UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Complementação de Estudos de Álgebra Linear

Unidade Ofertante:

FAMAT

Código:

FAMAT302

Período/Série:

02

Turma:

CE

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

0

Total:

15

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Jean Venato Santos

Ano/Semestre:

2020/02

Observações:

 

 

EMENTA

Espaços vetoriais, transformações lineares, produto interno, norma e ortogonalidade.

JUSTIFICATIVA

Os conceitos explicitados na ementa fazem parte do alicerce  matemático balizador para a expansão do conhecimento dos alunos de quaisquer engenharia. Tais conceitos fundamentam a estrutura de soluções em equações diferenciais ordinárias lineares, assim como na vizinha de equilíbrios de equações não lineares. Portanto, permeiam várias das aplicações que serão vistas ao longo do curso dos engenheiros.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Complementar ao estudante fundamentos da Álgebra Linear, de modo que ele torne-se capaz de aplicar estes conceitos na resolução de problemas de naturezas abstrata e prática.

Objetivos Específicos:

Trabalhar os conceitos de espaços vetoriais, os morfismos entre os mesmos, isto é, as transformações lineares, assim como a estrutura de norma e suas aplicações em ortogonalidade.

PROGRAMA

1. ESPAÇOS VETORIAIS

Definição e propriedades do espaço vetorial

Subespaços vetoriais;

conjunto de geradores de um subespaço Dependência e independência linear

Base e dimensão de um espaço vetorial

2. TRANSFORMAÇÕES LINEARES

Definição e propriedades de transformações lineares Núcleo e imagem de uma transformação linear

A matriz de uma transformação linear

Autovalores e autovetores de um operador linear

3. PRODUTO INTERNO

Definição e propriedades de produto interno

Norma

Ortogonalidade

METODOLOGIA

Serão propostos estudos dirigidos sobre o conteúdo descrito. Além disto, serão propostos exercícios sobre tais os conteúdos que deverão ser entregues pelos alunos. Os mesmos poderão entrar em contato por e-mail com o professor para elucidar dúvidas e sempre que necessário faremos encontros (sextas-feiras 08:00-08:50) via googlemeet para discutir ao vivo dúvidas que perdurarem. 

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita a partir da entrega de exercícios que serão propostos pelo professor. A entrega de tais exercícios será balizador para a atribuição tanto para a nota quanto para a presença de cada aluno. Tais exercícios serão passados ao longo do semestre e os alunos terão até o dia 29/10/2021 para entregá-los. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] CALLIOLI, C. A.; DOMINGUES, H. H.; COSTA, R. C. F. Álgebra linear e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1990.

[2] BOLDRINI, J. L. et al. Álgebra linear. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1986.

[3] ANTON, H. A.; RORRES, C. Álgebra linear com aplicações. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

[4] ZANI, S. L.; Álgebra linear. Apostila: https://sites.icmc.usp.br/szani/alglin.pdf

Complementar

[1] COELHO, F. U.; LOURENÇO, M. L. Um curso de álgebra linear. São Paulo: EDUSP, 2005.

[2] FAINGUELERNT, E. K.; BORDINHÃO, N. C. Álgebra Linear e Geometria Analítica. São Paulo: Moderna, 1982.

[3] LIMA, E. L. Geometria analítica e álgebra linear. Rio de Janeiro: SBM, 2001.

[4] LIPSCHUTZ, S. Álgebra linear. 3. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2003.

[ 5] STEINBRUCH A.; WINTERLE, A. Álgebra Linear. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 1987.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jean Venato Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/07/2021, às 12:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2902200