UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER I - Elaboração de Material Didático em Geografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31205/(GGO037)

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Josy Dayanny Alves Souza

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

A elaboração de material didático e sua interface com as diferentes linguagens amplia as possibilidades de desenvolvimento do raciocínio geográfico, do processo de ensino e aprendizagem e da prática docente.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar a elaboração de materiais didáticos nas diferentes áreas de atuação da Geografia

Objetivos Específicos:

  • Estimular o raciocínio geográfico, o uso de diferentes linguagens e a prática docente a partir da elaboração de materiais didáticos.
  • Analisar a Base Nacional Curricular Comum [BNCC] como documento referência na educação básica para o ensino de Geografia.
  • Compreender a relevância da elaboração de materiais didáticos na prática docente e no processo de ensino e aprendizagem da/o estudante. 

PROGRAMA

  1. – A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
    1. - Tipos de recursos empregados na Geografia.
    2. – Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia.
  2. - RECURSOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE GEOGRAFIA.
    1. - Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas.
    2. – Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos.
  3. - ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.

METODOLOGIA

Data

Modalidade

Programa

02/05

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Apresentação da Ementa e Acordos

09/05

19h:00min – 22h:30min

Presencial

A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia

16/05

19h:00min – 22h:30min

Presencial

A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia

23/05

19h:00min – 22h:30min

Presencial

A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia

30/05

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Recursos didáticos e o ensino de geografia

06/06

19h:00min – 22h:30min

Presencial

 

Recursos didáticos e o ensino de geografia

13/06

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Recursos didáticos e o ensino de geografia

20/06

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Recursos didáticos e o ensino de geografia

27/06

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia

Oficina 

04/07

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia

Oficina

11/07

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia

Oficina

18/07

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia

Oficina

25/07

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido

 

01/08

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido

 

08/08

19h:00min – 22h:30min

Presencial

Atividade de Recuperação;

Vista de Nota; e,

Encerramento da disciplina

15/08

 

Feriado - Nossa Senhora da Abadia.

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados 4 instrumentos de Avaliação baseados na:

  1. Referência básica e complementar da disciplina;
  2. Aulas práticas; e,
  3. Material complementar disponibilizado no drive da disciplina e no site: https://sites.google.com/view/aprendendo-a-transgredir/in%C3%ADcio [Aba no início da página: PROINTER]

    Data limite de  entrega

Atividades

Entrega

Pontuação

Trabalho

Modalidade

1

30/05/2022

20

Produção textual do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido.

Presencial

2

27/06/2022

20

Produção fotográfica do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido.

Assíncrona

3

18/07/2022

20

Produção audiovisual do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido.

Assíncrona

4

25/07

 e

01/08/2022

40

Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido.

Presencial

 

Pontuação total

100

 

 

 

Atividade de Recuperação

Em observação a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação:

 

"Seção III”

Da avaliação de recuperação

Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.

 

§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.

 

Na disciplina PROINTER I a Atividade de Recuperação:

Básica

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2006.

CASTROGIOVANI, A.C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.

GIMENO SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GIROUX, Henry. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ROSSATO, M. S.; BELLANCA, E. T.; FACHINELLO, A; CÂNDIDO, L. A.; SILVA, C. R. da; SUERTEGARAY, D. M. A. Terra Feições Ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Complementar

ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio cien fico e educa vo. São Paulo: Cortez, 2006.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

JUNIOR, D. G; FILHO, G, I. (Org.). História da educação em perspec va: ensino, pesquisa, produção e novas inves gações. Campinas: Uberlândia: Autores Associados, 2005.

PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. FANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternavas inves ga vas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Josy Dayanny Alves Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 23:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3516303