UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Máquinas Térmicas

Unidade Ofertante:

FEMEC

Código:

FEMEC41075

Período/Série:

7o

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

15

Total:

75

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Ana Marta de Souza

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

A disciplina será ministrada em conformidade com as Resoluções N° 25/2020 e 11/2021 do CONGRAD.

 

EMENTA

Compressores, bombas de vácuo e ventiladores; Aplicação de ar comprimido; Motores de combustão interna.

JUSTIFICATIVA

Capacitação do engenheiro mecânico tanto no projeto quanto na manutenção de compressores e motores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Descrever o funcionamento, identificar componentes e sistemas auxiliares, especificar e ensaiar os compressores e motores, e dimensionar compressores a ar e frigorígenos.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

1. Compressores, Bombas de Vácuo e Ventiladores

1.1. Aplicações

1.2. Revisões termodinâmicas

1.3. Compressão isotérmica reversível

1.4. Compressão adiabática reversível

1.5. Compressão politrópica reversível

1.6. Comentários gerais sobre as curvas de compressão e ilustrações gráficas

1.7. Classificação dos compressores (bombas de vácuo)

1.8. Classificação dos ventiladores

1.9. Exemplo numérico

2. Compressores de Êmbolo

2.1. Compressores de ar, compressores frigoríficos e bombas de vácuo de êmbolo

2.2. Partes principais de um compressor recíproco

2.3. Espaço nocivo

2.4. Diagrama de trabalho. Trabalho indicado. Pressão média indicada

2.5. Trabalho teórico do compressor

2.6. Potência indicada

2.7. Potência efetiva ou no eixo. Rendimento mecânico

2.8. Rendimentos isotérmico, politrópico e adiabático

2.9. Rendimento volumétrico

2.10. Dimensionamento de um compressor de êmbolo

2.11. Compressão em estágios com resfriamento intermediário

3. Operação dos Compressores de Êmbolo

3.1. Modo de trabalho do êmbolo

3.2. Compressores monocilíndricos e policilíndricos

3.3. Parte mecânica dos compressores de êmbolo

4. Regulagem

4.1. Regulagem da capacidade de um compressor de êmbolo

4.2. Regulagem por tudo ou nada

4.3. Regulagem progressiva

4.4. Torque de partida. Sistemas de alívio

5. Resfriamento

5.1. Resfriamento dos compressores

5.2. Resfriamento com água dos cilindros e cabeçotes

5.3. Resfriamento intermediários e final

5.4. Demanda de água de resfriamento

5.5. Resfriamento a água

6. Lubrificação

6.1. Lubrificação dos compressores

6.2. Consumo de óleo lubrificante (Método Prático)

6.3. Compressores de cilindros não lubrificados

7. Compressores Rotativos

7.1. Introdução

7.2. Classificação dos compressores volumétricos

7.3. Compressores rotativos volumétricos

7.4. Turbo-compressores

7.5. Compressores de palhetas

7.6. Construção, operação e diagrama de trabalho

7.7. Potência absorvida, rendimento volumétrico e dimensionamento

7.8. Regulagem, refrigeração e lubrificação

7.9. Compressor e bomba de vácuo de anel de líquido

7.10. Compressor de pêndulo

7.11. Compressor e bomba de vácuo de cilindro conchoidal

7.12. Compressor de engrenagem e Roots

8. Ar Comprimido

8.1. Aplicações do ar comprimido

8.2. Propriedades do ar comprimido. Utilização

8.3. Ferramentas pneumáticas de percussão

8.4. Ferramentas pneumáticas rotativas

8.5. Características de uso e condições de funcionamento das ferramentas pneumáticas

8.6. Dimensionamento de redes de ar comprimido

9. Motores Endotérmicos

9.1. Estudo geral dos motores alternativos

9.2. Ciclos teóricos

9.3. Ciclos reais. Diagramas de pressão

9.4. Transformações do fluido operante

9.5. Análise termodinâmica

9.6. Sistema de Arrefecimento

9.7. Lubrificação

9.8. Distribuição (mecanismos)

9.9. Controle de Emissão de Poluentes

10. Motores ICE

10.1. Motores de ignição por centelha (ICE)

10.2. Combustão

10.3. Sistemas de alimentação (Carburadores, injeção eletrônica)

10.4. Sistemas de Ignição (Convencional e eletrônica)

10.5. Sistemas auxiliares

10.6. Motores de 2 tempos ICE

10.7. Motores Wankel

11. Motores ICO

11.1. Motores de ignição por compressão

11.2. Combustão

11.3. Sistemas de Alimentação (gerenciamento mecânico e eletrônico)

11.4. Órgãos principais

11.5. Sistemas auxiliares

11.6. Motores de dois tempos

11.7. Super alimentação (turbo e compressor mecânico)

12. Análise de Desempenho dos Motores

12.1. Curvas características

12.2. Dinamômetros

12.3. Análise de gases

 

