UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PEDOLOGIA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA 

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

45 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

45 horas

CH TOTAL:

 90 horas

 

OBJETIVOS

Compreender o histórico e os fundamentos da Pedologia, bem como a sua relação/contribuição para as Geociências. Abordar o surgimento e evolução dos solos no Planeta e os níveis de organização para a análise da cobertura pedológica (escalas de abordagens). Diferenciar os processos pedogenéticos e adquirir conhecimentos para a descrição morfológica (em campo) e micromorfológica (em laboratório). Reconhecer os sistemas taxonômicos classificatórios e o sistema brasileiro. Introduzir conceitos da paleopedologia. Reconhecer os procedimentos e as aplicações dos mapeamentos pedológicos. Orientar a observação, a descrição e a interpretação da relação entre a estrutura geológica, o relevo, as formações superficiais e os solos, numa perspectiva geopedológica em campo.

Ementa

Introdução ao conhecimento pedológico. Surgimento dos solos no Planeta. Níveis de organização da cobertura pedológica. Processos pedogenéticos. Descrição morfológica de solos. Classificação de solos. Cartografia de solos e aplicações geológicas. Degradação e conservação dos solos. Paleossolos. Micromorfologia de solos. Morfogênese e pedogênese. Aplicação do conhecimento pedológico em trabalhos de campo.

PROGRAMA

1. Introdução à Pedologia: histórico e fundamentos da Pedologia; Pedologia, Geociências e Geologia; conceitos e definições de solo; fatores de formação do solo; Pedosfera; organização do solo (horizonte, camada, saprolito e regolito/cobertura superficial).

2. Surgimento dos solos no Planeta: escala geológica do tempo e solos primitivos; relação solo e perfil de alteração; relação solo e clima; relação solo e vida; relação solo e superfícies geomorfológicas; solos de regiões que sofreram efeitos das glaciações quaternárias e solos das regiões tropicais úmidas; solo como registro das condições ambientais pretéritas.

3. Níveis de organização da cobertura pedológica: Megaestrutura, macroestrutura, microestrutura e nanoestrutura; Paisagem, cobertura pedológica, topossequência, perfil de solo, horizontes do solo, agregados dos horizontes e constituintes dos agregados.

4. Processos pedogenéticos: os processos pedogenéticos múltiplos e os principais processos pedogenéticos específicos.

5. Descrição morfológica de solos: identificação e nomenclatura dos horizontes; transição, espessura e arranjamento dos horizontes; descrição geral (paisagem); características morfológicas dos horizontes; descrição morfológica em perfis de solos (em campo); procedimentos de coleta para análises físicas, químicas e mineralógicas.

6. Classificações taxonômicas: critérios para definição de classes de solos; primeiros sistemas classificatórios; referencial taxonômico norte-americano e referencial taxonômico da FAO/Unesco; o Sistema Brasileiro de Classificação (SiBCS); histórico, estrutura hierárquica, níveis taxonômicos e classes do SiBCS.

7. Cartografia de solos e aplicações: procedimentos para o levantamento e mapeamento de solos; mapeamento fotopedológico; pedometria; solos e mapeamentos geotécnicos (materiais inconsolidados); mapeamentos geomorfopedológicos; aplicações dos mapeamentos de solos para os mapeamentos geológicos.

8. Degradação e conservação dos solos: erosão dos solos; quantificação de perdas de solos; solos e planejamento de uso e ocupação; solos e zoneamentos geoambientais.

9. Paleossolos e interpretação de paleoambientes: Paleopedologia (conceituações); paleossolos e sequências estratigráficas; paleossolos e paleoclimatologia.

10. Micromorfologia de solos: histórico da micromorfologia de solos; coleta de amostras e procedimentos de preparação de lâminas delgadas; roteiro e descrição micromorfológica de solos em microscópios petrográficos.

11. Relação morfogênese e pedogênese: conceitos e aplicações da relação Pedologia-Geomorfologia; análise estrutural da cobertura pedológica; formações superficiais nos trópicos; relação estrutura geológica, relevo, formações superficiais e solos; Geopedologia; Pedodiversidade.

12. Aplicação do conhecimento pedológico em campo: descrição morfológica de solos em campo; análise da relação estrutura geológica, relevo, formações superficiais e solos em campo.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E. G. R; VIDAL-TORRADO, P. Pedologia: fundamentos. Viçosa: SBCS, 2012. 343 p.

  2. LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo: Ed. Oficina de Textos, 2011. 456p.

  3. RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S. B.; CORRÊA, G. F. Pedologia: base para distinção de ambientes. 5. ed. Lavras: Ed. da UFLA, 2007. 322p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. EMBRAPA, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3. ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA-SPI, 2013. 353p.

  2. ESPINDOLA, C. R. Retrospectiva crítica sobre a pedologia. Campinas: Editora Unicamp, 2008. 397p.

  3. IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Manual Técnico de Pedologia. Rio de Janeiro: IBGE, 1995. 104p.

  4. OLIVEIRA, J.B. Pedologia Aplicada. 4. ed. Piracicaba: FEALQ, 2011. 592p.

  5. SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C.; SANTOS, H. G., KER, J. C.; ANJOS, L. H. C.  Manual de descrição e coleta de solos no campo. 5. ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013. 100p.

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

 


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 21/10/2021, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Diretor(a), em 21/10/2021, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2895610