UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

Rodovia BR 050, KM 78, Bloco 1D, 2º andar - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 2512-6779/6778 - www.mecanica.ufu.br - femec@mecanica.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Processos de Fabricação Mecânica

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Mecânica

Código:

FEMEC42073

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

15

Total:

75

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Louriel Oliveira Vilarinho e Luiz Eduardo dos Santos Paes

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Quantidade de Vagas Ofertadas: 72

A disciplina será ministrada em conformidade com as Resoluções N° 25/2020 e 11/2021 do CONGRAD.

 

EMENTA

Introdução aos sistemas de manufatura. Conceito amplo de um processo de fabricação no setor metalomecânico. Processos de fabricação com e sem remoção de material: processos de usinagem, conformação mecânica, fundição, soldagem, trefilação, sinterização. Processos especiais de fabricação: eletroerosão, eletroquímica, ultrassom, feixe eletrônico, raio laser e outros. Descrição dos diversos equipamentos utilizados. Noções de interligação com outros setores (projeto, planejamento e montagem).

JUSTIFICATIVA

O setor da manufatura é estratégico para um país que não queira basear sua economia em simples commodities, procurando agregar valor aos produtos e serviços no contexto manufatureiro. Dessa forma, apresentar, discutir e consolidar os processos, técnicas, materiais, normas, pessoal e normas envolvidos para a fabricação de uma peça/equipamento/produto no contexto do setor industrial brasileiro é fundamental para os alunos dos cursos de Engenharia, como forma de preparar o futuro egresso para os desafios do crescimento nacional.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estabelecer os conceitos básicos sobre os processos de fabricação no setor metalomecânico e dos processos de fabricação. Conhecer os equipamentos utilizados nestes processos, parâmetros operacionais e requisitos normativos.

Objetivos Específicos:

Apresentar, discutir e consolidar as técnicas e meios disponíveis para se fabricar, em conformidade com o projeto e requisitos normativos, peças metálicas e cerâmicas, com vistas a agregar valor a este produto, com critérios econômicos, práticos e em função de disponibilidade de pessoal e nível de automação do meio industrial.

PROGRAMA

AULAS TEÓRICAS (ATIVIDADES SÍNCRONAS 50 H E ASSÍNCRONAS 10 H)*

1. Introdução aos Processos de Fabricação

2. Operações Manuais e Ferramentas de Bancada

3. Fundição

4. Metalurgia do Pó

5. Conformação

6. Usinagem

7. Processos de Montagem Mecânica

8. Processos de União Permanente

9. Processos Especiais de Fabricação

10. Sistemas de Manufatura e Estratégias de Produção

11. Soluções para Automatização de Processos

 

AULAS PRÁTICAS (ATIVIDADES SÍNCRONAS 12 H E ASSÍNCRONAS 3 H)*

1. Confecção de Peça Didática em Fundição em Areia

2. Prática de Processo Metalurgia do Pó

3. Prática de Processo de Conformação

4. Visão Geral dos Processos de Usinagem

5. Parâmetros de Corte no Torneamento

6. Visão Geral dos Processos de Soldagem

7. Influência dos Parâmetros de Soldagem no Processo MIG/MAG

8. Soluções para Automatização de Processos

 

* Em função das 15 semanas do calendário.

 

METODOLOGIA

O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, onde os professores utilizarão como ferramenta de TDIC o Microsoft Teams, durante as atividades síncronas no total de 50H na parte teórica e 12H na parte prática. A facilidade de uso dessas ferramentas em navegadores de Internet em diferentes dispositivos (desktops, notebooks, tablets e celulares) é o motivo dessa escolha. Dada a grande necessidade de uso de recursos audiovisuais para demonstração dos processos de fabricação, diferentes vídeos e imagens desses processos serão apresentados com ênfase em atualidades e necessidades contínuas do meio industrial e serão disponibilizados aos discentes. Para as atividades assíncronas (12H teórica e 3H prática) foram confeccionadas aulas e tutoriais disponibilizados no canal do Youtube do Laprosolda, com vídeos, apresentações e discussões como complementação da metodologia de ensino remoto.

 

As aulas práticas serão conduzidas procurando consolidar os fundamentos teóricos com os aspectos práticos de cada um dos processos de fabricação. Assim, com relação a parte experimental do curso, serão apresentadas as aulas de laboratório com os experimentos nos processos estudados de forma que os discentes possam assistir e tirar dúvidas de forma síncrona juntamente com o docente e, em seguida de forma assíncrona, realizar as avaliações práticas sobre os processos de fabricação de fundição, metalurgia do pó, conformação, usinagem, soldagem e automação da manufatura. Parâmetros reais serão também disponibilizados aos alunos para que consigam distinguir e selecionar esses processos.

