UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU31601

Período/Série:

6º período

Turma:

G1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

75

Total:

105

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(   )

Professor(A):

VICENTE DE PAULO DA SILVA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Quarta-feira das 08 h às 09:40 h e Segunda-feira das 13:10 h às 17:40 h

Turma G: Quarta-feira das 19 h às 20:40 h e Terça-feira das 13:10 h às 17:40 h

 

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Currículo e ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A Geografia e condições socioculturais do estudante nos Anos Finais do ensino fundamental: a educação como direito de todos. O cotidiano escolar nos espaços educativos formais e ou não formais nos Anos finais do Ensino Fundamental.

 

JUSTIFICATIVA

As questões teóricas e práticas no estágio são indissociáveis, assim, o estágio supervisionado 2 trata de questões diretas para a formação docente nas suas muitas dimensões profissionais, científicas e pedagógicas a partir das experiências nas escolas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O conteúdo teórico e prático contribuirá com a preparação dxs estudantxs para o desenvolvimento de suas atividades que serão realizadas na escola. Todos os conteúdos são voltados para a organização do trabalho acadêmico na prática escolar; assim, teoria e prática compõem uma base epistemológica crítica para pensar e construir um caminho profissional atrelado a reflexão e ao compromisso do conhecimento atrelado aos valores democráticos, na defesa dos direitos humanos e no compromisso com a formação de um cidadão pleno. Os conteúdos teórico-práticos desta disciplina contribuirão para a formação dxs discentes como futurxs professorxs ampliando e aprofundando o programa iniciado no semestre anterior com o Estágio Supervisionado 1 e enfocando agora, mais especificamente, o ensino de Geografia 6º ao 9º ano do ensino fundamental. É a partir desse segmento da escolarização em que geralmente na maioria dos sistemas de ensino a Geografia é incluída como disciplina específica sob a responsabilidade de um professor/uma professora especialista, ou seja, licenciado/licenciada em Geografia. Assim, na perspectiva de continuidade das disciplinas do bloco de Estágio Supervisionado, a importância do Estágio 2 na formação discentes também reside na necessidade de proporcionar aos mesmos situações planejadas para vivenciar o ensino de Geografia no cotidiano escolar com o acompanhamento de um profissional em exercício da profissão docente e o aporte de instrumentais teórico-metodológicos para articular e empregar na prática docente futura os conhecimentos pedagógicos, científicos, culturais e geográficos desenvolvidos na Licenciatura em Geografia.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Articular os conhecimentos teórico-metodológicos de geografia com a prática do ensino nas escolas de ensino fundamental (anos finais), por meio da imersão do estagiário nos espaços escolares

Objetivos Específicos:

  • Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia nessa fase da educação;

  • Compreender o cotidiano escolar nessa fase da educação como forma de subsidiar análises e reflexões sobre o ensino da geografia;

  • Desenvolver metodologias de trabalho em Geografia voltadas para essa fase da educação e considerando os diferentes sujeitos da escola e da sala de aula;

  • Apresentar um plano de estágio a ser desenvolvido na escola sob a supervisão de um profissional da educação.

 

PROGRAMA

1 - Apresentação e discussão do plano de curso; Projeto Pedagógico do Curso de Geografia; Documentação referente a estágio supervisionado em Geografia da UFU; Processos de avaliação; Encaminhamentos da disciplina;

2. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia:

2.1.BNCC da Geografia no ensino fundamental do 6o ao 9o ano;

2.2. A proposta municipal de Uberlândia para o ensino de geografia;

2.3. A proposta estadual para o ensino de geografia;

2.4. Currículo de Geografia e planejamento de aulas para o ensino fundamental;

2.5. Planos de Estágio e disciplina;

3. Apontamentos teóricos, metodológicos, didáticos e culturais no ensino da Geografia no Ensino Fundamental

3.1. Metodologias de ensino para conteúdos de Geografia do 6o ao 9o ano;

3.2. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Fundamental: a inclusão/exclusão em debate;

4. Estágio Supervisionado sob orientação de um Professor de Geografia do Ensino Fundamental .

4.1. Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiárixs;

4.2. Acompanhamento de aulas ministradas pela/pelo professora/professor orientadora/orientador

4.3. Regência de classe ministrando os conteúdos do Ensino Fundamental.

4.4. Vivência do cotidiano escolar e entendimento das dinâmicas escolares diárias.

4.5. Orientação e supervisão das práticas pedagógicas e científicas na sala de aula.

4.6. Produção e organização de material didático, produção de texto científico e relatório final do estágio.

 

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X) NÃO

 

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas de forma expositiva e interativa onde os estudantxs serão sempre incentivadxs à reflexão sobre o ensino da geografia nessa fase da educação e deverão comprometer-se com os estudos e preparação para imersão na escola de 6º ao 9º anos. Para isso serão realizadas atividades de diferentes condições como as aulas expositivas, debates, exposições dialogadas, apresentação de trabalhos (escritos e orais), dinâmicas de grupos, dentre outras que podem ser pensadas de acordo com o andamento da disciplina. Será utilizado o data-show, mas também outros recursos poderão ser utilizados como se fizerem necessários como painéis, video/TV, aparelho de som, gravador, celular etc.

