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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1U - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
As formas lógicas do conhecimento. As abordagens acerca das teorias e do método científico. Os critérios sociológicos e metodológicos de demarcação entre ciência e não-ciência.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Filosofia da Ciência visa oferecer um espaço para a reflexão sobre a natureza da atividade científica através de problemas típicos da disciplina. A disciplina se justifica ao passo em que oferece uma introdução de temas atuais sobre a ciência de índole filosófica, destacando aspectos cruciais da sua história e a sua importância para a construção de uma prática científica saudável. Neste período, optaremos por uma abordagem temática que dialogue com as preocupações e curiosidades dos discentes. Assim, visaremos abordar de maneira introdutória e instigante ao menos 5 dos seguintes problemas filosóficos, a depender do interesse dos estudantes manifestados ao longo do período e, especialmente, no primeiro encontro: - Quais são os processos inferenciais típicos do raciocínio científico (dedução, indução, abdução, analogia e probabilidades)? - Qual a característica distintiva da ciência e da assim chamada pseudociência? - Existe um método científico? - Qual a relação entre ciência, tecnologia e a "tecnociência"? - Qual a diferença entre a explicação científica e demais atividades (explicação religiosa, mitológica, metafísica etc.)? Isto é, como a ciência explica o mundo, se é que o faz? - Existe alguma diferença entre leis científicas e leis da natureza? - A ciência descreve a realidade tal como ela é? - A ciência progride? Se atingir a verdade “absoluta”, haverá um ponto em que ela irá parar de progredir? - O que é uma teoria científica e como os conceitos científicos são formados? - A ciência produz um conhecimento livre de valores morais, sociais e políticos? - Podemos dizer que as teorias científicas do passado eram falsas? - A ciência produz conhecimento universal? - Faz sentido falar em uma ciência feminista, afinal, ela não é uma atividade independente das categorias de gênero? - Quais as relações entre a ciência e a sociedade? - O que justifica o conhecimento científico? Afinal, qual a fonte da sua validade? - Existe uma lógica da descoberta científica? - Qual o papel dos valores estéticos e da retórica na prática científica?
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer o ambiente do pensamento filosófico sobre o conhecimento e as ciências, apropriando-se de novos conceitos e ferramentas intelectuais. |
Objetivos Específicos: |
Discutir os diferentes níveis do conhecimento, o processo de formação das teorias científicas e as abordagens do método científico. |
PROGRAMA
1. Introdução.
i. Revisão das questões de lógica formal e informal, bem como da retórica;
ii. Introdução das questões sobre o método e o raciocínio científico, o problema da indução, a distinção entre contexto de descoberta e de justificação;
iii. Apresentação das alternativas ao problema da indução (o método hipotético-dedutivo e o falseabilismo); do problema de caracterizar o que é a ciência e da demarcação entre ciência e pseudociência.
2. Ciência, explicação e progresso.
i. Contraste entre o modelo de cobertura por leis e outras abordagens da explicação científica (causais e pragmáticas).
ii. Questionamento do papel da verdade no progresso da ciência, o falibilismo e o falsificacionismo.
iii. Discussão sobre a existência de uma "ciência normal" (paradigmas), das revoluções científicas e suas rupturas, bem como da tese da incomensurabilidade.
3. Realismo e antirrealismo.
i. Ênfase nos movimentos de resposta às teses historicistas, construtivistas e relativistas sobre a ciência.
ii. Apresentação e discussão de argumentos realistas e antirrealistas.
iii. Questionamento dos papéis da observação e da experimentação na prática científica.
4. Ciência, valores e sociedade:
i. Apresenta a tese de que a ciência é livre de valores e as suas consequências (neutralidade axiológica da ciência).
ii. Discussão sobre a existência um ethos científico e a sua relação com um mundo cada vez mais tecnológico.
iii. Discussão das críticas e teses feministas sobre o ideal moderno de racionalidade científica.
METODOLOGIA
Em geral, a metodologia utilizada adotará a forma de aula expositiva e debates. Para cada encontro, haverá sempre uma coleção de textos disponibilizados previamente sobre o assunto a ser trabalhado, dentre os quais haverá ao menos uma leitura obrigatória e previamente combinada (os demais textos são materiais de apoio e aprofundamento). Eis um cronograma provisório dos assuntos, temas e atividades projetadas para cada semana letiva:
Semana 1. 29/09 - Aula 1. Apresentação do curso.
Semana 2. 06/10 - Aula 2. A ciência enquanto método e atitude: argumentos dedutivos, indutivos e falácias.
Semana 3. 13/10 - Atividade I. Sobre a retórica e a ciência.
Semana 4. 20/10 - Aula 3. A ciência enquanto produção de conhecimento: descoberta e justificação.
