UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Formação Profissional e Áreas de Atuação do Químico

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34104

Período/Série:

1 Período - bacharelado

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Vitor Teodoro de Souza

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral da estrutura organizacional da UFU e do curso de Bacharelado em Química do ICENP/UFU. A Química e o papel do químico. Áreas de atuação e mercado de trabalho do profissional em Química. Atribuições profissionais, legislação e ética profissional. O ensino, a pesquisa e a extensão nos cursos de Química do ICENP/UFU.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Formação Profissional e Áreas de Atuação do Químico possibilita aos ingressantes conhecerem como o curso de Bacharelado em Química está organizado, nas disciplinas e nas áreas. Os alunos têm contato com as diferentes áreas de atuação profissional, a partir de seminários apresentados por professores, técnicos, alunos e ex-alunos do curso. Possibilita a compreensão da legislação vigente relacionada aos cursos de Química, assim como as possibilidades de pesquisa e extensão durante a graduação e a pós-graduação. Além disso, a disciplina aborda diferentes questões.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar a estrutura e a organização do curso de Bacharelado em Química. Criar condições para os alunos analisarem e articularem os conhecimentos que constroem o perfil do profissional em Química: os saberes, o saber-fazer, as competências e as habilidades que servem de base para o trabalho e para a pesquisa. Identificar o perfil do profissional e do pesquisador das diferentes áreas da Química, frente às dificuldades e aos desafios da realidade atual.

Objetivos Específicos:

Identificar perspectivas na formação profissional em Química, frente aos desafios da contemporaneidade. Promover reflexões partir da composição de saberes, experiências e tempo-espaços escolares traçados até a chegada à universidade, dialogando com as memórias, escolhas, práticas e contextos formativos na tessitura do profissional da Química em formação.

PROGRAMA

1. Visão geral da estrutura organizacional da UFU e do curso de Bacharelado em Química da ICENP/UFU: apresentação do curso e das disciplinas obrigatórias, optativas e facultativas.

2. A Química e o papel do químico: áreas de atuação e mercado de trabalho do profissional em Química.

3. Atribuições profissionais, legislação e ética profissional: análise e discussão das legislações do CRQ e CFQ vigentes.

4. O ensino, a pesquisa e a extensão nos cursos de Química do ICENP/UFU: apresentação das principais linhas de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores dos cursos de Química. Apresentação de palestras sobre segurança da atividade profissional da Química; ética profissional; direitos humanos, igualdade de direitos e dignidade humana; relações etnicorraciais e a Química.de modo a se conhecer toda a matéria a ser desenvolvida na disciplina.

METODOLOGIA

Dentre as atividades a serem desenvolvidas na execução da disciplina Formação Profissional e Áreas de Atuação do Químico, ocorrerão a apresentação de diversos seminários por professores das diferentes áreas da Química, como a Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Educação em Química. Além disso, serão apresentados seminários por técnicos, alunos e ex-alunos do curso. Nestes seminários os estudantes poderão entender o funcionamento e as possibilidades do curso de Bacharelado em Química e, além de conhecer as diferentes áreas, se inteirar das possíveis linhas de pesquisa desenvolvidas no ICENP/UFU. Em todos os seminários, serão discutidos aspectos relacionados à atuação profissional nas diferentes áreas da Química. Serão analisadas questões referentes às atribuições profissionais, legislação e ética profissional do profissional de Química.

AVALIAÇÃO

Produção de textos sobre as experiências pessoais e memoriais = 15 pontos;

Elaboração de resenhas sobre os seminários = 35 pontos;

Apresentação de pesquisa sobre áreas de atuação e mercado de trabalho do químico = 25 pontos;

Participação e envolvimento na disciplina = 25 pontos.


Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos. Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre todo o conteúdo do semestre. Neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHAGAS, A. P. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a atividade do químico. 3.ed. ver. e atual. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2001.

MATEUS, A. L. Química em questão. São Paulo: Claro Enigma: FIOCRUZ, 2012.

OLIVEIRA, J. R. S. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas, SP: Átomo, 2007.

Complementar

ANDRADE, J. B.; CADORE, S.; VIEIRA, P. C.; ZUCCO, C.; PINTO, A. C. A formação do Químico. Química Nova, 27 (2), 358-362, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. Diário Oficial da União, 7/12/2001, Seção 1, p. 25.

ECHEVERRÍA, A. R.; ZANON, L. B. Formação superior em Química no Brasil – práticas e fundamentos curriculares. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

GONICK, L. Química geral em quadrinhos. São Paulo: Blucher, 2014

MAZALLA JÚNIOR, W. Introdução à química. 3. ed. rev. Campinas, SP: Átomo, 2006.

OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (org). Tecendo diálogos sobre direitos humanos na educação em Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3892289