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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Tipos de ambientes contaminados. Vantagens e desvantagens da biorremediação. Utilização de organismos na despoluição, tratamento e recuperação
ambiental. Atividade microbiana no ambiente. Tecnologia de tratamento. Processos de lixiviação. Microrganismos solubilizadores de metais e outros processos de biotransformação de metais.
JUSTIFICATIVA
Aprofundar os conceitos sobre biorremdiação, os quais são abordados em outras disciplinas de maneira relativamente superficial. Propiciando assim, ao aluno, conhecimentos importantes que fornecerão subsídios para a utilização de tecnicas de tratamento ambiental em diferentes processos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer e compreender as informações teóricas da biorremediação, a fim de esclarecer o papel da mesma e suas aplicações biotecnológicas. |
Objetivos Específicos: |
Adquirir a linguagem técnica utilizada em Biorremediação; Conhecer e caracterizar os tipos de poluentes ambientais e seus efeitos; Relacionar as características dos ambientes poluídos e a possibilidade de biorremediação; Conhecer os organismos com capacidade de biorremediação e os seus mecanismos; Conhecer e aplicar as diferentes estratégias de biorremediação; Desenvolver analises relevantes a biorremediação. |
PROGRAMA
- Estratégias de Biorremediação
- Engenharia de Processos de Biorremediação
- Biorremediação: Uma Tecnologia eco-friendly
- Biorremediação de solos
- Biodegradação de BTEX
- Biodegradação de Petróleo
- Biorremediação de Metais
- Biorremediação de Corantes
- Fitorremediação
METODOLOGIA
Os conteúdos descritos na ementa e detalhados no conteúdo programático, serão trabalhados de forma presencial com algumas atividades assíncronas, distribuídos ao longo de 18 semanas letivas previstas no calendário do período, totalizando 60 horas de carga horária, correspondente a 72 h/aula. As técnicas de ensino utilizadas serão sala de aula invertida, exposiçoes dialogadas interativas, hole in the wall, textos complementares, vídeos educacionais, entre outros. Para isso, serão utilizados os seguintes recursos didáticos: projetor multimídia, lousa e modelos moleculares. Será criada, na plataforma Microsoft Teams, uma turma específica para essa disciplina, onde serão disponibilizados os materiais como: conteúdos teóricos, textos para leitura complementar, links para vídeos educacionais, entre outros.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado através de duas provas de 30 pontos cada, um seminário no valor de 10 pontos, e pelas atividades a serem desenvolvidas ao longo das semanas de aula, onde cada atividade valerá 3 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Os discentes terão acesso à bibliografia e material de apoio no Ambiente Virtual do Microsoft Teams, sendo o Periódicos CAPES através do Acesso remoto via CAFe o que será extensivamente utilizado
Básica
Alexander, M. Biodegradation and Bioremediation. 2nd Ed. California: Academic Press. 1999.
Doble, M.; Kumar, A. Biotreatment of Industrial Effluents. 1st Ed. Oxford: Elsevier. 2005.
Evans, G.M.; Furlong, J.C. Environmental Biotecnology: Theory and Application. 1st Ed. Sussex: John Wiley and Sons. 2003.
Complementar
Biodegradation Journal
FEMS Microbiology Ecology
FEMS Microbiolofy Reviews
Journal Applied Ecology
Toxicological and Environmental Chemistry
Chemistry and Ecology
Hazardous Materials.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Edgar Silveira Campos, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/06/2023, às 08:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.042539/2023-29 | SEI nº 4614156 |