UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física Experimental I

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS49021

Período/Série:

2

Turma:

UA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

-

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

 Jader de Souza Cabral

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Apesar de ser uma disciplina prática, todo o conteúdo será dado de forma teórica remota. Logo, os discentes não se reunirão para realizar os experimentos.

 

EMENTA

1 – Medidas e erros; 2 – Análise dimensional; 3 – Gráficos; 4 – Relatório científico; 5 – Instrumentos de medida: réguas, paquímetros e micrometros; 6 – Queda livre; 7 – Movimento de um projétil; 8 – Movimento circular; 9 – Lei fundamental da dinâmica; 10 – Força de atrito; 11 – Lei de Hooke; 12 – Conservação do momento linear; 13 – Colisões bidimensionais; 14 – Momento de inércia; 15 – Disco de Maxwell; 16 – Atrito de rolamento.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina se refere à introdução a mecânica newtoniana. Enquadra-se ao curso de Física de Materiais por ser indispensável à formação básica com a apresentação de equipamentos de medidas, determinação de erros, tratamento de dados e realização de experimentos. Também serão introduzidas algumas das ferramentas matemáticas necessárias para a solução de problemas de ordem física e compreensão da teoria.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer uma formação básica sobre os fundamentos teóricos, fenomenologia e aplicações da mecânica Newtoniana.

Objetivos Específicos:

1) Identificar as grandezas fundamentais envolvidas em uma experiência.
2) Manipular aparelhos e montagens necessários à realização de experiências.
3) Verificar experimentalmente modelos teóricos.
4) Determinar o domínio de validade destes modelos a partir de estudos quantitativos.
5) Aprender a elaborar relatórios científicos.

PROGRAMA

O conteúdo será abordado segundo o seguinte cronograma de aulas:

Aula

Data

Conteúdo

Material Didático

01

02/12/2021

Apresentação do curso, ementa e critérios de avaliação. Conceito de Algarismo Significativo.

Apresentação da Apostila de Lab. I. Capítulo 2 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente.

02

09/12/2021

Conceito de Valor Médio e Desvio Padrão. Conceito de Erro Estatístico, Erro Instrumental e Erro Total (Incerteza).

Capítulo 2 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

03

16/12/2021

Teoria de Propagação de Incerteza.

Capítulo 3 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

04

06/01/2022

Exp.1: Instrumentos de medidas.

Capítulo 8 e 10 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

05

13/01/2022

Elaboração de Gráficos e Tabelas. Linearização e Lei da Potência

Capítulo 4 e 6 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

06

20/01/2022

Prova 1

Aula da 01 até Aula 05.

07

27/01/2022

Método de Mínimos Quadrados para Regressão Linear. Guia para Relatório Científico

Capítulos 5 e 7 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

08

03/02/2022

Exp.2: Movimento Retilíneo Uniforme.

Capítulo 11 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

09

10/02/2022

Exp.3: Queda Livre

Capítulo 12 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

10

17/02/2022

Exp.4: Movimento de um projétil em duas dimensões

Capítulo 13 da Apostila de Lab. 1. e Notas de aula do docente.

11

24/02/2022

Exp.5: 2ª Lei de Newton-Galileo

Capítulo 14 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente.

12

03/03/2022

Exp.6: Rotação: Movimento Circular

Capítulo 15 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente.

13

10/03/2022

Exp.7: Lei de Hooke.

Capítulo 16 da Apostila de Lab. 1 e Notas de aula do docente.

14

17/03/2022

Prova 2

Aula 07 até Aula 13.

15

24/03/2022

Encerramento – Vista de Atividades

 

16

31/03/2022

Eventual Reposição

 

 
 

METODOLOGIA

A exposição do conteúdo será dada por meio das aulas expositivas de maneira síncrona (50% da carga horária total). A complementação dos conteúdos e realização de experimentos (ou simulações) serão feitos de maneira assíncrona (50% da carga horária total). O docente também disponibilizará suas notas de aula, referências bibliográficas e listas de exercícios para fixação e revisão do conteúdo abordado.

Informações de acordo com a No 25/2020 do CONGRAD:

 

(a) Atividades Síncronas (S)

Caso nunca tenha utilizado o MS Teams com o seu e-mail institucional, siga estas instruções (nesta ordem) para ter acesso às aulas síncronas:

  1. Todo(a)s devem ter seu e-mail institucional na forma: *usuário*@ufu.br. Caso não tenha o e-mail institucional, veja a demonstração de como criar o ID UFU em  https://youtu.be/bqN_Qs_Q9cU.

