UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Marketing

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos de Marketing

Unidade Ofertante:

Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN 31102

Período/Série:

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Rafael Silva Guerreiro

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

  1. A interação entre docente e discentes se dará por meio da plataforma Moodle UFU, que também será adotada como ambiente virtual de aprendizagem.
  2. É proibido qualquer uso indevido e reprodução não autorizada de materiais adotados neste componente curricular sem o consentimento, por escrito, do professor.

 

EMENTA

Pressupostos básicos de marketing. Ambientes. Marketing de Mercado-Alvo. Administração de Marketing.

JUSTIFICATIVA

A despeito do tipo, segmento ou qualquer classificação de uma organização, todas estão envoltas na dinâmica de mercado existente no seu campo de atuação. Ao longo das últimas décadas, esta dinâmica está cada vez mais exigente, em decorrência de diversos fatores, tais como o uso intensivo das tecnologias, os avanços logísticos que tangibilizaram os efeitos da globalização, as relações entre países e grupos, dentre outros. É neste contexto que as organizações atuam com a finalidade de atender seu público-alvo. Entender estas relações para atender adequadamente este público é um dos principais desafios dos gestores de marketing, sendo que este componente curricular trabalha os aspectos inerentes às movimentações do mercado e como as organizações lidam com esta realidade.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar e discutir os preceitos básicos da função de marketing.

Objetivos Específicos:

1. Propiciar a compreensão dos principais conceitos de marketing buscando o entendimento da filosofia mercadológica e do papel de marketing nas organizações e na sociedade;

2. Propiciar a compreensão das variáveis do composto de marketing, a segmentação e o posicionamento, analisando a evolução e as tendências do marketing;

3. Possibilitar que o aluno compreenda a importância do marketing nas organizações, permitindo que ele utilize as teorias e ferramentas de marketing na sua carreira profissional.

PROGRAMA

  1. Pressupostos básicos de marketing
    1. Definição
    2. Escopo de marketing
    3. Tarefas de marketing
    4. Conceitos centrais: necessidade, desejos, mercado, demanda, oferta, valor, transação, etc.
    5. Composto de mercadológico
    6. Orientação da empresa para o mercado
    7. Satisfação
    8. Lealdade
    9. Relacionamento
  2. Ambientes de marketing
    1. Microambiente: fornecedores, concorrentes, intermediários, clientes e stakeholders.
    2. Macroambiente: forças políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, culturais e legais.
  3. Marketing de mercado-alvo
    1. Segmentação de mercado
      1. Níveis de segmentação
      2. Bases para segmentação
      3. Procedimentos para segmentação
      4. Avaliação de mercados-alvo
      5. Seleção de mercados-alvo
    2. Diferenciação e posicionamento de mercado

METODOLOGIA

TÉCNICAS DE ENSINO E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Link da sua disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=8731

Chave de inscrição: GUERREIRORS

A inscrição na plataforma moodle será no período compreendido entre 11/08/23 e 30/09/23.

As aulas serão na modalidade presencial, sendo que os trabalhos serão individuais, por meio da plataforma moodle, e as provas presenciais, conforme cronograma disponibilizado.

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos da seguinte forma:

60 pontos em provas individuais, sem consulta.

1ª prova: 30 pontos

2ª prova: 30 pontos

40 pontos em trabalhos individuais, com consulta.

1ª Atividade online: 10 pontos

2ª Atividade online: 10 pontos

3ª Atividade online: 10 pontos

4ª Atividade online: 10 pontos​

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma prova no valor de 60 pontos, compreendendo todo o conteúdo trabalhado no curso, para buscar obter o mencionado rendimento mínimo que previamente não foi obtido. A prova de recuperação acontecerá no último dia letivo da disciplina.

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

1º Módulo: Pressupostos básicos de marketing

1ª Atividade

10 pontos

Material de Apoio:

Cap. 1 – Marketing para o Século XXI

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. 1-33, 2012.

2º Módulo: Ambientes de marketing

2ª Atividade

10 pontos

Material de Apoio:

Cap. 2 – Análise Ambiental

CHURCHILL JR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, p. 24-53, 2000.

12ª

3º Módulo: Segmentação de mercado

3ª Atividade

10 pontos

Material de Apoio:

Cap. 5 – Segmentação de Mercado e Posicionamento da Oferta

OLIVEIRA, B. (Organizador). Gestão de Marketing. São Paulo: Pearson, p. 115-146, 2012.

14ª

4º Módulo: Diferenciação e posicionamento

4ª Atividade

10 pontos

Material de Apoio:

Cap. 9 – Diferenciação e Posicionamento de Produtos e Serviços no Mercado

COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Elsevier, p. 155-169, 2009.

 

BIBLIOGRAFIA

Os discentes terão acesso à bibliografia e material de apoio no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, assim como por meio da biblioteca virtual.

Básica

CHURCHILL JR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Elsevier, 2009.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

Complementar

BERKOWITZ, E; KERIN, R; HARTLEY, S; RUDELIUS, W. Marketing. Vol. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

BERKOWITZ, E; KERIN, R; HARTLEY, S; RUDELIUS, W. Marketing. Vol. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

DIAS, R. D. (Organizador). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

KOTLER, P, ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson, 2007

OLIVEIRA, B. (Organizador). Gestão de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rafael Silva Guerreiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/08/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4759327 e o código CRC 6B2B186B.




Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4759327