|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Identificação, estrutura, modelagem, análise matemática, operação, e sobretensões de linha de transmissão.
JUSTIFICATIVA
Conhecer as estruturas, saber modelar o sistema de acordo com seu porte, analisar matematicamente o modelo de acordo com as condições de operação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de:
|
Objetivos Específicos: |
1 - Transporte de Energia Elétrica e Linhas de Transmissão (Cap.1 Fuchs) Nesta Unidade o aluno deverá ser capaz de
2 - Características Físicas das Linhas Aéreas de Transmissão (Cap.2 Fuchs) Nesta unidade, para uma linha de transmissão (LT), o aluno deverá ser capaz de:
3 – Introdução a Sistemas de Energia Elétrica (Cap. 1 Monticelli) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
4 - Teoria da Transmissão de Energia Elétrica (Cap.3 Fuchs) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
5 - Cálculo Prático das Linhas de Transmissão (Cap.4 Fuchs) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
6 - Operação das Linhas em Regime Permanente (Cap. 5 Fuchs) Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de:
|
PROGRAMA
1.1– Introdução
1.2 – Geração e transporte de Energia Elétrica
1.3 - Sistemas Elétricos – Estrutura Básica
1.4 - Tensões de Transmissão – Padronização
2. Características Físicas das Linhas Aéreas de Transmissão
2.1- Introdução
2.2 - Cabos Condutores
2.3 - Isoladores e Ferramentas
2.4 - Estruturas das Linhas de Transmissão
2.5 - Cabos Pára-raios
3. Introdução a Sistemas de Energia Elétrica
3.1 - Sistemas de Potência
3.2 - Transmissão em Corrente Alternada
3.3 - Transmissão em Corrente Contínua
3.4 - Sistemas Interligados
3.5 - Sistema de Transmissão de Itaipu
3.6 - Interligação Norte-Sul
3.7 - Situação Presente e Tendências Futuras
4. Teoria da Transmissão de Energia Elétrica
4.1 - Introdução
4.2 - Análise Qualitativa
4.3- Análise Matemática
4.4 - Considerações Gerais
5. Cálculo Prático das Linhas de Transmissão
5.1 – Considerações Gerais
5.2 – Relações entre Tensões e Correntes
5.3 - Linhas de Transmissão como Quadripolos
5.4 - Relações de Potência nas Linhas de Transmissão
6. Operação das Linhas em Regime Permanente
6.1 - Introdução
6.2 - Modo de Operação das Linhas de Transmissão
6.3 - Meios de Controlar Tensões e Ângulos de uma Linha
6.4 - Compensação das Linhas de Transmissão
6.5 - Variação Artificial do Comprimento das
7. Estudo de Sobretensões em Linha de Transmissão
7.1 – Objetivos e conceitos básicos
7.2 – Sobretensões Temporárias
7.3 – Sobretensões de Manobra
8. Estudo de Sobretensões atmosféricas
8.1 – As descargas atmosféricas
8.2 - Efeito das Descargas nos sistemas de Potência
8.3 - Incidência das descargas nas Linhas
8.4 – Métodos Controle de sobretensões
METODOLOGIA
As aulas síncronas serão remotas, expositivas e será utilizada a plataforma Microsoft Teams. AS aulas assíncronas o aluno terá acesso a bibliografia desenvolverá um trabalho e o entregará via email. As aulas práticas também serão remotas com desenvolvimento de simulações computacionais que deverão ser entregues via email. Segue o cronograma da programação das atividades:
Aulas No |
Data |
Conteúdo
|
01-02-03
|
28/10 4a feira |
1.4-Sistemas Elétricos - Estrutura Básica 1.5-Evolução Histórica e Perspectivas Futuras; 1.6-Tensões de Transmissão – Padronização 1.4-Sistemas Elétricos - Estrutura Básica 1.5-Evolução Histórica e Perspectivas Futuras; 1.6-Tensões de Transmissão – Padronização |
04-05-06
|
Trabalho a ser entregue |
Cap2 (Fuchs) - Características Físicas das LT’s Aéreas |
07-08-09 |
Trabalho a ser entregue |
Cap1 (Monticelli) Introdução a Sistemas de Energia Elétrica |
10-11-12
|
04/11 4a feira |
Cap3 (Fuchs) –Teoria da Transmissão de Energia Elétrica 3.1- Introdução; 3.2-Análise qualitativa; 3.2.1-O fenômeno da energização da linha 3.2.2-Relações de energia 3.2.3-Ondas Viajantes Exemplo |
13-14-15 |
Trabalho a ser entregue |
Exercício proposto 1 – pg96 Exercício proposto 2 – pg100 Exercício proposto 8 - pg103 |
16-17-18
|
11/11 4a feira
|
3.3-Análise matemática 3.3.1- Equações diferenciais das LT’s; 3.3.2-Solução das equações diferenciais em RP 3.3.2.1-Interpretação das Equações das LT’s Exercício Equações 3.51 e 3.52 3.3.3-Análise das LT’s em Regime Permanente 3.3.3.1-Linha Aberta Junto ao Receptor; 3.3.3.2-Linha em Curto-Circuito Permanente; 3.3.3.3 - Operação das Linhas sob Carga; Exemplo (exercício pg. 3.26 resumo) |
