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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. Terra e Universo: origem do universo, composição química do nosso sistema solar e movimentos planetários; luz e sombras; eclipses; estações do ano; marés; fases da lua; o conceito de tempo e o desenvolvimento dos calendários. Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações; flutuação em líquidos. Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição. Recursos Tecnológicos: transformações e conservações e engenharia reversa de dispositivos do cotidiano.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina se organiza de modo a problematizar os processos de construção do pensamento científico, levando em conta a historicidade, as questões culturais que permeiam o fazer científico, étnico raciais e de gênero, que, invisibilizaram saberes e pessoas, a fim de proporcionar o letramento científico a estudantes de Pedagogia. Assim, ao tratar da discussão de temas científicos na educação infantil e no ensino fundamental, a disciplina visa promover o desenvolvimento do pensamento investigativo e a preparação para o ensino de ciências, levando em conta a produção do conhecimento científico e suas implicações na sociedade, tecnologia, ambiente, numa perspectiva inter e transdisciplinar atenta às demandas socioculturais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender a essência e as particularidades do ensino de Ciências para crianças, a partir de uma visão ampla das várias perspectivas de ensino existentes. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.
1.1 Ciência moderna e o papel do cientista;
1.2 Ciência e gênero no passado e no presente;
1.3 Os prêmios Nobel conferidos à Marie Curie e sua obra científica.
1.4 Recursos tecnológicos: radioatividade: o conceito, diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.
Unidade II: Terra e Universo: origem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários.
2.1 O Sol e os astros do nosso sistema solar: origem e composição;
2.2 Movimentos de translação, rotação e precessão; eclipses;
2.3 O conceito de tempo: duração, sucessão e simultaneidade.
2.4 Calendário juliano, gregoriano e o ano bissexto.
2.5 Recursos tecnológicos: o relógio de quartzo, o relógio atômico e a base sexagesimal.
Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação.
3.1 O conceito de densidade;
3.2 Flutuação em líquidos e medida de volume;
3.3 Concentração e densidade na perspectiva microscópica.
3.4 Recursos tecnológicos: a utilização da água e do ar para a produção de energia elétrica.
Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.
4.1 A teoria da evolução de Darwin: diversidade e seleção natural;
4.2 A teoria da evolução aplicada a populações: epidemiologia e infectologia – doenças transmissíveis.
4.3 Os sentidos humanos e a percepção do mundo externo: tato, olfato, visão, audição e paladar;
4.4 Os sentidos humanos e as doenças evitáveis;
4.5 Nutrição heterotrófica e alimentação humana: alimentação saudável.
METODOLOGIA
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I) b) 2 dias letivos: Participação no Círculo de Cultura. A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros."A disciplina com carga horária de 60h será desenvolvida em 15 semanas, conforme será detalhado no cronograma. Seu desenvolvimento terá como suporte a metodologia do planejamento participativo, de modo a propor situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades do grupo de discentes e a personalização da aprendizagem individual.
O conteúdo será associado aos recursos do Google Drive (organização do material teórico, atividades da disciplina, vídeos etc) e os textos deverão ser lidos previamente às aulas, conforme cronograma.
a) Aulas Presenciais: 4h/a por semana - quarta-feira das 19h-22h30
b) 12h/a divididas entre a preparação das atividades práticas no período de 22/03 a 26/04 e participação no Círculo de Cultura conforme cronograma do Curso de Pedagogia.
c) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:
OBSERVAÇÕES MUITO IMPORTANTES PARA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA
Cronograma
SEMANA |
UNIDADE(S) |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Preparação prévia para as aulas presenciais
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Aulas presenciais quarta-feira Horário: 19h-22h30
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1ª 01/03 |
Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. |
Levantamento de concepções sobre Ciência, fazer ciência e ensinar ciências
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Leitura de plano de ensino
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Apresentação e discussão do plano de Ensino. Levantamento de concepções sobre Ciência, fazer ciência e ensinar ciências Realização do questionário no FORMS. |
2ª 08/03 |
Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. |
1.1 Ciência moderna e o papel do cientista; |
Texto 1 .Leitura de LIMA, M.E.C.; MAUÉS, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças” . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) 08 (02) • Dez 2006, p.184-198
Disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/WwwHMh6ybkRw3SVv8cc6P3F/abstract/?lang=pt
Texto 2. PEREIRA, J.C.; TEIXEIRA; M.R. F. Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 2015: p. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1313-1.PDF Atividade 1
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Debate sobre o texto de LIMA; MAUÉS (2006)
Apresentação da proposta avaliativa por meio de metodologias ativas.
