UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar para Controle e Automação

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31710

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30h (36ha)

Total:

30h (36ha)

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Josué Silva de Morais

Ano/Semestre:

2020/01

Observações:

 

 

EMENTA

Preparação, elaboração, desenvolvimento, redação e apresentação, em equipes sob coordenação de um professor, de projetos que objetivem resolver situações-problema práticas de engenharia que envolvam os conhecimentos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades adquiridos pelos estudantes até esta fase do curso, possibilitando ao graduando visualizar a inter-relação entre todas as disciplinas estudadas e o vínculo com problemas que poderão ser encontrados em sua futura profissão.

JUSTIFICATIVA

Possibilitar o entendimento do relacionamento de diversas áreas estudadas durante o curso, como sistemas embarcados, redes, controle, eletrônica, programação, sistemas digitais, entre outras, através do foco em desenvolvimento de produtos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

A necessidade de visão mais abrangente do processo de desenvolvimento de produtos e soluções, através da interligação de conhecimentos adquiridos durante o curso de engenharia de controle e automação, é o principal objetivo da disciplina.

Objetivos Específicos:

Utilizando a necessidade de integrar conhecimentos de diversas áreas, decorrente do desenvolvimento de produtos e soluções na área de engenharia de controle e automação, o estudante, ao concluir esta disciplina, deverá ter aprimorado sua capacidade de:

Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; Atuar em equipes.

Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia. Aprender a criar e manter documentos de requisitos.

PROGRAMA

METODOLOGIA

Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Essas modalidades estão previstas e concordantes com a Resolução nº 20/2020 do Conselho de Graduação. Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias e conteúdo:

Modalidade síncrona (on-line): Compreende como sendo aulas expositivas, podendo haver participação dos alunos, através da plataforma Google Meet**. O acesso é concedido pelo seguinte endereço: meet.google.com/yfq-dsmc-xkc

Modalidade assíncrona (off-line): Compreende como sendo atividades diversas, tais como: videoaulas (as aulas expositivas, ofertadas na modalidade síncronas, serão gravadas e disponibilizadas no YouTube), apostilas, Slides de apresentações, simulações computacionais, listas de exercícios, exercícios resolvidos e normas. O acesso é concedido pelos seguintes endereços:

Sistema Moodle**: cuja senha de acesso é: “PEAU20201”

A carga horária total do curso é de 36 horas-aula (aulas de 50 min), que serão divididas da seguinte forma:

Modalidade síncrona (on-line): Serão ministradas 2 horas-aulas semanais (totalizando 30 horas-aulas), obedecendo os seguintes horários: 10:40 - 12:20 – Quinta-feira


Modalidade assíncrona (off-line): Serão atribuídas 1 hora-aula semanal nas últimas 6 semanas (totalizando 6 horas-aula) para o desenvolvimento de um projeto que será a atividade assíncronas.

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através do chat da Plataforma Moodle, ou através dos e-mails: josue@ufu.br

**Caso a plataforma fique indisponível por algum motivo externo, será proposto uma nova ferramenta que atenda às necessidades dos discentes e docentes.

Programação de Atividades

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina é composta por vários trabalhos, realizados durante o semestre, relacionados ao desenvolvimento e construção de um produto. O aluno é orientado a criar um documento de requisitos para o seu produto, de acordo com as normas da IEEE para requisitos, seguindo posteriormente no desenvolvimento do produto.

Como devem ser criados produtos eletrônicos automatizados, por exemplo, controladores de temperatura, fornos de solda, equipamentos de segurança, entre outros, em geral são produtos que exigem a colaboração de diversas áreas do curso. Por exemplo, redes industriais, controle digital, microcontroladores, programação, eletrônica,

engenharia de software, entre outras. Todos os equipamentos devem ser capazes de se comunicar em rede RS485, de acordo com protocolo proposto na disciplina.

Ao final, a documentação do produto é avaliada assim como o funcionamento e construção do mesmo. O protocolo implementado é submetido a uma validação com o emprego de softwares desenvolvidos para isso.

A nota final é dividida entre estes elementos. Estes trabalhos estão descritos a seguir, juntamente com sua pontuação percentual:

(10%) Dinâmica sobre requisitos

(10%) Modelo de negócios no formato Canvas

(10%) Estrutura analítica do projeto (EAP)

(10%) Primeiros dez requisitos do projeto

(10%) Cronograma de desenvolvimento

(25%) Documento final de requisitos

(25%) Trabalho final (códigos e documentação pertinente)

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. Mike Baxter. Projeto de produto : guia prático para o design de novos produtos. E. Blucher, 2011.
  2. Henry Petroski. Inovação : da idéia ao produto. E. Blucher, 2008.
  3. Kent Beck. Test-driven development : by example. Addison-Wesley, 2003.
  4. Roger S. Pressman. Engenharia de SoGware. Uma Abordagem Profissional. McGraw-Hill, 2016.

Complementar

  1. André Backes. Linguagem C : completa e descomplicada. Elsevier, 2013.
  2. Katsuhiko Ogata. Engenharia de controle moderno. Prentice Hall do Brasil, 1993.
  3. Ben Klemens. 21st Century C: C Tips from the New School. O’Reilly Media, 2014.
  4. James W. Grenning. Test Driven Development for Embedded C. Pragmatic Bookshelf, 2011.
  5. Andrew S. Tanenbaum and David Wetherall. Redes de Computadores. Pearson Education, 2011.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Josué Silva de Morais, Coordenador(a) substituto(a), em 08/02/2021, às 20:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 SEI nº 2554314