UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Organizações e Estratégia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Modelos de Negócios

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN32405

Período/Série:

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36ha

Prática:

 

Total:

36ha

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Luís Carlos Padrão

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

De acordo com as Resoluções nº 106 de 2023, nº 107 de 2023 e nº 46 de 2022 do Conselho de Graduação da UFU e de acordo com o Ofício Circular nº 28 de 2022 da Pró-reitora de Graduação da UFU.

 

EMENTA

Conceitos sobre definição de modelos de negócios. Vantagem competitiva. Validação de modelos de negócios. Ferramentas para criação de modelo de negócio.

JUSTIFICATIVA

O modelo de negócio é a parte estratégica do plano de negócio de uma empresa nascente porque define a necessidade a ser atendida, o segmento-alvo de clientes e o diferencial da empresa em relação à concorrência. Portanto, um modelo de negócio influencia o planejamento, a competitividade e a implementação de uma empresa nascente.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer os conceitos essenciais que definem um modelo de negócio. Compreender as fontes de vantagem competitiva. Conhecer e aplicar ferramentas para criação e validação de modelos de negócios.

Objetivos Específicos:

  • Entender as teorias de vantagem competitiva;
  • Saber avaliar oportunidades de mercado;
  • Conhecer e praticar a elaboração de um modelo de negócio;
  • Aprender a validar um modelo de negócio.

PROGRAMA

  1. Modelo de negócio e vantagem competitiva

1.1 Criação de valor

1.2 Estratégia

1.3Vantagem competitiva

 

  1. Vantagem competitiva

2.1 Análise estrutural da indústria-Modelo das 5 forças de Porter

2.2 Visão baseada em recursos (Resource-based view - RBV)

2.3 Identificação e avaliação de oportunidades de negócio

 

  1. Validação de modelos de negócios (Desenvolvimento de clientes de Steven Blank)

3.1 Descoberta de clientes

3.2 Validação pelos clientes

 

  1. Ferramentas para criação de modelos de negócios

4.1 A estratégia do oceano azul

4.2 Business Model Generation - Canvas

METODOLOGIA

A disciplina engloba uma parte teórica e uma prática. A parte teórica será desenvolvida por intermédio de aulas expositivas em que os alunos deverão ler as referências bibliográficas antes da aula correspondente. Estas aulas poderão ter um caso, ou exercício, a fim de aplicar os conceitos vistos na aula, no entanto, esses casos não valerão nota para efeito de cálculo de avaliação.

A parte prática será desenvolvida por intermédio de atividades (ATs) em grupo que envolverão a criação e avaliação de um modelo de negócio.Tal modelo de negócio deverá ser relacionado à uma empresa nascente (start up) criada pelos alunos, ou relacionado à abertura de uma nova filial (ou seja, que ainda não existe) de uma franquia. Estas atividades (ATs) serão realizadas em grupo com no máximo 5 pessoas (o número de 5 pessoas pode ser alterado dependendo do tamanho da turma). As atividades (ATs) são:

AT 1 - Elaboração do relatório intermediário do modelo de negócio: basicamente envolve a análise das condições macroambientais, análise do setor econômico de atuação da startupe análise dos recursos internos da start up.

AT 2 - Elaboração do relatório final do modelo de negócio: basicamente envolve as análises anteriores e a validação do modelo de negócios junto ao segmento-alvo de clientes.

Haverá uma estrutura para cada um dos relatórios no Moodle e que deverá ser seguida pelos alunos. Somente será aceito o relatório entregue até o dia e horário máximos previstos no cronograma da disciplina. Não há atividade extra para substituir algum relatório (AT1, ou AT2) que não foi entregue dentro do prazo estabelecido no cronograma da disciplina.

 

Os alunos deverão enviar a realização das atividades (ATs) via Moodle por intermédio das tarefas cadastradas pelo professor. Caso haja algum problema técnico com o Moodle, os alunos poderão enviar a atividade ao professor via e-mail padrao@ufu.br desde que respeitem o dia e horário máximos previstos para a entrega da atividade no cronograma da disciplina. A avaliação dos relatórios será publicada pelo docente no Moodle.

