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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024
Horário da disciplina: Turma F: Quarta-feira das 08 h às 09:40 h e Segunda-feira das 13:10 h às 17:40 h Turma G: Quarta-feira das 19 h às 20:40 h e Terça-feira das 13:10 h às 17:40 h
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EMENTA
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Currículo e ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A Geografia e condições socioculturais do estudante nos Anos Finais do ensino fundamental: a educação como direito de todos. O cotidiano escolar nos espaços educativos formais e ou não formais nos Anos finais do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
As questões teóricas e práticas no estágio são indissociáveis, assim, o estágio supervisionado 2 trata de questões diretas para a formação docente nas suas muitas dimensões profissionais, científicas e pedagógicas a partir das experiências nas escolas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O conteúdo teórico e prático contribuirá com a preparação dxs estudantxs para o desenvolvimento de suas atividades que serão realizadas na escola. Todos os conteúdos são voltados para a organização do trabalho acadêmico na prática escolar; assim, teoria e prática compõem uma base epistemológica crítica para pensar e construir um caminho profissional atrelado a reflexão e ao compromisso do conhecimento atrelado aos valores democráticos, na defesa dos direitos humanos e no compromisso com a formação de um cidadão pleno. Os conteúdos teórico-práticos desta disciplina contribuirão para a formação dxs discentes como futurxs professorxs ampliando e aprofundando o programa iniciado no semestre anterior com o Estágio Supervisionado 1 e enfocando agora, mais especificamente, o ensino de Geografia 6º ao 9º ano do ensino fundamental. É a partir desse segmento da escolarização em que geralmente na maioria dos sistemas de ensino a Geografia é incluída como disciplina específica sob a responsabilidade de um professor/uma professora especialista, ou seja, licenciado/licenciada em Geografia. Assim, na perspectiva de continuidade das disciplinas do bloco de Estágio Supervisionado, a importância do Estágio 2 na formação discentes também reside na necessidade de proporcionar aos mesmos situações planejadas para vivenciar o ensino de Geografia no cotidiano escolar com o acompanhamento de um profissional em exercício da profissão docente e o aporte de instrumentais teórico-metodológicos para articular e empregar na prática docente futura os conhecimentos pedagógicos, científicos, culturais e geográficos desenvolvidos na Licenciatura em Geografia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Articular os conhecimentos teórico-metodológicos de geografia com a prática do ensino nas escolas de ensino fundamental (anos finais), por meio da imersão do estagiário nos espaços escolares |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1 - Apresentação e discussão do plano de curso; Projeto Pedagógico do Curso de Geografia; Documentação referente a estágio supervisionado em Geografia da UFU; Processos de avaliação; Encaminhamentos da disciplina;
2. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia:
2.1.BNCC da Geografia no ensino fundamental do 6o ao 9o ano;
2.2. A proposta municipal de Uberlândia para o ensino de geografia;
2.3. A proposta estadual para o ensino de geografia;
2.4. Currículo de Geografia e planejamento de aulas para o ensino fundamental;
2.5. Planos de Estágio e disciplina;
3. Apontamentos teóricos, metodológicos, didáticos e culturais no ensino da Geografia no Ensino Fundamental
3.1. Metodologias de ensino para conteúdos de Geografia do 6o ao 9o ano;
3.2. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Fundamental: a inclusão/exclusão em debate;
4. Estágio Supervisionado sob orientação de um Professor de Geografia do Ensino Fundamental .
4.1. Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiárixs;
