.) |
PROGRAMA
1. Os desafios da profissão docente: O papel do professor na atualidade. O professor de química, frente aos desafios da realidade atual no campo da pesquisa educacional;
2. Diferentes concepções sobre ensino e aprendizagem em Ciências – contraponto entre as abordagens vivenciadas pelos alunos (Ensino Tradicional) e outras propostas (CTS, Construção de competências, Elaboração de conceitos etc.);
3. Conteúdos fundamentais da Química – análise dos conteúdos fundamentais da Química e a elaboração de conceitos para a compreensão de fenômenos;
4. Elaboração de projetos de trabalho: elaboração de projetos de trabalho focados na compreensão dos conteúdos fundamentais da Química.
METODOLOGIA
Para as discussões sobre os desafios da profissão docente e as diferentes concepções sobre o ensino e aprendizagem em Ciências as aulas acorrerão de maneira expositiva e dialogada, sempre com o suporte de textos (artigos científicos, trabalhos de anais de eventos, livros ou capítulos de livros, dentre outros que sejam considerados necessários). Será priorizada participação dos/as discentes nas discussões que poderão acontecer na forma de rodas de conversas, júris simulados, dentre outras metodologias.
O estudo dos conteúdos fundamentais da Química será realizado mediante análise de documentos oficiais que regem a educação básica e análise de livros didáticos de Química para a educação básica
A elaboração de projetos de trabalho ocorrerá ao longo da disciplina, de maneira que haverá momentos das aulas para socialização e debate dos mesmos, que deverão ser apresentados, na forma de seminários, ao final da disciplina
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo do semestre. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
1- Os alunos deverão, para cada texto lido, fazer um texto contendo o que entenderam, o que não entenderam e 3 perguntas motivadoras de debate, compondo 30% da nota;
2- Apresentação do projeto de trabalho, compondo 40% da nota;
3- Prova escrita compondo 30% da nota.
Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos, o aluno poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALARCÃO, I. (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
DEMO, P. Saber pensar. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.
Complementar
LOPES, Alice R.C. "Conhecimento escolar: ciência e cotidiano". Ed. UERJ, Rio de Janeiro, 1999
MACHADO, A. H. "Aula de Química: discurso e conhecimento". Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 1999.
MORTIMER, E. F. "Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências". Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2000.
NARDI, R. (org.). Educação em ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras, 2001
SANTOS, W. L. P. e SCHNETZLER, R. P. "Educação em Química: compromisso com a cidadania". Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 1997
SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO. R. M. R. (orgs) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora, 2000.
Livros didáticos de Química Geral
Projetos para o Ensino de Química: Interações e Transformações; Proquim e Química e Sociedade.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.084712/2019-80 | SEI nº 1572065 |