Existirão algumas reuniões entre o docente e os grupos de alunos para o acompanhamento e orientação das atividades (ATs). As datas dessas reuniões estão definidas no cronograma da disciplina. A duração de cada reunião com cada grupo será de cerca de 12 minutos, por isso o número máximo de grupos é 7 devido à duração semanal de 2 horas-aula da disciplina. Devido à essas reuniões, os alunos deverão formar os grupos espontaneamente até a data máxima informada no cronograma da disciplina a fim de se definir por sorteio a ordem de atendimento dos grupos pelo docente. A formação do grupo deve ser enviada pelos alunos ao e-mail do professor (padrao@ufu.br). Os alunos que não tiverem formado grupo até a data máxima informada serão alocados em grupos novos formados pelo docente e não haverá possibilidade de mudança na formação desses grupos.

 

Trabalho Discente Efetivo (TDE):

Envolvem três etapas relacionadas à validação do modelo de negócio a ser analisado nas atividades (ATs): elaboração do instrumento de pesquisa; aplicação do instrumento de pesquisa junto ao segmento-alvo de clientes; análise das respostas do segmento-alvo de clientes.

Carga Horária: 2 horas-aula

TDIC: Na aplicação do instrumento de pesquisa, os alunos poderão usar qualquer software gratuito para realização on-line de pesquisa, por exemplo, Google Forms. O número de respondentes da pesquisa não ultrapassa o limite dos softwares de pesquisa para realizar a coleta de dados de forma gratuita. Os alunos também podem enviar o instrumento de pesquisa via e-mail, que também não acarreta custo aos alunos.

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle (www.moodle.ufu.br). Link da disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11635        Chave de inscrição no Moodle: mnin20231

Formas de apuração da assiduidade do TDE: O relatório AT2 contempla as três etapas acima, portanto, se o grupo de alunos entregar o relatório AT2 dentro do prazo definido no cronograma da disciplina, os integrantes do grupo receberão presença nas atividades assíncronas.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

02 Ago

Apresentação do plano de disciplina  e aula Estratégia

Ler o plano de ensino. Ler apostila estratégia.

 

Formar os grupos da atividade e enviar para padrao@ufu.br

2 horas

09 Ago

Teorias da vantagem competitiva - Modelo das 5 forças de Porter

 

Ler a apostila teorias de vantagem competitiva. Ler o capítulo 2 do livro Hitt et al. (2008).

 

Entrega da formação dos grupos da atividade até às 23:59hs para padrao@ufu.br

2 horas

16 Ago

Teorias da vantagem competitiva - RBV

 

Ler a apostila teorias de vantagem competitiva. Ler o capítulo 3 do livro de Barney (2008).

 

2 horas

23 Ago

Identificação e avaliação de oportunidades

 

Ler a apostila identificação e avaliação de oportunidades. Ler o capítulo 3 do livro de Dornelas (2008).

2 horas

30 Ago

Identificação e avaliação de oportunidades

 

Ler a apostila identificação e avaliação de oportunidades. Ler o capítulo 3 do livro de Dornelas (2008).

2 horas

06 Set

Exercício sobre Avaliação de Oportunidade

 

Ler o estudo de caso da escola de idiomas.

2 horas

13 Set

Reunião de acompanhamento da atividade AT1

 

Reunião com os grupos para acompanhamento da atividade AT1.

2 horas

20 Set

Prova P1 (30 pontos)

 

 

2 horas

27 Set

Devolutiva da Prova P1

Customer Development

Devolutiva da Prova P1.

 

Ler a apostila customer development. Ler o capítulo 2 do livro Blank (2012).

2 horas

10ª

04 Out

Customer Development

 

Ler a apostila customer development. Ler o capítulo 2 do livro Blank (2012).

 

Entrega do relatório AT1 até às 23:59hs via tarefa do Moodle na semana correspondente.

2 horas

11ª

11 Out

Reunião sobre a devolutiva da AT1

 

Reunião com os grupos para a devolutiva da atividade AT1.