 

  1. Todo(a)s devem ter realizado o cadastro no Microsoft Office 365 Educação (UFU), que inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote e  o  Microsoft Teams, além de outras ferramentas para a sala de aula. Use seu endereço de e-mail “*usuário*@ufu.br”.  Para realizar o cadastro acesse https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office/default.aspx#fbid=NXm1CgyfFxO. ATENÇÃO: Selecione a opção “Eu sou um aluno”. Veja uma demonstração em  https://youtu.be/t6x0wPVuDsM.

 

  1. Acesse o Ms Teams com o seu e-mail institucional “*usuário*@ufu.br” através do site  https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/log-in.

 

  1. Envie um e-mail para jadersc@ufu.br informando seu nome completo e seu e-mail institucional para que o docente lhe cadastre na disciplina dentro da plataforma MS Teams®.

 

(b) Atividades Assíncronas (A)

 

Serão atividades assíncronas: (i) a leitura e visualização do material disponibilizado; (ii) execução de simulações experimentais; (iii) resolução das listas de exercícios, (iv) elaboração dos relatórios científicos e (v) realização das avaliações. Os materiais para as atividades assíncronas serão disponibilizados semanalmente aos discentes através do site https://jadersc.wixsite.com/fisica/disciplinas e/ou Microsoft Teams®.

 

(c) Acesso às referências bibliográficas: Os discentes terão acesso às referências bibliográficas e as notas de aula do docente através do site https://jadersc.wixsite.com/fisica/disciplinas.

AVALIAÇÃO

O curso será avaliado através de relatórios científicos (Rn) e de duas avalições (P1 e P2). A composição da nota final será dada por 50% da média aritmética dos relatórios e 50% da média aritmética das duas provas. Todas as notas valerão entre 0 e 100 pontos.

NotaFinal =(0,5*Média dos Relatórios)+(0,5*Média das duas provas)

 

Se NotaFinal < 60 → Reprovado!

Se NotaFinal ≥ 60 → Aprovado!

 

Data das Avaliações:

  1. Os relatórios científicos deverão ser entregues na semana seguinte ao experimento correspondente.
  2. A P1 (atividade assíncrona) deverá ser entregue até dia 20/01/2021.
  3. A P2 (atividade assíncrona) deverá ser entregue até dia 17/03/2021.

 

Atendimento Extraclasse: 2 horas semanais.

BIBLIOGRAFIA

Básica

·        RESNICK, R., HALLIDAY, D., KRANE K. S. Física, Rio de Janeiro, LTC, 2003

·        TIPLER, P. A. Física, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Dois, 1985. (77 exemplares / (16) 2. ed. (61) 1. ed,)

·        TIPLER, P. A. Física para Cientistas e Engenheiros, Rio de Janeiro, LTC, 2000. (107 exemplares / (100) 5. ed. (7) 4. ed.)

·        ZEMANSKI, M. W., SEARS, F. W. Física, São Paulo, Editora Pearson Brasil, 2003. (127 exemplares / (43) 10. ed.)

·        TAYLOR, J. R., Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Editora Bookman, 2012.

Vuolo, J. H., Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. Editora Edgard Blucher LTDA. São Paulo SP, 1996.

Complementar

·        ALONSO, E. J., FINN E. J. Física um curso universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1972. (45 exemplares / (35) 1. ed. (10) 2. ed.)

·        CHAVES, A. S. Física : curso básico para estudantes de ciências físicas e engenharias, São Paulo, Editora. Reichmann e Affonso, 2001. (63 exemplares)

·        H. Moysés Nussenzveig. Curso de física básica 1: Mecânica, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1977.

·        HELENE, O A M; VANIN, V.t.. Tratamento estatístico de dados. São Paulo: Edgard Blucher., 1991.

·        KELLER F. J.; GETTYS W. E.; SKOVE M. J. Física Vol. I. 2. ed., Editora Mkron Books do Brasil Ltda, 1997.

·        TAYLOR, J. R., An introduction to error analysis: the study of uncertainties in physical measurements. Second Edtion. Editora University Science Books. Sausalito-CA, 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jader de Souza Cabral, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/11/2021, às 08:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3186669