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Trabalhos escritos (fichamento/Resumos/Resenhas ou outros

 

20

Apresentação de trabalhos em aula

 

10

Plano de estágio

 

05

Análise de filme

 

05

Avaliação pelo professor supervisor na escola

 

10

Relatório de estágio

 

50

 

 

Cronograma das aulas

 

Data

Dia Semana

C.H.

Atividade

Peso

JANEIRO

10

Q

2

Apresentação e discussão do plano de curso; Projeto pedagógico do curso de geografia; Documentação referente a Estágio Supervisionado em Geografia da UFU; Processos de avaliação; Encaminhamentos da disciplina.

 

15

S/T

5

Conteúdos Programáticos e Diretrizes Metodológicas de Geografia: A BNCC de geografia no ensino fundamental de 6 a 9 anos

05

17

Q

2

Aula expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano

 

22

S/T

5

Conteúdos Programáticos e Diretrizes Metodológicas de Geografia: A proposta estadual para o ensino de geografia

05

24

Q

2

Aula Expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano

 

29

S/T

5

Conteúdos Programáticos e Diretrizes Metodológicas de Geografia: Currículo de geografia município de Uberlândia

05

31

Q

2

Apontamentos teóricos, didáticos, metodológicos e culturais no ensino de geografia no ensino fundamental

 

FEVEREIRO

07

Q

2

Aula expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano

 

19

S/T

5

Planos de aula

 

21

Q

2

Aula expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano

 

26

S/T

5

Filme e atividade

10

28

Q

2

Plano de Estágio

 

MARÇO

04

S/T

5

Documentação referente ao estágio supervisionado

 

06

Q

2

O cotidiano escolar nos espaços educativos do ensino fundamental: a inclusão/exclusão em debate

15

11

S/T

5

Socialização dos planos de estágio

05

13

Q

2

Estágio supervisionado sob orientação de um professor de geografia do ensino fundamental: Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiárxs

 

 

18

S/T

5

Estágio supervisionado sob orientação de um professor de geografia do ensino fundamental: Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiarxs

 

20

Q

2

Estágio supervisionado sob orientação de um professor de geografia do ensino fundamental: Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiárxs

 

25

S/T

5

Acompanhamento de aulas ministradas pela/pelo professora/professor orientador/a

 

27

Q

2

Acompanhamento de aulas ministradas pela/pelo professora/professor orientador/a

 

ABRIL

01

S/T

 

Regência de classe ministrando os conteúdos de Geografia no ensino fundamental

 

03

Q

 

Vivência do cotidiano escolar e entendimento das dinâmicas escolares diárias

 

08

S/T

 

Vivência do cotidiano escolar e entendimento das dinâmicas escolares diárias

 

09

Q

 

orientação e supervisão das práticas pedagógicas e científicas na sala de aula

 

15

S/T

 

orientação e supervisão das práticas pedagógicas e científicas na sala de aula

 

17

Q

 

Socialização do estágio

05

22

S/T

 

Produção e organização de material didático, produção de texto científico e relatório final do

 

24

Q

 

Produção e organização de material didático, produção de texto científico e relatório final do: entrega de relatório

40

29

S/T

 

Resultados

 

 

 

 

 

 

Obs: Avaliação feita pelo professor orientador na escola

10

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. 

CEMEPE. Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia . – Uberlândia: Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2020. 

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2019.

Complementar

BRASIL. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 

CAMPOS, R. R. O golpe nas Ciências Humanas 1964 e Estudos Sociais. Geografia, v. 27, n. 3, 2002. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/1910

GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino em Re-Vista[S. l.], v. 25, n. 4, p. 1036–1055, 2018. DOI: 10.14393/ER-v25n3e2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46456. 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación , Vol 37, n 3, 2005 (ISSN: 1681-5653) Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1106Barros.pdf

PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

SENE, J. E. O livro didático como produto da geografia escolar: obra menor?. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 4(7), 27–43. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/143

SILVA, Lenyra Rique da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 1991. p. 10-21. Disponível em: anticolonialismo.org

Vitiello, Márcio Abondanza e Cacete, Núria HangleiCurrículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8Hj73XPXZH3G3SgFLdzZxfN/#

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vicente de Paulo da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/02/2024, às 10:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015346