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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: LIBRAS01 |
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Educação |
SIGLA: FACED |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais - Libras, língua oficial da comunidade
surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.
Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em contextos escolares e não escolares.
Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos
surdos;
Compreender os fundamentos da educação de surdos;
Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;
Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de
comunicação, ensino e aprendizagem.
Ementa
Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos
Linguísticos da Libras.
PROGRAMA
1- A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos
1.1. História das línguas de sinais
1.2. As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto
educacional dos sujeitos surdos
1.3. A línguas de sinais na constituição da identidade e cultura surdas
- Legislação específica: a lei n. 10.436. de 24/04/2002 e o Decreto n. 5.626, de 22/12/2005.
2. Introdução a Libras
2.1. Características da língua, seu uso e variações regionais.
2.2. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões
não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas,
expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.
3. Prática introdutória em Libras
3.1. Diálogo e conversação com frases simples
3.2. Expressão viso-espacial
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FALCÃO, L. A. Aprendendo a Libras e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo sobre a inclusão:
estabelecendo novos diálogos. 2.ed. Recife: Ed. do Autor, 2007.
LIBRAS: conhecimento além dos sinais. 15.ed. São Paulo: Pearson, 2011.
LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (Org.) Letramento e minorias.
Porto Alegre: Mediação, 2014.
SÁ, N.R.L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: EdUFAM, 2002.
SKLIAR, C. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. 5. ed.
Porto Alegre: Mediação, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. 4. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2015.
CAPOVILLA, Fernando Cérsar; RAPHAEL, Walkiria Duarte (Ed.). Enciclopédia da língua de sinais
brasileira: o mundo do surdo em Libras. São Paulo: EdUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo,
2004.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo:
Plexus, 2002.
MOURA, Débora Rodrigues. Libras e leitura de língua portuguesa para surdos. Curitiba: Appris, 2015.
SACKS, O. W. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.
SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4391331 |