|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
||||||||||
Unidade Ofertante: |
||||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
||||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
|||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
||||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
|||||||||
Observações: |
|
EMENTA
A disciplina compreende o estudo de diferentes abordagens temáticas e teórico metodológicas de pesquisas em História.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina responde à necessidade de se identificar e analisar as especificidades da pesquisa em História, tanto em relação às teorias quanto aos seus métodos de pesquisa, por meio da apresentação e do estudo das obras de pesquisadores reconhecidos pela academia por sua contribuição ao campo historiográfico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estudos de complementação e aprofundamento em temas e questões consideradas relevantes para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em História. |
Objetivos Específicos: |
a) Discutir o conceito de Cultura nas Ciências Humanas; |
PROGRAMA
As aulas seguirão o seguinte programa, por meio de Atividades Síncronas e Assíncronas, ministradas pelo sistema RNP, no endereço:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl
1
10/08 - Apresentação da disciplina e discussão sobre o programa proposto; apresentação do sistema de avaliação e da forma de participação dos discentes nas aulas ministradas no ambiente virtual.
2
17/08 - O conceito de Cultura para as Ciências Humanas;
Texto de apoio:
LARAIA, Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
3, 4 e 5
24/08 ; 14/09; 21/09 - Os conceitos, formas de narrativa e a operação histórica;
Texto de apoio:
CERTEAU, Michel. A operação histórica. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Dir.) História novos problemas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
6 e 7
28/09; 05/10 - O Documento, a verdade e a escrita da História;
Texto de apoio:
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
8 e 9
19/10; 26/10 - As minúcias da investigação histórica;
Texto de apoio:
GINZBURG. Sinais, raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais. SP: Cia das Letras, 1989.
10 e 11
09/11; 16/11 - História e Ciências Sociais: os conceitos de habitus e campo em Pierre Bourdieu;
Texto de apoio:
BOURDIEU, PIERRE. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1998.
12
23/11– A arqueologia do saber de Michel Foucault;
Texto de apoio:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
13
30/11 – Ajuste de Conteúdo.
14
7/12 – Encerramento do curso e entrega do relatório final.
METODOLOGIA
As atividades/aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas como debates, estudos dirigidos, aulas expositivas e exposições dialogadas, de acordo com as possibilidades remotas, sendo que o próprio processo de desenvolvimento do trabalho nessas condições poderá indicar a utilização de determinadas estratégias que, por sua vez, podem contar com variados recursos audiovisuais disponíveis na internet.
ATIVIDADES SÍNCRONAS – DE ACORDO COM O PROGRAMA EXPOSTO |
|||||
---|---|---|---|---|---|
Especificação da atividade síncrona |
a) Plataforma de TI a ser utilizada; |
Data da atividade |
Horário da |
Carga horária |
|
1 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
10/08 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
2 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
17/08 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
3 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
24/08 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
4 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
14/09 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
5 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
21/09 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
6 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
28/09 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
7 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
05/10 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
8 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
19/10 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
9 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
26/10 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
10 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
09/11 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
11 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
16/11 |
14:00 17:00 até |
3 horas |
12 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
23/11 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
13 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
30/11 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
14 |
Diálogos Temáticos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
07/12 |
14:00 até 17:00 |
3 horas |
Carga horária total de atividades síncronas |
42 horas |
Os textos disponíveis serão enviados por e-mail pelo docente, e também indicados durante os encontros síncronos, no chat disponível na plataforma RNP.
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
|||
---|---|---|---|
Especificação da atividade assíncrona |
a) Plataforma de TI a ser utilizada; |
Carga horária |
|
1 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
3 horas |
2 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
3 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
4 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
5 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
6 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
7 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
8 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
9 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
10 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
11 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
12 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
13 |
Leitura de Textos; Análise de |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
1 hora |
14 |
Leitura de Textos; Análise de Documentários; Produção de Textos |
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-lapuente-mahl |
3 horas |
Carga horária total de atividades assíncronas |
18 horas |
Os discentes matriculados na disciplina receberão os arquivos com a bibliografia constante do cronograma, e também as indicações com os links e endereços eletrônicos para o acesso aos materiais utilizados.
AVALIAÇÃO
A avaliação terá como base de análise o acompanhamento do processo de desenvolvimento das atividades propostas e realizadas na disciplina, tendo em vista as leituras e a participação efetiva nos debates e discussões.
Avaliação contínua da participação dos discentes nas discussões sobre os temas propostos, averiguadas por meio de um relatório final, entregue no dia 07/12 (e-mail); o trabalho somente será considerado entregue após a confirmação do recebimento, também por e-mail, pelo professor responsável pela disciplina.
Especificação da Atividade Avaliativa |
Data(s) |
Valor |
Critérios para realização e correção |
---|---|---|---|
Produção de um relatório final, |
07/12 |
100 pontos |
Avaliação dos conteúdos estudados, do texto elaborado, e de sua relação com a bibliografia discutida. |
Critério para a validação da assiduidade dos discentes (conforme Art. 6º da Resolução CONGRAD 07/2020) |
---|
Acompanhamento dos discentes por meio de chamada virtual durante os encontros síncronos. |
Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: |
---|
As leituras serão disponibilizadas por e-mail, e também por meio do chat do sistema RNP, durante os encontros síncronos. |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOURDIEU, PIERRE. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1998.
CERTEAU, Michel. A operação histórica. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Dir.) História novos problemas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
GINZBURG. Sinais, raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais. SP: Cia das Letras, 1989.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2013
Complementar
BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CAMPOS, R. D. Philippe Ariès: a paixão pela História. Cadernos de História da Educação – v. 11, n. 1 – jan./jun. 2012
CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice; HEY, Ana Paula; MADEIROS, Cristina Carla Cardoso (orgs). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017
CHARTIER, R. Cardenio entre Cervantes e Shakespeare. História de uma peça perdida. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
CHARTIER, R. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Unesp, 2014.
DARNTON, R. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2019.
GUTTING, Gary (Org). Foucault. Trad. André Oídes. São Paulo: Ideias e Letras, 2016.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
______. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares.
Revista Brasileira de História, v 23, n 45, 2003. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16519.pdf
NOVAIS, F; SILVA, R. Nova história em perspectiva. Volumes 1 e 2. São Paulo: Cosac Naif, 2013.
PESAVENTO, S. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PROST, A. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
VEYNE, P. Como se escreve a história. Brasília: Ed. da UNB, 1998.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Documento assinado eletronicamente por Marcelo Lapuente Mahl, Membro de Comissão, em 06/12/2021, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2797105 e o código CRC CB76CC18. |
Referência: Processo nº 23117.034131/2021-11 | SEI nº 2797105 |