UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À GEOLOGIA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA 

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

15 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

45 horas

CH TOTAL:

 60 horas

 

OBJETIVOS

Geral: Disciplina obrigatória e pertencente ao núcleo de formação específica do curso de bacharel em geologia e ministrada no sétimo período. É uma disciplina essencial à formação do geólogo que aborda temas que irão servir de base para o entendimento dos princípios teóricos e práticos da elaboração de banco de dados em plataforma Sistema de Informações Geográficas (SIG), análise e interpretação do banco de dados por técnicas de geoprocessamento e o uso de técnicas de cartografia temática para produção, geração e publicação de mapas com aplicações diversas em geologia.

Fornecer aos alunos conhecimentos básicos que envolvam a teoria e a prática em sistema de informações geográficas; criar, integrar e gerenciar banco de dados geoespecializados; copilar, consultar, análise e interpretar dados vetoriais e matriciais (Raster) em ambiente SIG através de técnicas de geoprocessamento.  Utilizar dos princípios da cartografia temática para produzir, gerar e publicar mapas.

Específicos: Introdução, conceitos e evolução do sistema de informação geográfica. Princípios de cartografia digital básica através de software de geoprocessamento. Sistemas globais de navegação e posicionamento por satélite. Sistema de informações geográficas. Modelo de Dados e Representações Computacionais em SIG. Fonte de dados digitais. Construção de base/banco de dados SIG. Noções de sensoriamento remoto e processamento digital de imagens. Sistema a laser para mapeamento de terreno. Modelagem de dados espaciais. Análise espacial, raster, terreno, tridimensional e estimativa espacial aplicado à geologia. Padrões e qualidade dos dados. Princípios de cartografia temática. Produção, geração e publicação de mapas.

Ementa

Ementa: Definição de geoprocessamento, estrutura geral de um SIG e análise espacial; Tipos de dados em geoprocessamento, representações computacionais de mapas; representações de modelos numéricos de terreno; Introdução a um banco de dados em SIG; relacionamentos espaciais entre geoobjetos, operações sobre geocampos e geoobjetos; Cartografia digital básica por meio de softwares. Produção e Publicação de Mapas. Aplicações de geoprocessamento em geologia. Disciplina com carga horária total de 60 horas distribuídas em: (i) 15 horas em aulas teóricas em sala de aula; (ii) 35 horas em aulas práticas em sala de aula e laboratório; e (iii) 10 horas em aulas práticas em trabalho de campo.

PROGRAMA

  1. Introdução ao Geoprocessamento: Conceitos Básicos; Histórico e Evolução; Sistemas de Informação Geográfica como Ferramenta Computacional para o Geoprocessamento; Áreas de Aplicação da Tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas; Componentes de um SIG; A Sociedade e o SIG.

  2. Princípios de Cartografia Digital: Cartografia Digital Aplicada; Elipsoide de Referência; Geodesia, Datum, Orientação; Escala; Projeção de Mapas; Sistemas de Coordenadas; Sistemas de Referência Geográfica Padronizados; Apresentação de Mapas; Elementos Cartográficos; Base Cartográfica; Simbologias e Legendas; Elaboração de Documentos Cartográficos.

  3. Sistemas Globais de Navegação e Posicionamento por Satélite: Introdução e Conceituação dos Sistemas; Tipologia; Usos; Calibração; Fontes de Erro e Falta de Precisão; Correção Diferencial; Levantamento de Coordenadas Ópticas e a Laser; Tipos Principais de Sistemas de Navegação; Aplicações e Usos.

  4. Modelo de Dados e Representações Computacionais do Espaço Geográfico: Natureza dos Dados Geográficos; Conceituação de Modelos Matemáticos-Computacionais; Tipos de Representações Computacional; Modelos Conceituais de Campos e Objetos; Representação Vetorial e Matricial; Estrutura de Dados e Arquivos; Padrões e Qualidade dos Dados.

  5. Modelo de Dados Matricial: Definição; Codificação Matricial: Presença/Ausência, Centro de Célula, Área Dominante, Cobertura Percentual, Grades Numéricas e Imagens (Raster); Técnica Run-Length Encoding; Quadtrees; Mapeamento Matricial.

  6. Modelos de Dados Vetorial: Definição; Tipos; Geometria: Pontos, Linhas e Polígonos; Representação Vetorial Espaguete e Topológica; Estrutura; Mapeamento Vetorial; Estrutura de Dados e Comparações.

