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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A elaboração de material didático e sua interface com as diferentes linguagens amplia as possibilidades de desenvolvimento do raciocínio geográfico, do processo de ensino e aprendizagem e da prática docente.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar a elaboração de materiais didáticos nas diferentes áreas de atuação da Geografia |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
METODOLOGIA
Data |
Modalidade |
Programa |
02/05 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Apresentação da Ementa e Acordos |
09/05 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia |
16/05 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia |
23/05 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia |
30/05 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
06/06 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
13/06 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
20/06 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
27/06 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
04/07 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
11/07 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
18/07 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
25/07 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido
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01/08 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido
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08/08 |
19h:00min – 22h:30min Presencial |
Atividade de Recuperação; Vista de Nota; e, Encerramento da disciplina |
15/08 |
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Feriado - Nossa Senhora da Abadia. |
AVALIAÇÃO
Serão utilizados 4 instrumentos de Avaliação baseados na:
Data limite de entrega
Atividades |
Entrega |
Pontuação |
Trabalho |
Modalidade |
1 |
30/05/2022 |
20 |
Produção textual do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido. |
Presencial |
2 |
27/06/2022 |
20 |
Produção fotográfica do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido. |
Assíncrona |
3 |
18/07/2022 |
20 |
Produção audiovisual do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido. |
Assíncrona |
4 |
25/07 e 01/08/2022 |
40 |
Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido. |
Presencial |
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Pontuação total |
100 |
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Atividade de Recuperação
Em observação a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação:
"Seção III”
Da avaliação de recuperação
Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.
§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.
§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.
Na disciplina PROINTER I a Atividade de Recuperação:
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2006.
CASTROGIOVANI, A.C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.
GIMENO SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GIROUX, Henry. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROSSATO, M. S.; BELLANCA, E. T.; FACHINELLO, A; CÂNDIDO, L. A.; SILVA, C. R. da; SUERTEGARAY, D. M. A. Terra Feições Ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
Complementar
ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio cien fico e educa vo. São Paulo: Cortez, 2006.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
JUNIOR, D. G; FILHO, G, I. (Org.). História da educação em perspec va: ensino, pesquisa, produção e novas inves gações. Campinas: Uberlândia: Autores Associados, 2005.
PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. FANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternavas inves ga vas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Josy Dayanny Alves Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 23:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 | SEI nº 3516303 |