UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31802

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                               Estágio Supervisionado IV

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                   Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                             INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

45

CH TOTAL:

105

OBJETIVOS

 

Analisar e compreender a prática pedagógica das Ciências Sociais nos diversos espaços educacionais de
formação, desta forma se apresenta a regência em espaço educativo. Aplicar todos os conhecimentos, saberes
e práticas adquiridos ao longo do curso na regência individual, especialmente dos componentes curriculares
de estágio supervisionado I, II e III, na regência individual.

 

Ementa

 

Análise da vivência e da prática pedagógica em espaço educativo. Planejamento, organização e gestão das
aulas de Ciências Sociais e temas transversais. Relação dos conhecimentos científicos das Ciências Sociais e
sua adequação com diferentes situações educacionais. Regência individual de práticas pedagógicas
desenvolvidas em espaço educativo na área de Ciências Sociais.

 

 

PROGRAMA

1. Vivência e da prática pedagógica em espaço educativo


2. Planejamento, organização e gestão das aulas de Ciências Sociais e temas transversais


3. Aplicação dos conhecimentos científicos das Ciências Sociais e sua adequação com diferentes situações
educacionais


4. Regência individual de práticas pedagógicas desenvolvidas em espaço educativo na área de Ciências Sociais

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de
professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

 

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.


MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.


MORAES, Amaury César (Coord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2010.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Prática de ensino: os estágios na formação do professor. 2. ed. São
Paulo: Pioneira, 1987.


CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de
Sociologia no Ensino Médio. Ijuí, RS: EdUNIJUÍ, 2004.


CATANI, Denice Bárbara; MATOS, Olgária Chaim Feres (Org.). Docência, memoria e gênero: estudos
sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.


LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.


PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández; LONGAREZI, Andréa Maturano (Org.).
Ensino Médio: processos, sujeitos e docência. Uberlândia: EDUFU, 2012.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4407670 e o código CRC 79F98460.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407670