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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Pressupostos básicos de marketing. Ambientes. Marketing de Mercado-Alvo. Administração de Marketing.
JUSTIFICATIVA
A despeito do tipo, segmento ou qualquer classificação de uma organização, todas estão envoltas na dinâmica de mercado existente no seu campo de atuação. Ao longo das últimas décadas, esta dinâmica está cada vez mais exigente, em decorrência de diversos fatores, tais como o uso intensivo das tecnologias, os avanços logísticos que tangibilizaram os efeitos da globalização, as relações entre países e grupos, dentre outros. É neste contexto que as organizações atuam com a finalidade de atender seu público-alvo. Entender estas relações para atender adequadamente este público é um dos principais desafios dos gestores de marketing, sendo que este componente curricular trabalha os aspectos inerentes às movimentações do mercado e como as organizações lidam com esta realidade.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar e discutir os preceitos básicos da função de marketing. |
Objetivos Específicos: |
1. Propiciar a compreensão dos principais conceitos de marketing buscando o entendimento da filosofia mercadológica e do papel de marketing nas organizações e na sociedade; 2. Propiciar a compreensão das variáveis do composto de marketing, a segmentação e o posicionamento, analisando a evolução e as tendências do marketing; 3. Possibilitar que o aluno compreenda a importância do marketing nas organizações, permitindo que ele utilize as teorias e ferramentas de marketing na sua carreira profissional. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
TÉCNICAS DE ENSINO E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Link da sua disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=8731
Chave de inscrição: GUERREIRORS
A inscrição na plataforma moodle será no período compreendido entre 11/08/23 e 30/09/23.
As aulas serão na modalidade presencial, sendo que os trabalhos serão individuais, por meio da plataforma moodle, e as provas presenciais, conforme cronograma disponibilizado.
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos da seguinte forma:
60 pontos em provas individuais, sem consulta.
1ª prova: 30 pontos
2ª prova: 30 pontos
40 pontos em trabalhos individuais, com consulta.
1ª Atividade online: 10 pontos
2ª Atividade online: 10 pontos
3ª Atividade online: 10 pontos
4ª Atividade online: 10 pontos
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma prova no valor de 60 pontos, compreendendo todo o conteúdo trabalhado no curso, para buscar obter o mencionado rendimento mínimo que previamente não foi obtido. A prova de recuperação acontecerá no último dia letivo da disciplina.
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
5ª |
1º Módulo: Pressupostos básicos de marketing |
1ª Atividade |
10 pontos |
Material de Apoio: Cap. 1 – Marketing para o Século XXI KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. 1-33, 2012. |
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7ª |
2º Módulo: Ambientes de marketing |
2ª Atividade |
10 pontos |
Material de Apoio: Cap. 2 – Análise Ambiental CHURCHILL JR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, p. 24-53, 2000. |
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12ª |
3º Módulo: Segmentação de mercado |
3ª Atividade |
10 pontos |
Material de Apoio: Cap. 5 – Segmentação de Mercado e Posicionamento da Oferta OLIVEIRA, B. (Organizador). Gestão de Marketing. São Paulo: Pearson, p. 115-146, 2012. |
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14ª |
4º Módulo: Diferenciação e posicionamento |
4ª Atividade |
10 pontos |
Material de Apoio: Cap. 9 – Diferenciação e Posicionamento de Produtos e Serviços no Mercado COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Elsevier, p. 155-169, 2009. |
BIBLIOGRAFIA
Os discentes terão acesso à bibliografia e material de apoio no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, assim como por meio da biblioteca virtual.
Básica
CHURCHILL JR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Elsevier, 2009.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Complementar
BERKOWITZ, E; KERIN, R; HARTLEY, S; RUDELIUS, W. Marketing. Vol. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
BERKOWITZ, E; KERIN, R; HARTLEY, S; RUDELIUS, W. Marketing. Vol. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
DIAS, R. D. (Organizador). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
KOTLER, P, ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson, 2007
OLIVEIRA, B. (Organizador). Gestão de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Rafael Silva Guerreiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/08/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4759327 e o código CRC 6B2B186B. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4759327 |