|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Experiências de determinação de períodos de oscilação, formação e características e onda mecânicas. Experimentos sobre óptica geométrica e óptica física.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos e conceitos abordados nesta disciplina são importantes para a compreensão do funcionamento de diversos equipamentos utilizados na medicina e em diversas outras áreas da engenharia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1- Compreender os conceitos de oscilações, ondas e óptica através da experimentação. 2- Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados. |
PROGRAMA
Data |
Atividades |
Novembro |
|
30 |
Apresentação do curso. |
Dezembro |
|
07 |
Experimento 1 - Oscilador Harmônico (sistema massa-mola). |
14 |
Experimento 2 - Oscilador Harmônico (pêndulo simples). |
21 |
Experimento 3 - Cordas vibrantes e ressonância. |
Janeiro |
|
11 |
Experimento 4 - Cuba de ondas (reflexão, difração, refração, ondas estacionárias, interferência) . |
18 |
Experimento 5 - Figuras de batimentos. |
25 |
Experimento 6 - Reflexão em espelhos e Determinação da distância focal de lentes |
Fevereiro |
|
01 |
1º Prova. |
08 |
Experimento 7 - Desvio em prismas. |
15 |
Experimento 8 - Máximos e mínimos de interferência. |
22 |
Experimento 9 - Medida da intensidade da luz na fenda simples. |
Março |
|
08 |
Experimento 10 - Difração por fenda simples. |
15 |
Experimento 11 - Difração por fenda dupla. |
22 |
2º Prova. |
29 |
Fechamento das notas e avaliação do curso. |
METODOLOGIA
-Aulas expositivas utilizando recursos áudio visuais (TDIC -Google Meet ou Microsoft Teams);
-Aulas utilizando simulação computacional (TDIC -Google Meet ou Microsoft Teams);
-Disponibilização de vídeos e dados dos experimentos (TDIC -Google Meet, e-mail ou Microsoft Teams).
-Elaboração e entrega semanal, por parte dos alunos, do relatório referente ao experimento realizado na semana anterior, o relatório deverá ser entregue via e-mail no formato pdf. O relatório deverá conter: Título, nome dos autores, resumo, objetivos, introdução teórica, descrição do experimento, apresentação dos resultados, discussão dos resultados, aplicações da teoria envolvida nos experimentos, conclusões e bibliografia utilizada.
Atividades síncronas: 30 horas/aula;
• Horários das aulas: terças-feiras das 10:40 às 12:20 hs.
Atividades assíncronas: 6 horas/aula;
• Arquivos que serão utilizados: Wellington Akira Iwamoto et al. Guias e roteiros para Laboratório de Física Experimental I, Instituto de Física da UFU, 2014, simulações do site https://phet.colorado.edu/pt_BR/.
AVALIAÇÃO
1) Relatórios sobre os experimentos valendo: 70 pontos cada;
2) Duas provas discursivas valendo: 30 pontos cada;
Nota final = média aritmética das notas das provas + média aritmética das notas dos relatórios
Máximo de pontuação igual a 100 pontos.
Especificação da forma de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: as avaliações deverão ser entregues ao término do horário de aula via e-mail no formato pdf;
Validação da assiduidade dos discentes: participação nas aulas síncronas;
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 4 v.
2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2014-2015. 4v.
3. SERWAY, Raymond A. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2004 4 v.
Complementar
1. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.
2. HEWITT, Paul G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.
3. TAYLOR, John R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre: Bookman, 2012.
4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. 3 v.
5. VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl São Paulo: E. Blucher, 1996.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por José Roberto Tozoni, Membro de Comissão, em 24/11/2021, às 11:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3199081 e o código CRC 07DE1F47. |
Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3199081 |