19-20-21 |
Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 3 Fuchs |
|
|
1ª prova |
22-23-24
|
18/11 4ª feira |
4-Cálculo Prático das Linhas de Transmissão 4.1- Considerações 4.2- Relações entre Tensões e Correntes 4.2.1-Linhas curtas 4.2.2-Linhas Médias 4.2.3-Linhas Longas. Exercício linha média Exercício linha longa (4.12-Fuchs) 4.3-LT’s como Quadripolos 4.3.1-Interpretação do significado das constantes das LT’s. 4.3.2-Medida Direta das Constantes das LT’s 4.3.3-Quadripolos Representativos de Outros Componentes dos Sistemas de Potência. 4.3.4-Constantes Generalizadas de Associações de Quadripolos. 4.3.5- Linha Artificial; Exercício 4.22 Fuchs |
25-26-27 |
Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 4 Fuchs |
28-29-30
|
25/11 4a feira |
4.4-Relações de Potência nas LT’s 4.4.1-Relações de Potência no Receptor; 4.4.2-Relações de Potência no Transmissor; 4.4.2-Relações de Potência no Transmissor; 4.4.3-Perdas de Potência e Rendimento; Exercício 4.26 Fuchs |
31-32-33 |
Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 4 Fuchs |
34-35-36
|
02/12 4a feira
|
5-Operação das LT’s em Regime Permanente 5.1-Introdução 5.2-Modo de Operação das LT’s 5.2.1-Linha Entre Central Geradora e Carga Passiva; 5.2.1.1-Operação com Tensão Constante no Transmissor 5.2.2-LT Ligando uma Central Geradora e um Grande Sistema; 5.2.3-Linha de Interligação de Sistemas; 5.2.4-Linha de Interligação entre dois Pontos de um Mesmo Sistema; Exemplos. 5.3-Meios de Controlar Tensões e Ângulos de uma LT - Compensação das Linhas; 5.3.1- Regulação do Fator de Potência. Exemplos |
37-38-39 |
Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 5 Fuchs |
Aulas No |
Data |
Conteúdo
|
40-41-42
|
09/12 4a feira |
5.4-Compensação das LT’s; 5.4.1-Compensação em Derivação; Exercício. 5.4.2-Compensação Série; Exercício. |
43-44-45 |
Trabalho a ser entregue |
Exercícios propostos do cap. 5 Fuchs |
46/47/48
|
16/12 4a feira |
5.5-Variação Artificial do Comprimento das LT’s; 5.5.1-Linha com Compensação Total; 5.5.2-Compensação para Transmissão em Meia Onda; Exercícios. |
49-50-51 |
Trabalho a ser entregue |
Transmissão em Meia Onda |
52-53-54 |
|
2a Prova |
Aulas de Laboratório 2020-AARE 2
Aula N0
|
Turma - Data |
Matéria Programada |
1a - 01-02
|
A/B/C- 11/11 |
LT’s em Corrente Alternada: Modelo Elétrico Equivalente - Descrever a forma construtiva do painel representativo de uma LT em CA utilizado para simulações em laboratório. |
2a – 03-04
|
A/B/C- 18/11 |
Ondas Viajantes - Verificar a tensão resultante no receptor e o tempo de propagação das ondas através de uma linha de transmissão de comprimento finito considerando que, junto ao receptor, haja um dissipador de energia representável por uma resistência R2. |
3a - 05-06
|
A/B/C- 25/11 |
Perfis de Tensão e Corrente em uma LT com diferentes comprimentos físicos operando a vazio - Obter as curvas (gráficos) dos perfis de tensão e corrente em LT’s a vazio com diferentes comprimentos físicos e para diferentes condições de carga representada por uma resistência R2. |
4a – 07-08
|
A/B/C- 02/12 |
Perfis de Tensão e Corrente em uma Linha de Transmissão Operando com carga. Obter as curvas (gráficos) dos perfis de tensão e corrente em uma LT para diferentes condições de carga representada por uma resistência R2. |
5a – 09-10
|
A/B/C- 09/12 |
Medida Direta das Constantes A, B, C e D de uma LT - Verificar como se consegue, na prática, obter as constantes generalizadas de uma LT. |
6a – 11-12
|
A/B/C- 16/12 |
Compensação Série em LT’s - Reduzir ou anular os efeitos da reatância indutiva (reatância em série) de uma LT. |
|
|
AVALIAÇÃO
A avaliação será dividida em provas, relatórios e trabalhos. Serão duas provas dissertativas, individuais e sem consulta, valendo 35 pontos cada uma, sendo a primeira prova no dia 18/11, e a segunda prova no dia 16/12, e que serão entregues via email. 20 pontos serão atribuídos aos relatórios das aulas práticas. 10 pontos serão atribuídos aos trabalhos entregues, perfazendo um total de 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Aidson Antonio de Paula, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2020, às 10:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2288053 e o código CRC 074D898D. |
Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2288053 |