Orientação para a realização da atividade 1a (análise do filme 1) |
3ª 15/03 |
Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. |
1.2 Ciência e gênero no passado e no presente; 1.3 Os prêmios Nobel conferidos à Marie Curie e sua obra científica. |
Texto 3. Leitura de JAMAL, N. O. El; GUERRA, A. O caso Marie Curie pela lente da história cultural da ciência: discutindo relações entre mulheres, ciência e patriarcado na educação em ciências. Ensaio, Pesquisa em Educação e Ciências | Belo Horizonte | 2022 | Volume 24 |, p.1-22. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/xWGSTWrTb5GmwtryZj4Rjzm/?format=pdf&lang=pt
Texto4 DEROSSI, Ingrid Nunes; FREITAS-REIS, Ivoni. Uma educadora científica do século XIX e algumas questões sexistas por ela enfrentadas: Marie Curie superando preconceitos de gênero. Educ. quím, Ciudad de México , v. 30, n. 4, p. 89-97, 2019 . Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2019000400089
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Debate sobre os textos de JAMAL; GUERRA (2022); Cardoso (2016) e DEROSSI; FREITAS-REIS (2019).
Orientação para a realização das atividades 2
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4ª 22/03 |
Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. |
1.4 Recursos tecnológicos: radioatividade: o conceito, diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer. |
Texto5. SOARES, V.; KISFALUDY, A. B.S. ; MARQUES,D.M.; Análise da Introdução do livro de Marie Curie “Traité de Radioactivité. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces. Volume 20 especial, 2019 – pp. 195-201 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/44879/30988
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Debate sobre os textos e Orientação para a realização das atividades 3, que deverá ser pensada de maneira inclusiva.
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5ª 29/03 |
Unidade II: Terra e Universo: origem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários.
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Perspectivas sobre o ensino de ciências e BNCC |
Leituras prévias conforme roteiro |
Debate sobre os textos e orientação para a atividade 3
Entrega das atividades 1 e 2 |
6ª 05/04
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Unidade II: Terra e Universo: origem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários. |
Perspectivas sobre o ensino de ciências |
Leituras prévias conforme roteiro |
Aula expositiva dialógica
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7ª 12/04 |
Unidade II: Terra e Universo: origem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários |
Perspectivas sobre o ensino de ciências |
Leituras prévias conforme roteiro |
Aula expositiva dialógica
Discussão sobre as propostas didáticas em elaboração |
8ª 19/046 |
Unidade II: Terra e Universo: origem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários |
Perspectivas sobre o ensino de ciências |
Leituras prévias conforme roteiro |
Aula expositiva dialógica
Discussão sobre as propostas didáticas em elaboração |
9ª 26/04 |
Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação |
Perspectivas sobre o ensino de ciências |
Leituras prévias conforme roteiro |
Aula expositiva dialógica Discussão sobre as propostas didáticas em elaboração |
10ª 03/05 |
Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação |
Perspectivas sobre o ensino de ciências |
Leituras prévias conforme roteiro |
Aula expositiva dialógica Entrega da atividade 3 (toda a turma)
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11ª 10/05 |
Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação |
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Leituras prévias conforme roteiro |
Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo 1
Avaliação dos grupos Síntese por parte dos ouvintes (Atividade 5)
Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações |
12ª 17/05 |
Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação |
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Leituras prévias conforme roteiro
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Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo 2
Avaliação do grupos Síntese por parte dos ouvintes (Atividade 5) Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações
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13ª 24/05 |
Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação |
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Leituras prévias conforme roteiro
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Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo 3
Avaliação do grupos Síntese por parte dos ou vintes (Atividade 5) Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações
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14ª 31/05 |
Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.
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Leituras prévias conforme roteiro
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Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo 4
Avaliação do grupos Síntese por parte dos ouvintes (Atividade 5) Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações
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15ª 07/06 |
Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.
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Leituras prévias conforme roteiro
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Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo 5
Avaliação do grupos Síntese por parte dos ouvintes (Atividade 5) Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações
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16ª 14/06 |
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Aula síntese e entrega da atividade 5- Síntese final |
17ª 17/06 |
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Encerramento
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18ª 28/06 |
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Entrega de notas finais |
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, algumas em formato escrito, outras com apresentação escrita e oral, individuais ou em grupos, com as seguintes características e pontuações, com somatória de 100 pontos:
Atividade 1 – Análises de artefatos culturais com debate e apresentação escrita (20 pontos)
Atividade 2 – Consulta à BNCC e análise crítica de livros didáticos com base na BNCC e nas perspectivas para o ensino de ciências- apresentação escrita e oral (20 pontos)
Atividade 3- Elaboração em grupo de proposta didática (com fundamentação teórica, de acordo com as normas da ABNT), utilizando metodologias ativas e inclusão com a utilização de metodologias ativas (20 pontos).
Atividade 4 - Exposição da proposta didática com avaliação da turma (20 pontos). Cada grupo avaliará e será avaliado por dois grupos.