 

De forma quantitativa, haverá a seguinte carga horária, totalizando 60 H teórica e 15 H prática:

a) Carga-horária de atividades síncronas: 50 H com relação à parte teórica e 12 H referente à parte prática durante o horário da disciplina que havia sido estabelecido para 2019/2;

b) Carga-horária de atividades assíncronas: 12 H com relação à parte teórica e 3 H referente à parte prática, a serem disponibilizadas no canal do Laprosolda e em vídeos disponibilizados aos alunos em ferramentas de compartilhamento de arquivo;

c) Acesso às referências bibliográficas e a material de apoio: os discentes terão acesso a materiais disponibilizados no Microsoft Teams, assim como em ferramentas de compartilhamento de arquivo.

 

Para tanto, se propõem os seguintes horários das aulas teóricas e práticas on-line, todas atividades síncronas:

Turma Teórica (Prof. Louriel O. Vilarinho): Mesma turma e horário que 2019/2, num total de 72 discentes. 

Turmas Práticas (Prof. Luiz Eduardo dos Santos Paes): Mesmas turmas e horários que 2019/2, num total de 6 turmas práticas com no máximo 12 discentes cada.

 

AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas durante o horário das aulas, com a disponibilização da avaliação no Microsoft Teams, sem haver contato com outras pessoas, nem tampouco consultar material no momento da avaliação.

 

A parte prática será avaliada com base na resolução de listas de exercício. É importante utilizar também o conteúdo da aula teórica para a resolução. O aluno deverá escrever à mão, digitalizar com alta resolução e entregar na plataforma do Microsoft Teams no prazo estabelecido. Não será aceito plágio. A lista poderá ser feita em grupo de até 3 pessoas. Os seguintes critérios serão aplicados:

 

Critérios para Avaliação

Percentual (%)

Questões técnicas

70

Domínio dos padrões da língua culta - correção ortográfica e gramatical, sendo verificados "erros" de grafia, de pontuação, concordâncias, além de vocabulário (adequação de termos e repetições)

30

Total

100

 

 

É proposta a realização de duas provas que procuram avaliar partes proporcionais do conteúdo da disciplina tanto com respeito à parte teórica quanto prática. As notas das provas serão distribuídas em 30 e 30 pontos, acrescidas de 40 pontos de exercícios relativos à parte prática, totalizando 100 pontos. Todas elas serão corrigidas tendo como referência um gabarito.

 

De forma específica, tem-se:

a) As datas e horários para realização e correção das atividades avaliativas ocorrerão durante a aula. A validação da assiduidade dos discentes ocorrerá por chamada nominal no Microsoft Teams;

b) Como especificação para o envio de atividades avaliativas pelos discentes, tem-se que deverá ser utilizado e-mail do professor como meio eletrônico, durante o período letivo em que a disciplina é cursada. 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

GROOVER, M. P., Fundamentals of Modern Manufacturing: Materials, Processes, and Systems, 4th ed., John Wiley & Sons, 2010, 1024p.
MACHADO, A. et al., Teoria da Usinagem dos Materiais. Editora Blucher, 2009, 384p.
MARQUES, P.V. et. al., Soldagem - Fundamentos e Tecnologia. Editora UFMG, 2009, 363p.
HELMAN, H. e CETLIN, P.R. Fundamentos da Conformação Mecânica dos Metais. Editora Artliber. 2005, 264p.
FERREIRA, J.M.G.C., Tecnologia da Fundição, 2007, 544p.
BENEDICT, G. F., Nontraditional Manufacturing Processes, Marcel Dekker Inc., NY, 1987, 381p.

Complementar

KALPAKJIAN, S. and SCHMID. S. R., Manufacturing Engineering and Technology, 6th ed., Prentice Hall, 2009, 1200p.
DEGARMO, E. P. et al., Materials and Processes in Manufacturing, 10th ed., John Wiley & Sons, 2007, 1032p.
WAINER, E., Soldagem - Processos e Metalurgia. Edgard Blucher, 2000, 494 p.
DINIZ, A. et al., Tecnologia da Usinagem dos Materiais, 6ª Ed., Editora Artliber, 2008, 262p.
CHIAVERINI, V., Tecnologia Mecânica, Vol.2, Processo de Fabricação e Tratamento. McGrawHill, São Paulo, 1986, 315 p.
ASM, Metals Handbook: Nontraditional Machining Processes & Machining, 9th ed., vol. 16, ASM International, 1989, pp. 508-593.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Louriel Oliveira Vilarinho, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/11/2021, às 09:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luiz Eduardo dos Santos Paes, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/11/2021, às 11:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3145383 e o código CRC AF43D3CD.




Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3145383