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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
1 – Medidas e erros; 2 – Análise dimensional; 3 – Gráficos; 4 – Relatório científico; 5 – Instrumentos de medida: réguas, paquímetros e micrometros; 6 – Queda livre; 7 – Movimento de um projétil; 8 – Movimento circular; 9 – Lei fundamental da dinâmica; 10 – Força de atrito; 11 – Lei de Hooke; 12 – Conservação do momento linear; 13 – Colisões bidimensionais; 14 – Momento de inércia; 15 – Disco de Maxwell; 16 – Atrito de rolamento.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina se refere à introdução a mecânica newtoniana. Enquadra-se ao curso de Física de Materiais por ser indispensável à formação básica com a apresentação de equipamentos de medidas, determinação de erros, tratamento de dados e realização de experimentos. Também serão introduzidas algumas das ferramentas matemáticas necessárias para a solução de problemas de ordem física e compreensão da teoria.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer uma formação básica sobre os fundamentos teóricos, fenomenologia e aplicações da mecânica Newtoniana. |
Objetivos Específicos: |
1) Identificar as grandezas fundamentais envolvidas em uma experiência. |
PROGRAMA
O conteúdo será abordado segundo o seguinte cronograma de aulas:
Aula |
Data |
Conteúdo |
Material Didático |
01 |
02/12/2021 |
Apresentação do curso, ementa e critérios de avaliação. Conceito de Algarismo Significativo. |
Apresentação da Apostila de Lab. I. Capítulo 2 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente. |
02 |
09/12/2021 |
Conceito de Valor Médio e Desvio Padrão. Conceito de Erro Estatístico, Erro Instrumental e Erro Total (Incerteza). |
Capítulo 2 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
03 |
16/12/2021 |
Teoria de Propagação de Incerteza. |
Capítulo 3 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
04 |
06/01/2022 |
Exp.1: Instrumentos de medidas. |
Capítulo 8 e 10 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
05 |
13/01/2022 |
Elaboração de Gráficos e Tabelas. Linearização e Lei da Potência |
Capítulo 4 e 6 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
06 |
20/01/2022 |
Prova 1 |
Aula da 01 até Aula 05. |
07 |
27/01/2022 |
Método de Mínimos Quadrados para Regressão Linear. Guia para Relatório Científico |
Capítulos 5 e 7 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
08 |
03/02/2022 |
Exp.2: Movimento Retilíneo Uniforme. |
Capítulo 11 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
09 |
10/02/2022 |
Exp.3: Queda Livre |
Capítulo 12 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
10 |
17/02/2022 |
Exp.4: Movimento de um projétil em duas dimensões |
Capítulo 13 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente. |
11 |
24/02/2022 |
Exp.5: 2ª Lei de Newton-Galileo |
Capítulo 14 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente. |
12 |
03/03/2022 |
Exp.6: Rotação: Movimento Circular |
Capítulo 15 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente. |
13 |
10/03/2022 |
Exp.7: Lei de Hooke. |
Capítulo 16 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente. |
14 |
17/03/2022 |
Prova 2 |
Aula 07 até Aula 13. |
15 |
24/03/2022 |
Encerramento – Vista de Atividades |
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16 |
31/03/2022 |
Eventual Reposição |
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METODOLOGIA
A exposição do conteúdo será dada por meio das aulas expositivas de maneira síncrona (50% da carga horária total). A complementação dos conteúdos e realização de experimentos (ou simulações) serão feitos de maneira assíncrona (50% da carga horária total). O docente também disponibilizará suas notas de aula, referências bibliográficas e listas de exercícios para fixação e revisão do conteúdo abordado.
Informações de acordo com a No 25/2020 do CONGRAD:
(a) Atividades Síncronas (S)
Caso nunca tenha utilizado o MS Teams com o seu e-mail institucional, siga estas instruções (nesta ordem) para ter acesso às aulas síncronas:
(b) Atividades Assíncronas (A)
Serão atividades assíncronas: (i) a leitura e visualização do material disponibilizado; (ii) execução de simulações experimentais; (iii) resolução das listas de exercícios, (iv) elaboração dos relatórios científicos e (v) realização das avaliações. Os materiais para as atividades assíncronas serão disponibilizados semanalmente aos discentes através do site https://jadersc.wixsite.com/fisica/disciplinas e/ou Microsoft Teams®.
(c) Acesso às referências bibliográficas: Os discentes terão acesso às referências bibliográficas e as notas de aula do docente através do site https://jadersc.wixsite.com/fisica/disciplinas.
AVALIAÇÃO
O curso será avaliado através de relatórios científicos (Rn) e de duas avalições (P1 e P2). A composição da nota final será dada por 50% da média aritmética dos relatórios e 50% da média aritmética das duas provas. Todas as notas valerão entre 0 e 100 pontos.
NotaFinal =(0,5*Média dos Relatórios)+(0,5*Média das duas provas)
Se NotaFinal < 60 → Reprovado!
Se NotaFinal ≥ 60 → Aprovado!
Data das Avaliações:
Atendimento Extraclasse: 2 horas semanais.
BIBLIOGRAFIA
Básica
· RESNICK, R., HALLIDAY, D., KRANE K. S. Física, Rio de Janeiro, LTC, 2003
· TIPLER, P. A. Física, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Dois, 1985. (77 exemplares / (16) 2. ed. (61) 1. ed,)
· TIPLER, P. A. Física para Cientistas e Engenheiros, Rio de Janeiro, LTC, 2000. (107 exemplares / (100) 5. ed. (7) 4. ed.)
· ZEMANSKI, M. W., SEARS, F. W. Física, São Paulo, Editora Pearson Brasil, 2003. (127 exemplares / (43) 10. ed.)
· TAYLOR, J. R., Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Editora Bookman, 2012.
Vuolo, J. H., Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. Editora Edgard Blucher LTDA. São Paulo SP, 1996.
Complementar
· ALONSO, E. J., FINN E. J. Física um curso universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1972. (45 exemplares / (35) 1. ed. (10) 2. ed.)
· CHAVES, A. S. Física : curso básico para estudantes de ciências físicas e engenharias, São Paulo, Editora. Reichmann e Affonso, 2001. (63 exemplares)
· H. Moysés Nussenzveig. Curso de física básica 1: Mecânica, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1977.
· HELENE, O A M; VANIN, V.t.. Tratamento estatístico de dados. São Paulo: Edgard Blucher., 1991.
· KELLER F. J.; GETTYS W. E.; SKOVE M. J. Física Vol. I. 2. ed., Editora Mkron Books do Brasil Ltda, 1997.
· TAYLOR, J. R., An introduction to error analysis: the study of uncertainties in physical measurements. Second Edtion. Editora University Science Books. Sausalito-CA, 1997.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jader de Souza Cabral, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/11/2021, às 08:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3186669 e o código CRC 5FFA1620. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3186669 |