UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Biotecnologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos especiais em Biotecnologia: Epigenética para Biomonitoramento I

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA

Código:

 INGEB39614x

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

 

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x)

Professor(A):

Rute Magalhães Brito

Ano/Semestre:

2022 - II

Observações:

pré-requisito : Genética I 

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

Os estudantes de biotecnologia serão apresentados aos conhecimentos sobre epigenética e como tais modifcações epigenéticas podem ser utilizadas em programas de Ecotoxicologia. Quanto a variação natural de perfis epigenéticos altera a resposta a fatores ambientais? 

Que evidências estão disponíveis sobre a natureza da relação 

dose-resposta para efeitos epigenéticos?

Como incorporar essa informação em estudos de  Ecotoxicologia ,tal como avaliação de riscos de compostos químicos.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 A epigenética é o estudo de mudanças hereditárias na função ou ativação gênica que não estão associadas com alterações na sequência do DNA.

A ação de agentes ambientais sobre os genomas é fato constatado em diversas publicações na área de saúde ambiental. Perturbações do ambiente com relação à qualidade da água, do ar e agentes químicos aos quais estamos expostos nos alimentos crus ou processados podem modificar epigeneticamente a expressão gênica bem como causar mutações. O Objetivo específico desta disciplina é apresentar ao estudantes como ocorre a modulação da cromatina pela alteração na expressão de redes de genes, causando respostas regulatórias que podem causar doenças, uma vez que podem afetar o controle da diferenciação celular, o sistema imunológico, e a neurogênese.

Objetivos Específicos:

  • Compreender textos sobre as marcas epigenética mais comuns (metilação de DNA, metilação de histonas, acetilação);

  • Entender como a heterocromatinização facultativa ou constitutiva  pode afetar a expressão de genes;

  • Entender a questão transgeracinoal de marcas epigenéticas (como podem ser retiradas ou mantidas entre gerações);

  • Compreender o papel dos RNAs não codificantes (miRNA; piRNA. lncRNAs) tanto na marcação epigenética em si, quanto na modulação da expressão gênica dependente do meio.

PROGRAMA

   

Epigenética para biomonitoramento

 

Data

Conteúdo

1

01/03

Revisão sobre regulação da expressão gênica

2

08/03

O que é epigenética

3

15/03

Metilação do DNA

4

22/03

Modificações de histonas

5

29/03

Piwi RNAS

6

05/04

RNAs com ação epigenética: LncRNAs e regulação do cromossomo X

7

12/04

CNV de rDNA e regulação a partir do cromossomo Y

8

19/04

Metodologias para monitoramento ambiental utilizando espécies bioindicadoras pela modulação da expressão gênica

9

26/04

Preparação para os seminários

10

03/05

Discussão de artigos 1 - Metilação de DNA

11

10/05

Discussão de artigos 2 - Acetilação/Metilação de histonas

12

17/05

Discussão de artigos 3 - piwi RNas; 4 -  lncRNAs

13

24/05

 

Discussão de artigo 5 - Epigenética e ambiente

14

31/05

Discussão de artigo 6 - CRISPR e epigenética

15

07/06

Prova

16

14/06

prova de recuperação

17

21/06

Integralização de notas de regime especial, atestados e outras justificativas de acordo com as normas de graduação

18

21/06

Integralização de notas de regime especial, atestados e outras justificativas de acordo com as normas de graduação

METODOLOGIA

 Aulas expositivas, painel integrado, sala de aula invertida, e discussões de artigos que apresentam como fatores ambientais, poluentes podem afetam epigeneticamente a expressão gênica.

AVALIAÇÃO

1.Assiduidade (20 pontos)

 

 

2 Trabalhos (15 pontos)

Avaliação continuada na forma de exercícios realizados em sala de aula. 

Serão 5 exercícios valendo 3,0 pontos cada, totalizando assim 15 pontos.


 

3. Discussão de artigo científico (30 pontos): 

 

Critérios de avaliação:

Para o grupo líder da discussão

 

Para os alunos que participarão como ouvintes/debatedores

 

 

4. Avaliação final (35 pontos)

Prova com questões dissertativas e objetivas sobre o conteúdo estudado no curso.

 

Avaliação de recuperação

- Será realizada no  dia 14/06, presencialmente, no horário de aula

- Uma prova escrita no valor de 35 pontos sobre todo o conteúdo da disciplina.

- A nota desta avaliação de recuperação irá substituir a nota da avaliação escrita.

BIBLIOGRAFIA

Básica

GRIFFITHS, A; MILLER, J; SUZUKI, D.; LEWONTIN, R; GELBART, W.; Introdução à Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,. 2009. 

JOCELYN E. KREBS, ELLIOTT S. GOLDSTEIN, STEPHEN T. KILPATRICK. Lewin's Genes X. Sudbury, Mass.: Jones and Bartlett, 2011.

 

LEHNINGER, Albert L. Princípios de bioquímica. 4. ed. São Paulo: SARVIER, 2006.

 

LODISH H., et al. Biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. 


SNUSTAD, D.P. e SIMMONS, M.J. Fundamentos de genética. 2° ed. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2001

Complementar

ALBERTS B. et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2010. 

 

CASSANDRA WILLYARD . The epigenome editors: How tools such as CRISPR offer new details about epigenetics. (2017). Nature Medicine, 23:900-903.

DE ROBERTIS, E. D. P. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. rev. e atual Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2006


 NICIURA, S. C. M. E   SARAIVAN. Z. EDS. Epigenética: bases moleculares, efeitos na fisiologia e na patologia e implicações. 1ed. Brasília:  Editora Embrapa.2014

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rute Magalhães Brito, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/02/2023, às 00:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 SEI nº 4253825