UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - www.ppghis.inhis.ufu.br - ppghis@inhis.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em História I

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH125

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

 ( )

Optativa:

( X )

Professor(A):

Marcelo Lapuente Mahl

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Área de Concentração: História, Cultura e Poder

 

EMENTA

A disciplina compreende o estudo de diferentes abordagens temáticas e teórico metodológicas de pesquisas em História.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina responde à necessidade de se identificar e analisar as especificidades da pesquisa em História, tanto em relação às teorias quanto aos seus métodos de pesquisa, por meio da apresentação e do estudo das obras de pesquisadores reconhecidos pela academia por sua contribuição ao campo historiográfico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estudos de complementação e aprofundamento em temas e questões consideradas relevantes para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em História.

Objetivos Específicos:

a) Discutir o conceito de Cultura nas Ciências Humanas;
b) Pensar a emergência da História Cultural no século XX;
c) Refletir sobre as bases da operação historiográfica;
d) Avaliar alguns dos conceitos que auxiliam os historiadores nas reflexões sobre sociedade, política, poder e ideologia.

PROGRAMA

As aulas seguirão o seguinte programa, por meio de Atividades Síncronas e Assíncronas, ministradas pelo sistema RNP, no endereço:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl


1
10/08 - Apresentação da disciplina e discussão sobre o programa proposto; apresentação do sistema de avaliação e da forma de participação dos discentes nas aulas ministradas no ambiente virtual.


2
17/08 - O conceito de Cultura para as Ciências Humanas;
Texto de apoio:
LARAIA, Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.


3, 4 e 5
24/08 ; 14/09; 21/09 - Os conceitos, formas de narrativa e a operação histórica;
Texto de apoio:
CERTEAU, Michel. A operação histórica. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Dir.) História novos problemas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.


6 e 7
28/09; 05/10 - O Documento, a verdade e a escrita da História;

Texto de apoio:
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.


8 e 9
19/10; 26/10 - As minúcias da investigação histórica;

Texto de apoio:
GINZBURG. Sinais, raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais. SP: Cia das Letras, 1989.

 

10 e 11
09/11; 16/11 - História e Ciências Sociais: os conceitos de habitus e campo em Pierre Bourdieu;

Texto de apoio:
BOURDIEU, PIERRE. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1998.

 

12
23/11– A arqueologia do saber de Michel Foucault;

Texto de apoio:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.


13
30/11 – Ajuste de Conteúdo.


14
7/12 – Encerramento do curso e entrega do relatório final.

 

METODOLOGIA

As atividades/aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas como debates, estudos dirigidos, aulas expositivas e exposições dialogadas, de acordo com as possibilidades remotas, sendo que o próprio processo de desenvolvimento do trabalho nessas condições poderá indicar a utilização de determinadas estratégias que, por sua vez, podem contar com variados recursos audiovisuais disponíveis na internet.

 

ATIVIDADES SÍNCRONAS – DE ACORDO COM O PROGRAMA EXPOSTO

Especificação da atividade síncrona

a) Plataforma de TI a ser utilizada;
b) Softwares a serem utilizados.

Data da

atividade

Horário da
atividade

Carga horária
da atividade

1

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

10/08

14:00 até 17:00

3 horas

2

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

17/08

14:00 até 17:00

3 horas

3

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

24/08

14:00 até 17:00

3 horas

4

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

14/09

14:00 até 17:00

3 horas

5

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

21/09

14:00 até 17:00

3 horas

6

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

28/09

14:00 até 17:00

3 horas

7

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

05/10

14:00 até 17:00

3 horas

8

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

19/10

14:00 até 17:00

3 horas

9

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

26/10

14:00 até 17:00

3 horas

10

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

09/11

14:00 até 17:00

3 horas

11

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

16/11

14:00 17:00 até

3 horas

12

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

23/11

14:00 até 17:00

3 horas

13

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

30/11

14:00 até 17:00

3 horas

14

Diálogos Temáticos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

07/12

14:00 até 17:00

3 horas

Carga horária total de atividades síncronas

42 horas

Os textos disponíveis serão enviados por e-mail pelo docente, e também indicados durante os encontros síncronos, no chat disponível na plataforma RNP.

 

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

Especificação da atividade assíncrona

a) Plataforma de TI a ser utilizada;
b) Softwares a serem utilizados.

Carga horária
da atividade

1

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

3 horas

2

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

3

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

4

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

5

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

6

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

7

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

8

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

9

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

10

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

11

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

12

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

13

Leitura de Textos; Análise de
Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

1 hora

14

Leitura de Textos; Análise de

Documentários; Produção de Textos

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl

3 horas

Carga horária total de atividades assíncronas

18 horas

Os discentes matriculados na disciplina receberão os arquivos com a bibliografia constante do cronograma, e também as indicações com os links e endereços eletrônicos para o acesso aos materiais utilizados.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação terá como base de análise o acompanhamento do processo de desenvolvimento das atividades propostas e realizadas na disciplina, tendo em vista as leituras e a participação efetiva nos debates e discussões.
Avaliação contínua da participação dos discentes nas discussões sobre os temas propostos, averiguadas por meio de um relatório final, entregue no dia 07/12 (e-mail); o trabalho somente será considerado entregue após a confirmação do recebimento, também por e-mail, pelo professor responsável pela disciplina.

Especificação da Atividade Avaliativa

Data(s)

Valor
atribuído

Critérios para realização e correção

Produção de um relatório final,
fundamentado nas discussões e nas leituras
indicadas na Bibliografia da disciplina.

07/12

100 pontos

Avaliação dos conteúdos estudados, do texto elaborado, e de sua relação com a bibliografia discutida.

 

Critério para a validação da assiduidade dos discentes (conforme Art. 6º da Resolução CONGRAD 07/2020)

Acompanhamento dos discentes por meio de chamada virtual durante os encontros síncronos.

 

Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico:

As leituras serão disponibilizadas por e-mail, e também por meio do chat do sistema RNP, durante os encontros síncronos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOURDIEU, PIERRE. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1998.
CERTEAU, Michel. A operação histórica. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Dir.) História novos problemas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
GINZBURG. Sinais, raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais. SP: Cia das Letras, 1989.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2013
 

Complementar

BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CAMPOS, R. D. Philippe Ariès: a paixão pela História. Cadernos de História da Educação – v. 11, n. 1 – jan./jun. 2012
CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice; HEY, Ana Paula; MADEIROS, Cristina Carla Cardoso (orgs). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017
CHARTIER, R. Cardenio entre Cervantes e Shakespeare. História de uma peça perdida. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
CHARTIER, R. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Unesp, 2014.
DARNTON, R. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2019.
GUTTING, Gary (Org). Foucault. Trad. André Oídes. São Paulo: Ideias e Letras, 2016.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
______. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares.

Revista Brasileira de História, v 23, n 45, 2003. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16519.pdf
NOVAIS, F; SILVA, R. Nova história em perspectiva. Volumes 1 e 2. São Paulo: Cosac Naif, 2013.
PESAVENTO, S. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PROST, A. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
VEYNE, P. Como se escreve a história. Brasília: Ed. da UNB, 1998.
 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcelo Lapuente Mahl, Membro de Comissão, em 06/12/2021, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2797105 e o código CRC CB76CC18.




Referência: Processo nº 23117.034131/2021-11 SEI nº 2797105