2 horas

12ª

18 Out

Formato de negócio: Business Model Generation

 

Ler a apostila business model generation. Ler o capítulo 1 do livro de Osterwalder e Pigneur (2011).

 

2 horas

TDE

Elaborar e aplicar o questionário de validação do modelo de negócio da AT2

 

2 horas

13ª

25 Out

Reunião de acompanhamento da atividade AT2

Reunião com os grupos para acompanhamento da atividade AT2.

2 horas

14ª

01 Nov

Estratégia do oceano azul

 

Ler a apostila estratégia do oceano azul. Ler o capítulo 2 do livro Kim e Mauborgne (2005).

 

Entrega do relatório AT2 até às 23:59hs via tarefa do Moodle na semana correspondente.

2 horas

15ª

08 Nov

Prova P2 (30 pontos)

 

 

2 horas

16ª

22 Nov

Devolutiva da Prova P2

Devolutiva da AT2

Devolutiva da Prova P2.

Devolutiva do relatório AT2 pelo docente via Moodle.

2 horas

17ª

29 Nov

Prova Substitutiva

 

 

2 horas

 

 

AVALIAÇÃO

Duas Provas P1 (30 pontos) e P2 (30 pontos):

Avaliação escrita individual sem consulta com questões dissertativas ou testes. A avaliação será relacionada à toda matéria apresentada na disciplina por intermédio de aulas expositivas (slides, apresentações verbais e material bibliográfico), casos, exercícios, atividades, ou qualquer outro instrumento didático utilizado. Na prova P1 será cobrada a matéria dada até a data da prova. Na prova P2 será cobrada a matéria dada entre a data da prova P1 e a data da prova P2. No cronograma da disciplina estão definidas as datas da Prova P1 e Prova P2.Critérios de avaliação: As respostas dos alunos serão comparadas com as respostas esperadas que serão entregues na devolutiva.

Atividades ATs (40 pontos):

O relatório intermediário do modelo de negócio (AT1) vale 20 pontos, o relatório final do modelo de negócio (AT2) vale 20 pontos. Critérios de avaliação a serem aplicados nos relatórios AT1 e AT2: Conformidade das informações com as seções do relatório; qualidade e quantidade das informações de mercado coletadas sobre o ambiente empresarial externo e interno da startup criada; realização correta das análises estratégicas; coerência das conclusões com base nas análises estratégicas.

Prova Substitutiva (30 pontos)

A prova substitutiva poderá ser realizada pelo aluno, ou aluna, que faltar em alguma prova desde que a razão da ausência do aluno, ou aluna, se enquadre no artigo 138 da Resolução nº 46 de 2022 do Conselho de Graduação (CONGRAD) da Universidade Federal de Uberlândia. Com base no artigo 138, o aluno, ou aluna, poderá realizar a prova substitutiva desde que comprove por meio de um documento que o motivo da sua ausência se enquadra em uma das três situações, a saber: prestação de serviço militar temporário; problema de saúde; falecimento de filhos, pais, cônjuge e dependentes econômicos. O aluno, ou aluna, deverá fazer a solicitação de realização da prova substitutiva via e-mail ao professor (padrao@ufu.br) em no  máximo três dias úteis a contar da data da prova, conforme o artigo 139 da Resolução nº 46 de 2022 do CONGRAD. Caso o aluno, ou aluna, ultrapasse tal prazo, ele, ou ela, perderá o direito de realizar a prova substitutiva.

Caso a ausência do aluno, ou da aluna, não se enquadrar em nenhuma das três situações do artigo 138, o aluno, ou aluna, poderá solicitar a prova substitutiva perante o Colegiado do curso de Administração, conforme o artigo 140 da Resolução nº 46 de 2022 do CONGRAD. Neste caso, não será permitido a realização da prova substitutiva sem a aprovação formal da Colegiado do curso de Administração. Se o aluno, ou aluna, faltar na data da prova substitutiva, independentemente do motivo, não haverá remarcação da prova substitutiva, logo, o aluno, ou aluna, perderá a prova substitutiva.