Atividade 5 - Escrever individualmente síntese dos assuntos apresentados durante o processo de aprendizagem propiciado pela apresentação dos grupos e debates em sala (20 pontos) + entrega de relatório do Círculo da Cultura
Observações importantes sobre a avaliação
Os processos avaliativos farão parte de todo o desenvolvimento de atividades no sentido de mediar o processo ensino- aprendizagem discente e orientar a ação da docente. A parte de inclusão será avaliada conjuntamente à disciplina Aprendizagem e Educação inclusiva
Com vista a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, a/o discente deve alcançar valor de nota mínima de 60 pontos, como estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.
A recuperação será processual, por meio do acompanhamento e devolutiva das atividades propostas com possibilidade de reelaboração e melhoria da qualidade, sempre que entregues nos prazos previstos.
As atividades serão realizadas individualmente ou em grupo, embora a proposta de trabalho explore vários momentos de ação coletiva e de interação.
Os critérios de avaliação serão embasamento teórico, pontualidade, criatividade, domínio do conteúdo e criticidade e inclusão, além do uso correto das normas gramaticais. Nessa perspectiva, as atividades avaliativas deverão ser entregues, pontualmente, em suas respectivas datas, agendadas a priori no cronograma.
Trabalhos com atraso serão recebidos, no máximo, após uma semana e valerão 30% a menos.
Nesse sentido, para o rigor cientifico, será pontuada a autoria do pensamento da/o estudante, não sendo permitido cópias da internet de outras resenhas, trabalhos, etc.
As atividades que contiverem plágio total ou parcial, terão a nota anulada, sem chance de refazê-las.
As normas da ABNT devem ser seguidas e estão disponíveis em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459 1111
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, [1998].
CHEVANNES, I. Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907. São Paulo: EDUSP, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.
CIÊNCIA hoje na escola 5: ver e ouvir. 4. ed. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 2006.
CONCEIÇÃO, C. C.S. E eu, eu não sou uma cientista? Professoras Negras da Educação Profissional e Tecnológica. Salvador: Instituto Federal da Bahia, 2021. Disponível em :< https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/enfrentamento-ao-racismo/obras_digitalizadas/ebook_cientistas_negras_na_ept_5.pdf> Acesso em 13 de abr.2022.
LINSINGEN, L. V. Metodologia de ensino de ciências e biologia Florianópolis: Biologia/EaD/UFSC, 2010. 122 p. Disponível em:< https://uab.ufsc.br/biologia/files/2020/08/Metodologia-do-Ensino-de-Ci%C3%AAncias-e-Biologia.pdf> Acesso em: 13 abr.2022.
MONTEIRO, E. P.; ZULIANI, S. R. Q. A.; ALMEIDA, A. W. B. de. Estudos culturais para o Ensino de Ciências em uma perspectiva crítica e pós-colonial: o caso da etnociência. Abrapec, p. 1-10, Florianópolis, 2017. Disponível em: Data de acesso: 17/08/2019.
MOURA, C. B. de; GUERRA, A. História cultural da ciência: um caminho possível para a discussão sobre as práticas científicas no Ensino de Ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16. n. 3. pp. 725–748. dezembro 2016.
NOGUEIRA, S; CANALLE, J. B. G. Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC/SEB; MCT; AEB, 2009.
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (org.) Conteúdos Cordiais – Química humanizada para uma escola sem mordaças. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
PIAGET, J. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1946. HEWITT, P. G. Física conceitual. São Paulo: Artmed, 2004.
RODRIGUES, R. da S. A história da ciência e a experimentação na constituição do conhecimento escolar: a química e as especiarias. Dissertação de mestrado. Dissertação - Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2009. Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_45b84b91a1081e0e5c4edca82977c292 > Data de acesso: 01/08/2019..
SANTOS, A.G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; DALMO, R. Conteúdos Cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021 – (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências).
SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (Org.). Ensino de ciências por investigação: projeto mão na massa. 2009. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros_ensinodeciencias.html . Acesso em: 02 abr. 201.
SOUZA, S. de. Ensino de física centrado na experiência visual: um estudo com jovens e adultos surdos. Dissertação de mestrado. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190802
STRIEDER, D. M.; STAUB, T. Perspectivas culturais e o Ensino de Ciências: vínculos e redimensionamento para a prática docente. Travessias, ed. 10, ISSN 1982-5935. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/366/showToc> Data de acesso: 15/07/2019.
TEIXEIRA, P.P.; OLIVEIRA; R.D.V.L.; QUEIROZ, G.R.P. (ORG) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça . – 1. ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. – (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências)
TERUYA, L. C. A química e suas interfaces no cenário sociocultural. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo – USP, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-08022019-133020/pt-br.php> Data de acesso: 01/08/2019
VIEIRA, M. J. G. Um olhar sobre o corpo em escola indígena: diálogos entre o ensino de Ciências e as concepções dos alunos do 8º ano do ensino fundamental. Dissertação de mestrado – UFS, 2017.Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS2_edc42dcaa7b0487b08186ebed6213e8e> Data de acesso: 01/08/2019.
Documento assinado eletronicamente por Claudiene Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/02/2023, às 00:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4253813 e o código CRC 482BE2A1. |
Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4253813 |