13. PROGRAMA DAS AULAS DE LABORATÓRIO

13.1. Compressores alternativos (montagem, desmontagem, funcionamento, detalhes construtivos, lubrificação) e “Unidades instaladas no Campus” (controle da capacidade, classificação, aplicação sistema de partida e manutenção)

13.2. Motores de combustão interna em corte (2 tempos ICE, 2 tempos ICO e 4 tempos ICO)

13.3. Desmontagem e Montagem de um motor de combustão interna identificando todas as suas funções principais

13.4. Sistema de alimentação dos motores do ciclo DIESEL (injetoras e bicos), Sistema de alimentação dos motores do ciclo OTTO (carburadores e injeção eletrônica) e sistema de ignição e regulagem dos motores endométricos

13.5. Simulação de Falhas e Erros em sensores 1.

13.6. Testes dinamométricos com um motor característico

 

METODOLOGIA

Serão realizadas aulas utilizando técnicas de Metodologias Ativas em sala de aula virtual (Microsoft Teams). A disponibilização de videoaulas, slides e material complementar através da plataforma Moodle UFU https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8388.

Todas as aulas de laboratório serão apresentadas aos alunos através de vídeos explicativos, os quais serão disponibilizados através da Plataforma Moodle. Haverá nas aulas online para discussão sobre o conteúdo apresentado.

Serão ministradas no total 47h aula de atividades síncronas e 37 h aula assíncronas. Haverá plantão de dúvidas no horário de laboratório, quando não houver aulas síncronas.   

AVALIAÇÃO

Atividades Avaliativas: 07/01, 26/01; 09/02; 23/02; 30/03

1º Teste: 22/12/21 (conteúdo teórico e prático de compressores)

2º Teste: 23/03/22 (Conteúdo teórico e prático de motores)

 

Média Final = 0,50 (Atividades Avaliativas em sala de aula )+ 0,20 (média dos testes de Laboratório)+ 0,30 (Testes) + 0,20 (atividades síncronas e assíncronas)

BIBLIOGRAFIA

Básica

Silva, R. B., 1979, "Compressores, Bombas de Vácuo e Ar Comprimido", São Paulo, Edusp, Brasil.

Rodrigues, P. S. B., 1991, "Compressores Industriais", Rio de Janeiro, Edc, Brasil.

Martins, J., 2011, “Motores de Combustão Interna”, 3ª Ed., Publindústria.

Brunetti, F., 2012, “Motores de Combustão Interna”, Vol. 1., São Paulo: Bluscher.

Brunetti, F., 2012, “Motores de Combustão Interna”, Vol. 2., São Paulo: Bluscher.

 

Complementar

Heywood, J. B., 1988. “Internal Combustion Engine Fundamentals”, McGraw-Hill International Editions.

Heisler, H., 1998, "Advanced Engine Technology", Sae International, USA.

Ribbens, W. B., 1998, "Understanding Automotive Eletronics", Sae International, USA.

Bosh. Gerenciamento De Motor Motronic. 98/99.

Stan, Conel. Direct Injection Systems. Sae, 1999.

Souza, Z., 1980, “Elementos de máquinas térmicas”, Editora Campus/EFEI

Silva, N., 2009, “Compressores Alternativos Industriais – teoria e prática”, Editora interciência

Van Wylen, G. J., 1993, "Fundamentos de Termodinâmica Clássica", Ed. Edgard Blucher, 3a Ed., Brasil.

Giacosa, D., 1979, "Motores Endotérmicos", Ed. Científico-Médica, Brasil.

Penido, Fo. P., 1984, "Os Motores a Combustão Interna", São Paulo, Ed. Lemi, Brasil.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Marta de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/11/2021, às 14:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3181147