A prova substitutiva será realizada na data definida no cronograma da disciplina e abrangerá toda a matéria dada no período letivo.Critérios de avaliação: As respostas dos alunos serão comparadas com as respostas esperadas que serão entregues na devolutiva.

Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem

Com intuito de atender o artigo 141 da Resolução nº 46 de 2022 do CONGRAD, o aluno, ou aluna, que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar a prova substitutiva que substituirá a prova com a menor nota. Caso o aluno, ou aluna, perca uma das provas P1, ou P2, tenha feito a prova substitutiva, e não tenha tido o rendimento mínimo para aprovação, o professor realizará uma nova prova substitutiva em no máximo três dias úteis a contar da data da prova substitutiva. Se nesse prazo, o professor e o aluno, ou aluna, não conseguirem marcar um dia e horário conveniente para as duas partes, a nova prova substitutiva será cancelada. A nova prova substitutiva abrangerá toda a matéria dada no período letivo. Se o aluno, ou aluna, faltar na data da atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem, independentemente do motivo, não haverá remarcação da atividade, logo, o aluno, ou aluna, perderá a atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem.

De acordo com o Ofício Circular Nº 28/2022 da Pró-reitora de Graduação da UFU, item 4, a avaliação de recuperação de aprendizagem pode ser uma prova. De acordo com o Ofício Circular Nº 28/2022 da Pró-reitora de Graduação da UFU, item 07: "O estudante deve ter a oportunidade de pelo menos uma avaliação de recuperação de aprendizagem, mas não necessariamente oportunidade de ser aprovado por meio da avaliação de recuperação". Portanto, a avaliação de recuperação de aprendizagem não tem que necessariamente permitir que o(a) aluno(a) obtenha 60 pontos.  Uma atividade pontual somente e com valor de 60 pontos pode levar o(a) aluno(a) a pensar que mesmo que ele(a) não se dedique na disciplina e tenha mau desempenho em todas as atividades, ele(a) ainda poderá obter aprovação. Isto pode gerar um comportamento que não contribui para o efetivo aprendizado além de gerar expectativas que não serão concretizadas.

Vista das Provas e Atividades (ATs)

No cronograma da disciplina estão definidas as datas de vista da Prova P1, Prova P2, e das atividades (AT1 e AT2). Se o aluno, ou aluna, faltar nestas datas e quiser realizar a vista em outro dia, ele, ou ela, terá que apresentar uma justificativa a ser analisada pelo docente. O docente poderá decidir se concederá a vista em outro dia em função da natureza da justificativa apresentada. A vista da prova substitutiva poderá ser realizada no próprio dia da prova substitutiva. Isto dependerá do número de alunos e da hora de término da prova do último aluno, ou aluna. Se houver a vista no dia da prova substitutiva e o aluno, ou aluna, não quiser esperar pela vista, o aluno, ou aluna, perderá o direito de realizar a vista. Caso não seja possível realizar a vista no dia da prova substitutiva, a nota será enviada via e-mail ao aluno, ou aluna, que poderá solicitar a vista da prova em um dia a ser agendado entre o aluno, ou aluna, e o docente. A vista da prova substitutiva será feita no máximo 3 dias úteis após a realização da prova substitutiva. Após tal prazo, não será mais realizada a vista da prova substitutiva.

BIBLIOGRAFIA

Os alunos terão acesso ao material de apoio (apostilas, artigos, exercícios) no Moodle.

Básica

BARNEY, J. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

BLANK, S. G. Do sonho à realização em 4 passos. São Paulo: Évora, 2012.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

Complementar

BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A economia da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2012.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios.  Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKINSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. Capítulo 2. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

PARASURAMAN, A.; COLBY, C. L. Marketing para produtos inovadores: como e por que seus clientes adotam tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2002.

VASCONCELOS, Flávio C.; & CYRINO, Álvaro, B. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de Empresas – RAE. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, v. 40, n.4, p. 20-37, Out./Dez. 2000. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37773>. Acesso em: 6 jul. 2023.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luís Carlos Padrão, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/08/2023, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4714138