4.2. Acompanhamento de aulas ministradas pela/pelo professora/professor orientadora/orientador
4.3. Regência de classe ministrando os conteúdos do Ensino Fundamental.
4.4. Vivência do cotidiano escolar e entendimento das dinâmicas escolares diárias.
4.5. Orientação e supervisão das práticas pedagógicas e científicas na sala de aula.
4.6. Produção e organização de material didático, produção de texto científico e relatório final do estágio.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X) NÃO |
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas de forma expositiva e interativa onde os estudantxs serão sempre incentivadxs à reflexão sobre o ensino da geografia nessa fase da educação e deverão comprometer-se com os estudos e preparação para imersão na escola de 6º ao 9º anos. Para isso serão realizadas atividades de diferentes condições como as aulas expositivas, debates, exposições dialogadas, apresentação de trabalhos (escritos e orais), dinâmicas de grupos, dentre outras que podem ser pensadas de acordo com o andamento da disciplina. Será utilizado o data-show, mas também outros recursos poderão ser utilizados como se fizerem necessários como painéis, video/TV, aparelho de som, gravador, celular etc.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Trabalhos escritos (fichamento/Resumos/Resenhas ou outros |
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20 |
Apresentação de trabalhos em aula |
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10 |
Plano de estágio |
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05 |
Análise de filme |
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05 |
Avaliação pelo professor supervisor na escola |
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10 |
Relatório de estágio |
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50 |
Cronograma das aulas
Data |
Dia Semana |
C.H. |
Atividade |
Peso |
JANEIRO |
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10 |
Q |
2 |
Apresentação e discussão do plano de curso; Projeto pedagógico do curso de geografia; Documentação referente a Estágio Supervisionado em Geografia da UFU; Processos de avaliação; Encaminhamentos da disciplina. |
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15 |
S/T |
5 |
Conteúdos Programáticos e Diretrizes Metodológicas de Geografia: A BNCC de geografia no ensino fundamental de 6 a 9 anos |
05 |
17 |
Q |
2 |
Aula expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano |
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22 |
S/T |
5 |
Conteúdos Programáticos e Diretrizes Metodológicas de Geografia: A proposta estadual para o ensino de geografia |
05 |
24 |
Q |
2 |
Aula Expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano |
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29 |
S/T |
5 |
Conteúdos Programáticos e Diretrizes Metodológicas de Geografia: Currículo de geografia município de Uberlândia |
05 |
31 |
Q |
2 |
Apontamentos teóricos, didáticos, metodológicos e culturais no ensino de geografia no ensino fundamental |
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FEVEREIRO |
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07 |
Q |
2 |
Aula expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano |
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19 |
S/T |
5 |
Planos de aula |
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21 |
Q |
2 |
Aula expositiva: Metodologias de ensino para conteúdo de geografia de 6 a 9 ano |
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26 |
S/T |
5 |
Filme e atividade |
10 |
28 |
Q |
2 |
Plano de Estágio |
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MARÇO |
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04 |
S/T |
5 |
Documentação referente ao estágio supervisionado |
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06 |
Q |
2 |
O cotidiano escolar nos espaços educativos do ensino fundamental: a inclusão/exclusão em debate |
15 |
11 |
S/T |
5 |
Socialização dos planos de estágio |
05 |
13 |
Q |
2 |
Estágio supervisionado sob orientação de um professor de geografia do ensino fundamental: Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiárxs
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|
18 |
S/T |
5 |
Estágio supervisionado sob orientação de um professor de geografia do ensino fundamental: Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiarxs |
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20 |
Q |
2 |
Estágio supervisionado sob orientação de um professor de geografia do ensino fundamental: Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelxs estagiárxs |
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25 |
S/T |
5 |
Acompanhamento de aulas ministradas pela/pelo professora/professor orientador/a |
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27 |
Q |
2 |
Acompanhamento de aulas ministradas pela/pelo professora/professor orientador/a |
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ABRIL |
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01 |
S/T |
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Regência de classe ministrando os conteúdos de Geografia no ensino fundamental |
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03 |
Q |
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Vivência do cotidiano escolar e entendimento das dinâmicas escolares diárias |
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08 |
S/T |
|
Vivência do cotidiano escolar e entendimento das dinâmicas escolares diárias |
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09 |
Q |
|
orientação e supervisão das práticas pedagógicas e científicas na sala de aula |
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15 |
S/T |
|
orientação e supervisão das práticas pedagógicas e científicas na sala de aula |
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17 |
Q |
|
Socialização do estágio |
05 |
22 |
S/T |
|
Produção e organização de material didático, produção de texto científico e relatório final do |
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24 |
Q |
|
Produção e organização de material didático, produção de texto científico e relatório final do: entrega de relatório |
40 |
29 |
S/T |
|
Resultados |
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|
Obs: Avaliação feita pelo professor orientador na escola |
10 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019.
CEMEPE. Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia . – Uberlândia: Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2020.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2019.
Complementar
BRASIL. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
CAMPOS, R. R. O golpe nas Ciências Humanas 1964 e Estudos Sociais. Geografia, v. 27, n. 3, 2002. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/1910
GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 1036–1055, 2018. DOI: 10.14393/ER-v25n3e2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46456.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación , Vol 37, n 3, 2005 (ISSN: 1681-5653) Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1106Barros.pdf
PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SENE, J. E. O livro didático como produto da geografia escolar: obra menor?. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 4(7), 27–43. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/143
SILVA, Lenyra Rique da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 1991. p. 10-21. Disponível em: anticolonialismo.org
Vitiello, Márcio Abondanza e Cacete, Núria HangleiCurrículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8Hj73XPXZH3G3SgFLdzZxfN/#
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Vicente de Paulo da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/02/2024, às 10:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015346 |