|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31802 |
COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado IV |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 45 |
CH TOTAL: 105 |
OBJETIVOS
Analisar e compreender a prática pedagógica das Ciências Sociais nos diversos espaços educacionais de
formação, desta forma se apresenta a regência em espaço educativo. Aplicar todos os conhecimentos, saberes
e práticas adquiridos ao longo do curso na regência individual, especialmente dos componentes curriculares
de estágio supervisionado I, II e III, na regência individual.
Ementa
Análise da vivência e da prática pedagógica em espaço educativo. Planejamento, organização e gestão das
aulas de Ciências Sociais e temas transversais. Relação dos conhecimentos científicos das Ciências Sociais e
sua adequação com diferentes situações educacionais. Regência individual de práticas pedagógicas
desenvolvidas em espaço educativo na área de Ciências Sociais.
PROGRAMA
1. Vivência e da prática pedagógica em espaço educativo
2. Planejamento, organização e gestão das aulas de Ciências Sociais e temas transversais
3. Aplicação dos conhecimentos científicos das Ciências Sociais e sua adequação com diferentes situações
educacionais
4. Regência individual de práticas pedagógicas desenvolvidas em espaço educativo na área de Ciências Sociais
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de
professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
MORAES, Amaury César (Coord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Prática de ensino: os estágios na formação do professor. 2. ed. São
Paulo: Pioneira, 1987.
CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de
Sociologia no Ensino Médio. Ijuí, RS: EdUNIJUÍ, 2004.
CATANI, Denice Bárbara; MATOS, Olgária Chaim Feres (Org.). Docência, memoria e gênero: estudos
sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández; LONGAREZI, Andréa Maturano (Org.).
Ensino Médio: processos, sujeitos e docência. Uberlândia: EDUFU, 2012.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4407670 e o código CRC 79F98460. |
Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4407670 |