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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Expressão gênica e epigenética: conceitos básicos;
Mecanismos epigenéticos e expressão gênica (Metilação do DNA; Modificação de Histonas; RNAi)
Elementos de transposição.
Imprinting genômico
JUSTIFICATIVA
Os estudantes de biotecnologia serão apresentados aos conhecimentos sobre epigenética e como tais modifcações epigenéticas podem ser utilizadas em programas de Ecotoxicologia. Quanto a variação natural de perfis epigenéticos altera a resposta a fatores ambientais?
Que evidências estão disponíveis sobre a natureza da relação
dose-resposta para efeitos epigenéticos?
Como incorporar essa informação em estudos de Ecotoxicologia ,tal como avaliação de riscos de compostos químicos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
A epigenética é o estudo de mudanças hereditárias na função ou ativação gênica que não estão associadas com alterações na sequência do DNA. A ação de agentes ambientais sobre os genomas é fato constatado em diversas publicações na área de saúde ambiental. Perturbações do ambiente com relação à qualidade da água, do ar e agentes químicos aos quais estamos expostos nos alimentos crus ou processados podem modificar epigeneticamente a expressão gênica bem como causar mutações. O Objetivo específico desta disciplina é apresentar ao estudantes como ocorre a modulação da cromatina pela alteração na expressão de redes de genes, causando respostas regulatórias que podem causar doenças, uma vez que podem afetar o controle da diferenciação celular, o sistema imunológico, e a neurogênese. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Epigenética para biomonitoramento |
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Data |
Conteúdo |
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1 |
01/03 |
Revisão sobre regulação da expressão gênica |
2 |
08/03 |
O que é epigenética |
3 |
15/03 |
Metilação do DNA |
4 |
22/03 |
Modificações de histonas |
5 |
29/03 |
Piwi RNAS |
6 |
05/04 |
RNAs com ação epigenética: LncRNAs e regulação do cromossomo X |
7 |
12/04 |
CNV de rDNA e regulação a partir do cromossomo Y |
8 |
19/04 |
Metodologias para monitoramento ambiental utilizando espécies bioindicadoras pela modulação da expressão gênica |
9 |
26/04 |
Preparação para os seminários |
10 |
03/05 |
Discussão de artigos 1 - Metilação de DNA |
11 |
10/05 |
Discussão de artigos 2 - Acetilação/Metilação de histonas |
12 |
17/05 |
Discussão de artigos 3 - piwi RNas; 4 - lncRNAs |
13 |
24/05 |
Discussão de artigo 5 - Epigenética e ambiente |
14 |
31/05 |
Discussão de artigo 6 - CRISPR e epigenética |
15 |
07/06 |
Prova |
16 |
14/06 |
prova de recuperação |
17 |
21/06 |
Integralização de notas de regime especial, atestados e outras justificativas de acordo com as normas de graduação |
18 |
21/06 |
Integralização de notas de regime especial, atestados e outras justificativas de acordo com as normas de graduação |
METODOLOGIA
Aulas expositivas, painel integrado, sala de aula invertida, e discussões de artigos que apresentam como fatores ambientais, poluentes podem afetam epigeneticamente a expressão gênica.
AVALIAÇÃO
1.Assiduidade (20 pontos)
Nota de assiduidade
100% de presença: 20 pontos
assiduidade menor que 75% - zero
assiduidade entre 75% e 100% - regra de três
2 Trabalhos (15 pontos)
Avaliação continuada na forma de exercícios realizados em sala de aula.
Serão 5 exercícios valendo 3,0 pontos cada, totalizando assim 15 pontos.
3. Discussão de artigo científico (30 pontos):
A turma será dividida em grupos. Cada grupo ficará responsável por liderar a discussão de um artigo.
20 pontos para o grupo que lidera a discussão
10 pontos para a participação na discussão
Critérios de avaliação:
Para o grupo líder da discussão
Domínio do conteúdo - 10 pontos
Utilização de recursos audiovisuais de qualidade - 5 pontos
Atividade elaborada que estimula participação dos colegas - 5 pontos
Para os alunos que participarão como ouvintes/debatedores
Leitura prévia do artigo - 5 pontos
Participação ativa na discussão = 5 pontos
4. Avaliação final (35 pontos)
Prova com questões dissertativas e objetivas sobre o conteúdo estudado no curso.
Avaliação de recuperação
- Será realizada no dia 14/06, presencialmente, no horário de aula
- Uma prova escrita no valor de 35 pontos sobre todo o conteúdo da disciplina.
- A nota desta avaliação de recuperação irá substituir a nota da avaliação escrita.
BIBLIOGRAFIA
Básica
GRIFFITHS, A; MILLER, J; SUZUKI, D.; LEWONTIN, R; GELBART, W.; Introdução à Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,. 2009.
JOCELYN E. KREBS, ELLIOTT S. GOLDSTEIN, STEPHEN T. KILPATRICK. Lewin's Genes X. Sudbury, Mass.: Jones and Bartlett, 2011.
LEHNINGER, Albert L. Princípios de bioquímica. 4. ed. São Paulo: SARVIER, 2006.
LODISH H., et al. Biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.
SNUSTAD, D.P. e SIMMONS, M.J. Fundamentos de genética. 2° ed. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2001
Complementar
ALBERTS B. et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CASSANDRA WILLYARD . The epigenome editors: How tools such as CRISPR offer new details about epigenetics. (2017). Nature Medicine, 23:900-903.
DE ROBERTIS, E. D. P. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. rev. e atual Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2006
NICIURA, S. C. M. E SARAIVAN. Z. EDS. Epigenética: bases moleculares, efeitos na fisiologia e na patologia e implicações. 1ed. Brasília: Editora Embrapa.2014
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Rute Magalhães Brito, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/02/2023, às 00:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 | SEI nº 4253825 |