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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Força e movimento. Trabalho e energia. Lei da conservação da energia. Sistemas de partículas. Movimento de rotação. Torque e momento angular. Gravitação. Oscilações e ondas.
JUSTIFICATIVA
Nesta disciplina, os conteúdos abordados deverão permitir aos estudantes uma ampliação de seus conhecimentos sobre a mecânica clássica. Será priorizado um desenvolvimento teórico sobre os conceitos fundamentais relacionados às leis que regem o movimento e a dinâmica de partículas e sistemas, bem como às leis envolvendo gravitação, oscilações e ondas. Com isso, pretende-se proporcionar aos alunos um aprimoramento da sua capacidade de observação, do raciocínio abstrato, da imaginação, do pensamento lógico e objetivo e, por fim, da habilidade algébrica e numérica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final desta disciplina, o estudante deverá ser capaz de analisar fenômenos naturais relacionados à mecânica clássica, de maneira conceitual. Com isso, ele poderá estabelecer modelos e determinar o domínio de validade destes modelos a partir de estudos qualitativos e quantitativos. |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de resolver problemas básicos propostos pela mecânica clássica, descrever e aplicar as leis de movimento dos corpos, da conservação da energia, e do momento linear. Também deverá ser capaz de descrever as equações de movimento associadas aos corpos rígidos, e as leis conservação relacionadas a estes movimentos. Por fim, deverá compreender a teoria clássica da gravitação e resolver problemas relacionados às oscilações e ondas. |
PROGRAMA
1. FORÇA E MOVIMENTO – I
1.1. Equações de movimento (cinemática)
1.2. Leis de Newton.
1.3. Aplicações das leis de Newton.
2. FORÇA E MOVIMENTO – II
2.1. Atrito.
2.2. Força de arraste e velocidade terminal.
2.3. Movimento circular uniforme.
3. TRABALHO E ENERGIA
3.1. Conceito de trabalho.
3.2. Trabalho: movimento em uma dimensão com uma força constante.
3.3. Trabalho: Movimento em uma dimensão com uma força variável.
3.4. Trabalho realizado por uma mola.
3.5. Relação trabalho e energia.
4. LEI DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
4.1. Leis de conservação.
4.2. Tipos de Energia.
4.3. Energia mecânica.
4.4. Forças conservativas e forças não conservativas.
4.5. A lei da conservação da energia.
5. SISTEMAS DE PARTÍCULAS
5.1. Momento linear.
5.2. O momento linear de um sistema de partículas.
5.3. Conservação do momento linear.
6. MOVIMENTO DE ROTAÇÃO
6.1. As grandezas físicas importantes no movimento de rotação.
6.2. Rotação com aceleração angular constante.
6.3. As grandezas lineares e as grandezas angulares.
6.4. Energia cinética na rotação.
6.5. Definição e determinação de momento de inércia.
6.6. Torque.
6.7. Segunda Lei de Newton na rotação.
7. TORQUE E MOMENTO ANGULAR
7.1. Momento angular.
7.2. O momento angular de um corpo rígido que gira em torno de um eixo fixo.
7.3. Conservação do momento angular.
8. GRAVITAÇÃO
8.1. Lei de Newton da gravitação.
8.2. Energia potencial gravitacional.
8.3. Planetas e satélites: as leis de Kepler.
9. OSCILAÇÕES E ONDAS
9.1. Oscilações harmônicas.
9.2. Movimento Harmônico simples.
9.3. O conceito de onda.
9.4. Onda em uma dimensão.
9.5. Equação de onda.
9.6. Intensidade, interferência e reflexão de ondas.
METODOLOGIA
As aulas serão desenvolvidas em duas modalidades, a síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e a assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Nas aulas síncronas, a tela do computador da professora será compartilhada permitindo a visualização de uma apresentação sobre o tema estudado. Para facilitar o processo, uma mesa digitalizadora também poderá ser utilizada pela professora para simular o quadro branco de sala de aula. Para as aulas assíncronas, material didático será disponibilizado para os alunos se aprofundarem no conteúdo estudado. Para a participação do aluno nas aulas síncronas e assíncronas, o aluno deverá, necessariamente, ter acesso à internet.
a) *Atividades síncronas: 30 horas
* Horários das atividades síncronas: segundas-feiras das 14:00h - 15:40h
* Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Google Meet
b) *Atividades assíncronas: 30 horas
* Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Moodle-UFU
* Endereço web de localização dos arquivos:
https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8576
c)*Atendimento ao aluno: para cada tópico estudado, ocorrerão fóruns de discussões, dentro do ambiente Moodle, para sanar possíveis dúvidas e facilitar os direcionamentos dos estudos.
AVALIAÇÃO
O conteúdo trabalhado será organizado em 4 módulos. Ao final de cada módulo, os alunos realizarão uma tarefa avaliativa que seguirá a pontuação estipulada a seguir. As datas indicadas para as atividades avaliativas poderão sofrer alterações caso ocorram imprevistos.
Tarefa Módulo 1: valor máximo de 25 pontos
(A Tarefa Módulo 1 ficará disponível no Moodle-UFU a partir de 0h (horário de Brasília) do dia 22/03/2021 e aceitará envios pelos estudantes até às 23h59min (horário de Brasília) do mesmo dia.
Tarefa Módulo 2: valor máximo de 25 pontos
(A Tarefa Módulo 2 ficará disponível no Moodle-UFU a partir de 0h (horário de Brasília) do dia 12/04/2021 e aceitará envios pelos estudantes até às 23h59min (horário de Brasília) do mesmo dia.
Tarefa Módulo 3: valor máximo de 25 pontos
(A Tarefa Módulo 3 ficará disponível no Moodle-UFU a partir de 0h (horário de Brasília) do dia 03/05/2021 e aceitará envios pelos estudantes até às 23h59min (horário de Brasília) do mesmo dia.
Tarefa Módulo 4: valor máximo de 25 pontos
(A Tarefa Módulo 3 ficará disponível no Moodle-UFU a partir de 0h (horário de Brasília) do dia 24/05/2021 e aceitará envios pelos estudantes até às 23h59min (horário de Brasília) do mesmo dia.
Será permitido ao aluno realizar uma avaliação substitutiva no intuito de substituir a nota de uma das Tarefas. O conteúdo corresponderá àquele da Tarefa que o aluno desejar substituir.
(A Avaliação Substitutiva ficará disponível no Moodle-UFU a partir de 0h (horário de Brasília) do dia 07/06/2021 e aceitará envios pelos estudantes até às 23h59min (horário de Brasília) do mesmo dia.
A nota final será a soma dos pontos obtidos pelo estudante nas avaliações descritas acima. Será considerado aprovado na disciplina, aluno que obtiver nota final maior ou igual a 60 pontos e frequência mínima de 75%. A frequência do aluno será acompanhada levando-se em conta a barra de progresso na disciplina disponibilizada pelo Moodle-UFU, bem como a participação dos alunos nas aulas síncronas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1) NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, volumes 1 e 2, 5ª Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.
2) HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física, volumes 1 e 2. 10ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
3) FINN, E. J.; ALONSO, M. Física, um curso universitário, volume 1. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
Complementar
1) TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros, volume 1. 5ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
2) RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física, volumes 1 e 2, 5ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
3) SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física, volumes I e II, 12ª Ed. Pearson, 2013.
4) SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de Física, volumes 1 e 2. 3ª Ed. São Paulo: Thomson, 2004.
5) CHAVES, A.; SAMPAIO, J. F. Física Básica: Mecânica. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2021, às 13:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2803779 |