UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Fornecer aos ingressantes informações sobre os Cursos de Engenharia da Faculdade de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.
Objetivos Específicos: Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 

1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);
2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);
3. Conhecer os conceitos básicos associados ao curso do aluno;
4. Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;
5. Contextualizar os principais elementos da Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações;
6. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia;
7. Compreender a metodologia científica;
8. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros.
9. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.
10. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
11. Conscientização e ações para a preservação do meio ambiente.

Ementa

Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Contextualização da Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações.

PROGRAMA

PARTE A – As telecomunicações, a profissão e sua inserção social

  1 – A graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU

1.1 - Princípios, objetivos e perfil do egresso
1.2 - Estrutura curricular e estrutura física
1.3 - Organização funcional da UFU, regulamentos, direitos e deveres do estudante
1.5 - Atividades complementares, extensão, iniciação científica e afins
1.6 - Técnicas de ensino e aprendizagem

  2 – Conceitos básicos de telecomunicações

2.1 - Conceito de informação e sua representação
2.2 - Sinais analógicos e digitais
2.3 - Processamento dos sinais
2.4 - Sistemas de transmissão
2.5 - Meios de transmissão e antenas
2.6 - Ruídos
2.7 - Distorções e interferências
2.8 - Multiplexação, comutação e roteamento
2.9 - Evolução da eletrônica e dos sistemas de telecomunicações
2.10 - Arquitetura de redes
2.11 - Convergência de redes de telecomunicações

  3 – Atuação profissional

3.1 - Estudo sobre o estado atual da profissão de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações
3.2 - Campos de atuação
3.3 - Capacidades necessárias ao bom exercício da profissão e
3.4 - Certificações profissionais nas telecomunicações
3.5 - Aplicação das tecnologias em outras áreas, como: agronomia, medicina, mecânica, computação, eletricidade, biomédica, controle, etc
3.6 - Organizando sua carreira desde a Universidade: ‘coaching’.

PARTE B – Informações de Formação

  4 – Pesquisas científicas e tecnológicas

4.1 - Metodologia científica
4.2 - A estrutura de um projeto de pesquisa: escolha do tema, definição do problema, hipótese,
justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, recursos, referências bibliográficas
4.3 - Estrutura de um trabalho escrito de apresentação de resultados de pesquisa

  5 – Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais
  6 – Empreendedorismo e Inovação
  7 – Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem
  8 – Comunicação profissional
  9 – Atuação do Conselho de Classe - CREA
10 – Efeito nocivo do uso de drogas
11 – Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.

PARTE C – Aspectos sociais e ambientais
12 – Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

12.1 - Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
12.2 - Tratamento da questão racial no cotidiano
12.3 - Ética e Cidadania
12.4 - Culturas afro-brasileira e indígena
12.5 - Diversidade Regional e Local

13 – Meio ambiente

13.1 - Impactos Ambientais e a Engenharia;
13.2 - A crise ambiental
13.3 - Ecossistemas
13.4 - O meio aquático, poluição e padrões de qualidade
13.5 - O meio terrestre, poluição e padrões de qualidade
13.6 - O meio atmosférico, poluição e padrões de qualidade
13.7 - Desenvolvimento sustentável e gestão do ambiente
13.8 - Aspectos legais

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BAZZO, W. A. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. rev Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 292 p., il. ISBN 978853286420 (broch.); 2013.

2. BASTOS, L.R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2003. xii, 222 p., il. + 1 CD-ROM. Inclui bibliografia, índice e glossário. ISBN 8521613563.
3. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
3. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
6. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
7. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1981.

aprovação

 

Prof. Dr. Antônio Cláudio Paschoarelli Veiga

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações

Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica

 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Claudio Paschoarelli Veiga, Coordenador(a), em 22/03/2019, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 25/03/2019, às 06:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.015883/2019-69 SEI nº 1071091