Semana 5. 27/10 - Atividade II. Sobre o raciocínio e o método científico.
Semana 6. 03/11 - Aula 4. Causalidade e a explicação científica.
Semana 7. 10/11 - Aula 5. Falseabilidade e critérios de cientificidade. Atividade III. Sobre pseudociência.
Semana 8. 17/11 - Aula 6. Teorias do progresso científico.
Semana 9. 24/11 - Atividade IV. Sobre as revoluções científicas.
Semana 10. 01/12- Aula 7. Paradigmas, ciência normal e incomensurabilidade.
Semana 11. 08/12 - Aula 8. Experimentação, observação e linguagem: a impregnação teórica.
Semana 12. 15/12 - Aula 9. O debate realismo e antirrealismo.
Semana 13. 22/12 - Atividade V. Sobre argumentos realistas e antirrealistas.
Semana 14. 05/01 - Atividade VI. Sobre a experimentação na ciência.
Semana 15. 12/01 - Aula 10. Realismo e experimentação.
Semana 16. 19/01 - Aula 11. Ciência e valores: sobre o ethos científico.
Semana 17. 26/01 - Aula 12. Ciência, tecnologia e sociedade. Atividade VII. Sobre os valores na ciência.
Semana 18. 02/02 - Atividade de Recuperação.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da execução de atividades e entrega de trabalhos previamente agendados (principalmente através do moodle). 1/10 da nota final será destinado à participação em aula e às condutas proativas e que respeitam e promovem diálogos saudáveis. Segue uma esquematização provisória dos trabalhos avaliativos, bem como do valor de cada um:
• Participação e proatividade – Valor: 10 pontos.
• Atividade I. Semana do dia 13/10 – Valor: 10 pontos.
• Atividade II. Semana do dia 27/10 – Valor: 10 pontos.
• Atividade III. Semana do dia 10/11 – Valor: 10 pontos.
• Atividade IV. Semana do dia 24/11 – Valor: 10 pontos.
• Atividade V. Semana do dia 22/12 – Valor: 20 pontos.
• Atividade VI. Semana do dia 05/01 – Valor: 20 pontos.
• Atividade VII. Semana do dia 26/01 – Valor: 10 pontos.
Observação 1: para trabalhos escritos, uma parte da nota corresponderá à correção gramatical, clareza, e poder de síntese.
Observação 2: haverá decréscimo no valor total da nota para os trabalhos submetidos após o prazo combinado – o qual, a princípio, será fixado sempre no primeiro domingo após a aula da semana reservada para a elaboração da atividade.
Observação 3: a assiduidade será aferida presencialmente e, para as atividades avaliativas, a não entrega poderá acarretar falta quando for o caso.
Observação 4: haverá, ao final do período letivo, uma atividade de recuperação de nota para aqueles que não atingiram a média (cujo valor é 60), desde que respeitadas as seguintes diretrizes: i. O(a) estudante realizou e entregou, em tempo hábil, ao menos 50% das atividades. ii. O(a) estudante está dentro da margem de frequência (75%) e manifestou interesse em participar da atividade de recuperação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABRANTES, Paulo. Método & Ciência: uma abordagem filosófica. 2ª ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
CUPANI, Alberto. Sobre a Ciência: Estudos de Filosofia da Ciência. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018.
DUTRA, Luiz Henrique. Introdução à Teoria da Ciência. 4 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.
HACKING, I. Representar e intervir. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.
HEMPEL, Carl Gustav. A Filosofia da Ciência Natural. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Complementar
CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.
CUPANI, Alberto. Filosofia da Ciência. Florianópolis: EaD UFSC, 2009.
CUPANI, Alberto. Filosofia da Tecnologia: um convite. 3ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
FEYERABEND, P. Contra o Método. 3ª ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2007.
FRENCH, Steven. Ciência: Conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HAACK, Susan. Defending Science – Within Reason: Between Scientism and Cynicism. New York: Prometheus Books, 2007.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.
LACEY, Hugh. Valores e atividade científica 1. 2ª ed. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia e Editora 34, 2008.
MERTON, Robert. A Ciência e a Estrutura Social Democrática. In: MARCOVICH, A.; SHINN, T. (org.). Ensaios de Sociologia da Ciência. Trad. Sylvia Gemignani Garcia e Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 181-198.
POPPER, K. Conjecturas e refutações. São Paulo: Editora da Unesp, 1996.
POPPER, Karl. Conhecimento Objetivo: uma Abordagem Evolucionária. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1975.
Van FRAASSEN, Bas. A Imagem Científica. São Paulo: Editora da Unesp, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Félix Flores Pinheiro, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 31/08/2022, às 18:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 | SEI nº 3884609 |