UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA Sexta (6ª) reunião/2019 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 8 de Julho de 2019, às 10 horas, na Sala de Reuniões do ICIAG, Bloco 1BCG, Campus Glória, situada no(a) BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 206  - Bairro Glória, Uberlândia/MG, teve início a sexta reunião do colegiado do PPGMQ do ano em curso, sob a Presidência da coordenadora Adriane de Andrade Silva, que presidiu a reunião, estando presentes os Conselheiros Sheila Cristina Canobre, Samara Carbone, Maiko de Avila Cassiano(representante discente) citados no final desta Ata. Justificadas as ausências de Fabio Amaral e Lucas Basílio. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Ata da quinta reunião do ano de 2019. A ata da 5ª foi aprovada com 4 votos favoráveis e nenhum voto contrário ou abstenção. 2. Comunicações: 2.1 Foi solicitada a retirada do item de pauta pedidos de credenciamento, em função da necessidade de organização dos pedidos. 3. Ordem do dia: 3.1 Apreciação de aprovação ad referendum da Solicitação de dilação de prazo para entrega da versão final da dissertação da discente JULIANA DA SILVA GARCIA LEAL. Foi informado, que não consta em regulamento a necessidade de passar pedidos de dilação de prazo para finalização dos procedimentos pós defesa, sendo assim foi tratado como comunicado.  3.2. Apreciação de aprovação ad referendum da RESOLUÇÃO Nº 2/2019, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL que complementa o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) este documento estabelece critérios para caracterização de Regime Especial de Aprendizagem de discentes do programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. Processo SEI N°: 23117.048811/2019-06. Foi informado que ao entrar com a solicitação de regime especial de aprendizagem da aluna Jessyca Gonçalves, recebemos a resposta que a pós graduação não tinha procedimentos para essa definição. E realmente a Coordenadora informou que esse item de pauta consta na nova resolução da pós graduação que está sendo discutida no CONPEP. Assim pela necessidade de regulamentação foi transcrito a parte do texto que será incluido no regulamento geral da pós graduação, para ser utilizado pelo PPGMQ. Nessa resolução consta a oportunidade de regime especial em função de doença, licença maternidade, participação em evento esportivo e ou científico. O regulamento foi Aprovado por unanimidade, reparando essa falha do processo de obtenção de Regime especial de Aprendizagem. Como desdobramento do fato foi informado que a Aluna Jessyca Gonçalves teve a matrícula em uma disciplina cancelada, por sua solicitação, em função da aluna ter tido uma pneumonia e uma queda que fez a mesma quebrar o braço direito, e com necessidade de muitas faltas em função de consultas médicas em função de possivel cirurgia para correção do trauma sofrido. A aluna argumentou que o docente constantemente falava que a mesma não teria condição de ser aprovada, e como não foi possivel a homologação de um regime especial de aprendizagem para subrir as faltas justificadas por atestado médico para a aluna, optou-se em cancelamento da matrícula desta discente, sem  prejuizo para ambas as partes. O colegiado considerou a ação de cancelamento pertinente para o momento. 3.3. Apreciação de aprovação ad referendum da composição de banca do discente RUDMIR ROGÉRIO DE CAMARGO FAXINA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (Orientadora); Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (UFU); Prof. Dr. Denis Coelho Oliveira (UFU); e Prof. Dr. Lucas C. Basílio de Azevedo (UFU - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.051042/2019-15. A banca foi referendada pelo colegiado. 3.4. Aprovação do Edital de seleção para ingresso em 2020 no PPGMQ, foram acatadas as recomendações da DIAPG e o edital foi aprovado pelo Colegiado e posteriormente será encaminhado para publicação. Todos aprovaram o edital. 3.5. Aprovação da RESOLUÇÃO Nº 3/2019, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL que disciplina pedidos de docentes e discentes com recurso do PROAP pelo Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental. Processo SEI N°: 23117.048811/2019-06. foi discutido a necessidade de regulamentação para utilização dos recursos,  sanadas algumas considerações a resolução foi aprovada. 3.6. Escolha de Coordenador Substituto do PPGMQ, entre os membros do COLPPGMQ, para indicação ao CONICIAG, foi colocada em discussão da necessidade desse cargo e que membros do colegiado são mais apropriados por estarem diretamente mais ativos nas resoluções e discussões do PPGMQ, a professora Sheila informou que tem limitações em função de possibilidade de perda da insalubridade, ficando acertado que seria primeiramente ofertada a oportunidade ao Professor Lucas e posteriormente em caso do mesmo não poder assumir ficará a vice coordenação por parte da professora Samara Carbone. 3.7. Corresponsabilidade de procedimentos, foi informado que a PROPP fez uma reunião com a secretaria e coordenação informando que os procedimentos SEI podem ser melhor rastreados e que maior atenção devem ser dados na hora de assinar documentos e processos pois as ações  ficam cadastradas no sei.  A preocupação por parte do PPGMQ se deve a um aumento de serviço e de necessidade de conferencia de processos que deveriam ser realizados por outros orgãos da UFU, e colocado que erros podem ocorrer e esses serão corrigidos e a ideia é de que após a familiarização com os procedimentos possiveis erros tendem a diminuir. 3.8. Pedidos de Credenciamento (item retirado de pauta) 3.9. Avaliações de planilhas foram enviadas a todos os docentes, pois as informações seriam enviadas a CAPES para o seminário de meio termo, informamos que somente 5 docentes responderam ao email, enviando os dados atualizados, e informamos que novo prazo será dado para preenchimento. O seminário de meio termo será dia 5 e 6 de setembro. 3.10. Solicitação de auxílio financeiro para participação no XIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Discente solicitante: LORRANY MARINS MOTA. e 3.11. Solicitação de auxílio financeiro para participação no XIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Discente solicitante: FELIPE ROBERTO DIAS RODRIGUES. Esses itens tratam-se de casos similares, será solicitado aos discentes que preencham os formulários necessários e aprovados na resolução para distribuição de recursos, e será fornecido pedido para destinação de 3 diárias a cada discente, e os mesmos decidem se irão comprar passagem aerea, terrestre, e onde se hospedem. Será solicitada a secretaria que cuide dos tramites para concessão. 3.12. Outros 3.12 - Solicitação de alteração de orientador: Jayder - Beno para Lucas; solicitação de Stephany de Guilherme Correa para Márcio Salla. Ambas as alterações foram aprovadas. Sem mais a reunião foi finalizada as 12 horas  e 30 minutos. 

 

Adriane de Andrade Silva

Sheila Cristina Canobre

Samara Carbone

Maiko de Ávila Cassiano


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 19/08/2019, às 10:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 19/08/2019, às 10:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 19/08/2019, às 10:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maiko de Ávila Cassiano, Membro de Colegiado, em 09/09/2019, às 09:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.050434/2019-67 SEI nº 1458426