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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas
JUSTIFICATIVA
O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. A redação final do Trabalho de Conclusão de Curso habilita o aluno a desenvolver um posicionamento crítico em relação á produção do conhecimento historiográfico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolvimento de projeto de pesquisa, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
PROGRAMA
Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica. Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento. As modalidades de produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação da redação do projeto de TCC.
METODOLOGIA
Atividades síncronas: os encontros através de vídeo conferência terão a duração de 1h00min e ocorrerão todo sábado, com início às 10h00min. Será utilizada como plataforma a ConferênciaWEB (RNP);
Carga-horária de atividades assíncronas: os alunos devem dedicar outras 3h00min semanais no desenvolvimento das seguintes atividades: 1. Leitura dos textos indicados para cada capítulo (1h00min); 2. Avaliação da estrutura e correções no texto para apresentação (1H00min); 3. Redação dos capítulos (1h00min);
O acesso aos textos para leitura e materiais de acompanhamento do curso serão disponibilizados através do e-mail: marco.savio@ufu.br .
AVALIAÇÃO
O curso contará com avaliações múltiplas a serem distribuídas ao longo do período;
O curso contará com três (03) avaliações escritas, versando sobre o desenvolvimento do trabalho com as fontes, com o valor de quinze (15) pontos cada. As avalições escritas totalizarão quarenta e cinco (45) pontos. Serão avaliadas a abordagem teórico-metodológica, a coerência argumentativa e a estruturação do texto;
É obrigatória a participação do aluno nos encontros síncronos, apresentando questões sobre o desenvolvimento da redação e debatendo com o orientador sobre a construção dos capítulos e do texto como um todo. A avaliação dessa participação será semanal e terá o valor de cinco (05) pontos;
A entrega da versão final do projeto terá o valor de cinquenta (50) pontos. Será avaliado a estrutura do projeto, a coerência teórico-metodológico, a estruturação do debate sobre a literatura relativa à temática e a adequação entre os objetivos e as fontes apresentadas;
O controle de frequência será feito nos encontros síncronos;
A entrega das avaliações escritas será feita por e-mail: marco.savio@ufu.br ;
A comunicação geral será feita através de e-mail e da plataforma WhatsApp.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. “A nova história, seu passado e seu futuro”. Texto disponível em: http://etnohistoria.fflch.usp.br/sites/etnohistoria.fflch.usp.br/files/Burke_Nova_Historia.pdf
HOBSBAWM, Eric J. Sobre História. São Paulo: Cia das Letras, 2007. Texto disponível em: https://farofafilosofica.com/2017/03/27/eric-hobsbawn-bibliografia-em-pdf/
UMBERTO, Eco. Como se faz uma tese (21. Ed.). São Paulo: Perspectiva, 2008. Texto disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/RosangelaCaldas/como-se-faz.pdf
Complementar
BOTO, Carlota. “Nova História e seus velhos dilemas”. Revista da USP. N. 23 (1994):Dossiê Nova História. Texto disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/26972/28750
BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha & THEML, Neyde. “História comparada. Olhares plurais” Revista de História Comparada. Volume 1, n. 1, jun./2007. Texto disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4813081
GRESPAN, Jorge Luís. “O lugar da história em tempos de crise”. Revista de História. N. 151, 2004. Texto disponível em: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/1458
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, julho 2003. Texto disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16519.pdf
NUNES, Diogo. “História, linguagem e literatura: Dilemas e Perspectivas da Historiografia Contemporânea”. Revista Crítica Histórica. Ano I, nº 2, Dezembro/2010. Texto disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/2741/pdf
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/01/2022, às 13:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3296068 |