UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Informática Industrial II

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT32401

Período/Série:

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Renato Santos Carrijo

Ano/Semestre:

2020 / AARE - Etapa 1

Observações:

Serão ofertadas 50 vagas

 

EMENTA

Sistemas supervisórios e bancos de dados para automação.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina possui seu princípio básico fundamentado na compreensão do funcionamento e no projeto de sistemas supervisórios em plantas industriais. Tais conceitos são bastante comuns nas atividades da Engenharia de Controle e Automação. Este cenário, portanto, aproxima o estudante da realidade do mercado de trabalho.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de utilizar conceitos referentes ao projeto e utilização de sistemas supervisórios e seus componentes em um ambiente de automação.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso, o estudante será capaz de:

1. Trabalhar com sistemas supervisórios;

2. Trabalhar com bancos de dados aplicados em automação;

3. Trabalhar com componentes de comunicação capazes de trocar informações entre CLP, instrumentos de campo, sistemas supervisórios e bancos de dados.

PROGRAMA

1. Noções básicas de Visual Basic

1.1. Noções gerais de algoritmos, sintaxe, variáveis, tipos, estruturas de dados e arquivos

1.2. Visual Basic, VBA (Visual Basic for Applications) e VBS (Visual Basic Script)

2. Bancos de Dados para Automação

2.1. Noções gerais de SGBD (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados)

2.2. Noções gerais de SQL (Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada)

2.3. Bancos de dados de arquivos

2.4. Bancos de dados relacionais com SQL

2.5. Operações gerais de criação, consulta, atualização e remoção de dados

2.6. Integração de ferramentas de programação script com bancos de dados

2.7. Operações de manutenção e ferramentas de administração de bancos de dados

3. Sistemas de Supervisão: conceituação e aplicações em sistemas de automação

3.1. Teoria de Controle Supervisório, Supervisão e Aquisição de Dados 

3.2. Características de hardware e software dos Sistemas SCADA

3.3. Modelo de componentes COM, OLE, OPC, middlewares, drivers de comunicação e protocolos típicos

3.4. Aplicativos para sistemas SCADA

3.5. Elaboração de aplicativos para sistemas SCADA

3.6. IHM e Telas de sinóticos de processos industriais

4. Gerenciamento de Ativos: Diagnósticos e manutenções

4.1. Elementos comuns entre Sistemas SCADA e Sistemas de Gerenciamento de Ativos

4.2. Tipos de manutenções aplicadas à indústria

4.3. Diagnósticos em instrumentos de campo e sua sinalização em Sistemas SCADA e Sistemas de Gerenciamento de Ativos

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado como uma AARE (Atividade Acadêmica Remota Emergencial), atendendo à conjuntura atual que está regulamentada pela Resolução 07/2020 do CONGRAD.

As atividades serão realizadas utilizando-se duas modalidade distintas de comunicação:
- síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor em tempo real)  e
- assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).
 

Plataformas que serão utilizadas:

Modalidade síncrona (on-line): MConf, Microsoft Teams, Google Meet.

Modalidade assíncrona (off-line): Moodle, Microsoft Teams, Youtube.
 

Atividades síncronas: 

Atividades: Aulas expositivas e atividades práticas remotas.

Carga horária: 4 horas-aula semanais, totalizando-se 30 horas.

Horário: às segundas-feiras das 7:10h às 8:50h e das 14:50h às 16:30h.

Acesso: Os alunos receberão as devidas instruções e o link de acesso às aulas online que serão realizadas na Plataforma MConf, Microsoft Teams ou Google Meet.

 

Atividades assíncronas:

Atividades: Leitura de material complementar, videos, exercícios, desenvolvimento do Trabalho T1.

Carga horária: 4 horas-aula semanais, totalizando-se 30 horas.

Acesso: Os alunos receberão instruções para acesso ao conteúdo relativo às atividades assíncronas que serão disponibilizadas no Moodle, Microsoft Teams ou Youtube.

 

Detalhamento de Recursos Didáticos:
 

Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:

  1. Acesso à internet (conforme Art. 17 da Resolução no 7/2020 do CONGRAD, a UFU instituiu o Auxílio de Inclusão Digital aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica);

  2. Computador ou Tablet ou Smartphone para acompanhamento das aulas síncronas e assíncronas.

  3. Computador com Sistema Operacional Windows para realizar atividades remotas práticas.

  4. Softwares Gratuitos e/ou de Código Aberto para realização das atividades práticas: LibreOffice, Notepad++/Microsoft VS Code, ScadaBR, Oracle Virtual Box, Máquina Virtual com Linux.
    O link para acesso será disponibilizado aos estudantes na primeira semana de aula.


As aulas remotas síncronas serão ministradas de acordo com o seguinte cronograma:

 

Aula

Conteúdo

Semana 1

Apresentação da disciplina, metodologias das aulas teóricas e aspectos introdutórios ao curso.

Semana 2

Noções Básicas de Visual Basic

Semana 3

Bancos de Dados para Automação

Semana 4

Bancos de Dados para Automação

Semana 5

Prova P1

Semana 6

Introdução aos Sistemas a Eventos Discretos e Teoria do Controle Supervisório

Semana 7

Padronização no Desenvolvimento de Sistemas Supervisórios, Conceitos de IHM, Funções de Comunicação e Modos de Operação.

Semana 8

Planejamento de um Sistema Supervisório, Computadores Industriais e Gerenciamento de Ativos

Semana 9

Apresentação do Trabalho T1


 

Atendimento ao aluno:

Será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões através das plataformas MConf, Microsoft Teams ou Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.
 

Verificação de assiduidade:

A verificação da assiduidade dos discentes será realizada a partir do controle de presença nas aulas realizadas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação e progresso no desenvolvimento das atividades assíncronas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:

 

- Presença e participação nas aulas síncronas: total de 20 pontos.

- Prova P1: 40 pontos (A prova P1 será individual, com consulta, realizada por meio do Moodle e compreenderá os conceitos abordados nas semanas 1, 2, 3 e 4).

- Trabalho T1: 40 pontos (O trabalho T1 será individual, sendo entregue por meio do Moodle e compreenderá o desenvolvimento de um sistema de supervisão completo utilizando-se conceitos abordados durante todas as semanas do curso).
 

Total de pontos distribuídos: 100 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. COSTA, Eduard Montogomery Meira. Introdução aos sistemas a eventos discretos e a teoria de controle supervisório. Rio de Janeiro: Alta Books, 2004.

2. MORAES, Cícero Couto de. Engenharia de automação industrial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007.

3. TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos. São Paulo: Prentice Hall, 2010.

Complementar

1. BEGA, Egídio Alberto. Instrumentação Aplicada ao Controle de Caldeiras. 3ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2003.

2. CAMPOS, Mario Massa de. Controles Típicos de Equipamentos e Processos Industriais. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2011.

3. CAMPOS, Maria Massa de. Sistemas inteligentes em controle e automação de processos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004.

4. COULOURIS, George. Sistemas distribuídos: conceitos e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2013.

5. SOISSON, Harold E. Instrumentação industrial. São Paulo: Hemus, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renato Santos Carrijo, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/07/2020, às 00:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2157591