  7. Tabelas: Definição; Atributos; Tipos de Atributos: Números, Texto, Data, BLOBS e Identificadores; Domínios; Subtipos; Seleção por Atributos; Relação de Atributos; Formulários em Tabelas; Consultas Alfanuméricas e Espaciais;

  8. Dados Digitais: Dados Digitais na Internet; Fonte de Dados Nacionais e Internacionais; Tipos de Dados; Qualidade e Fontes de Erros dos Dados.

  9. Dados: Entrada, Edição e Saída: Arquitetura, Tipologia; Softwares Livres e Comerciais; Construção de Base de Dados SIG; Sistemas de Bases de Dados; Organização das Operações de Armazenagem de Dados e Funções de Entrada de Dados; Digitalização e edição de dados gráfico-espaciais; Arquivos e Registro (Georreferenciamento); Adição e Edição de Atributos; Objetos e Relacionamento Espaciais: Estrutura de Dados; Digitalização e Captura de Coordenadas; Transformação de Coordenadas; Adequação das Bases de Dados para as Aplicações Geológicas em SIG.

  10. Modelagem de Bancos de Dados Geográficos: OMT-G para Modelagem de Bancos de Dados Geográficos; Implementação de Bancos de dados geográficos; Desenvolvimento de Consultas Espaciais (relatórios); Indexação de Dados Espaciais (Quadtree e R-tree).

  11. Modelos e Modelagem Espaciais: Fenômenos Espaciais; Modelo Cartográfico; Ponderações e Classificações; Classificações Dentro dos Critérios; Ponderação entre Critérios; Modelos Espaciais Simples; Modelos Espaço-Temporais; Análise Espacial.

  12. Análise de Raster: Álgebra de Mapas; Funções Locais: Matemáticas; Operações Logicas, Geométricas e Estatísticas; Sobreposição; Filtragem; Segmentação; Classificação e Reclassificação.

  13. Análises de Terreno e Tridimensional: Conceituação e Aplicação de Modelo Digital de Elevação (MDE); Rede Irregular Triangulada (TIN); DEM a partir de Linhas de Curva de Nível; Inclinação e Aspecto; Funções Hidrológicas.

  14. Cartografia Temática: Fundamentos do Mapeamento Temático; Técnicas de Mapeamento Temático Quantitativo; Projetos de Mapas Temáticos; Técnicas de Produção de Mapas Temáticos; Gráficos Eficazes para Cartografia Temática.

  15. Novos Desenvolvimentos Tecnológicos em Geoprocessamento: Introdução; Novas Missões e Sistemas; Novas Tecnológicas em Aquisição, Tratamento, Processamento e Interpretação de Dados em Geoprocessamento; Modernização de Datum; Aprimoramentos em SIG; GIS Baseado em Computação em Nuvem; Softwares, Demais Atualizações e Modernizações.

  16. Projeto de Geoprocessamento Aplicado à Geologia: Desenvolvimento de Projeto Geoprocessamento Integrado e Multidisciplinar Aplicado à Geologia com Desenvolvimento de Base de Dados, Relatório Técnico e Apresentação Oral.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BURROUGH, P. A., McDONNELL, R. A. Principles of geographical information systems. New York: Oxford University Press, 1998.

  2. MIRANDA, J. I. Fundamentos de sistemas de informações geográficas. 2. ed. rev. e atual. Brasília, DF: EMBRAPA Informação Tecnológica, 2010. 433 p.

  3. MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. 5. ed. rev e atual São Paulo: Contexto, 2010. 110 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. BAUER, E; ADAMS, R; EUSTACE, D. Beyond redundancy: how geographic redundancy can improve service availability and reliability of computer-based systems. Hoboken: Wiley-IEEE Press, 2012. E-book. (304 p.). ISBN 9781118104910. Disponível em: https://ieeexplore-ieee-org.ez34.periodicos.capes.gov.br/book/6047598. Acesso em: 26 ago. 2020.

  2. MATOS, J. L. Fundamentos de informação geográfica. 6. ed. Lisboa: Lidel, 2008. 405 p.

  3. MOREIRA, M. A. Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologia e aplicação. São José dos Campos: INPE, 2011. 422 p.

  4. ROSA, R. Introdução ao sensoriamento remoto. 7. ed. Uberlândia: EDUFU, 2009. 262 p.

  5. TEOREY, T. J. Projeto e modelagem de bancos de dados. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 276 p.

 

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 21/10/2021, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Diretor(a), em 21/10/2021, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2895637 e o código CRC A0921E70.




Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2895637