UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata

 

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e oito dias do mês de setembro de dois mil e vinte e três, às 14h00min, teve início a Sétima Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/sala/boscolli-barbosa-pereira, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Acleverson José dos Santos, Angela Fagna Gomes de Souza, Ângela Suélem Rocha Veloso, Claudionor Ribeiro da Silva, Ellis Roza Passos, Elton da Silva Negreto, Filipe Goulart Lima, Liliane Ibrahim, Hélio Carlos Miranda de Oliveira, Luziane Ribeiro Indjai, Marcelo Araújo de Faria, Marcelo Tomio Matsuoka, Marco Antonio Delinardo da Silva, Mirna Karla Amorim da Silva, Paulo Cezar Mendes e Pedro Eduardo Ribeiro de ToledoJustificaram  as ausências os conselheiros: Antônio Carlos Freire Sampaio e Vivianne Peixoto da Silva. O professor Boscolli recepcionou os presentes e, em seguida, passou-se à discussão dos pontos de pauta. ORDEM DO DIA: 1.1.) Ata da 6ª Reunião ordinária/2023 do Conselho do IGUFU, de 15 de junho de 2023. Processo: 23117.045080/2023-15; Protocolo SEI 4769310. O professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a Ata à votação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 11 votos favoráveis. Ata da 8ª Reunião extraordinária/2023 do Conselho do IGUFU, de 20 de julho de 2023. Processo: 23117.065436/2023-37; Protocolo SEI 4823796. O professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a Ata à votação, a qual foi aprovada com 11 votos favoráveis, nenhum voto contrário e duas abstenções. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O Professor Boscolli informou que a Oitava Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia será antecipada para o dia 19 de outubro, em razão da necessidade de apreciação da oferta de disciplinas do Curso de Geografia. O presidente do CONIGUFU justificou que houve um problema técnico no e-mail enviado às coordenações de área do Curso de Graduação em Geografia, solicitando a lista de disciplinas a serem ofertadas no próximo semestre e, portanto, foi necessário prorrogar o prazo para organização da oferta de disciplinas. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. 2.2.1. Curso de Agronomia de Monte Carmelo sofreu penalidade no recredenciamento do MEC por não ter gabinetes adequados para alguns docentes, os quais se alojam provisoriamente em laboratórios, perto de reagentes químicos. 2.2.2. A prova didática do concurso IG-EAC para a área de Fotogrametria/Sensoriamento Remoto ocorreu sem intercorrências no campus Monte Carmelo. 2.2.3. Na data de ontem, ocorreu também em Monte Carmelo a prova didática do concurso da FECIV para provimento de docente efetivo para o curso de EAC. 2.2.4. Também na data de ontem, foram realizadas duas palestras por técnicos do IBGE para o curso de EAC – “Nomes Geográficos” e “Controle de Qualidade das Bases Cartográficas do IBGE”. Houve menção de estabelecimento de vínculo para estágio remoto entre a UFU e o IBGE. 2.2.5. No dia 19/09, recebemos alunos de ensino médio das escolas Padre Lázaro de Menezes e Joaquim Botelho da cidade de Coromandel para visita e divulgação do curso. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. O Professor Filipe informou que o Curso de Geologia está passando pelo processo de renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação do MEC. O primeiro formulário foi preenchido e estamos nos preparando para preencher o segundo formulário. O curso está sendo avaliado novamente pois não faz ENADE.  2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes.  2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes.  2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. 2.14) Informes dos representantes dos Docentes. Não houve informes. No início da reunião, o Professor Boscolli informou aos presentes que recebeu a solicitação da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero – CPDIVERSA-UFU para apresentar o trabalho realizado por esta comissão na UFU. Com a anuência dos conselheiros e conselheiras presentes, a apresentação foi realizada pelo senhor Helton Luiz de Oliveira, membro da CPDIVERSA-UFU, o qual apresentou os princípios e objetivos de trabalho da comissão, bem como disponibilizou os contatos para suporte e esclarecimento de dúvidas. O Professor Boscolli agradeceu pela disponibilidade e parabenizou a CPDIVERSA-UFU pela comunicação com o Instituto de Geografia. 3.1) Processo 23117.054137/2023-77. Apreciação do Relatório e Parecer acerca da proposta de Regulamento do Laboratório de Ensino de Geotecnologias – LAEG. Relator: Elton da Silva Negretto. O Professor Boscolli agradeceu ao relator pela disponibilidade e, imediatamente lhe concedeu a fala. O Relator procedeu à leitura do relatório, o qual é favorável à aprovação do Regulamento do LAEG, pelo Conselho da Unidade Acadêmica, observadas as recomendações de "retirada de informações inerentes à rotina de procedimentos (reserva, funcionamento, horários), bem como endereços de e-mail, pois podem sofrer alterações com dada frequência, haja vista serem estas ações alvo de constantes reflexões e avaliações de cunho administrativo no intuito de promover a eficiência e a inovação nos processos", conforme modificações inseridas na minuta (4860501). Na sequência, o parecer foi colocado em apreciação, quando o Conselheiro, Marcelo, representante dos Técnicos-Administrativos, solicitou informações sobre a divergência de nomes entre os documentos. O relator esclareceu que os solicitantes propuseram mudança de nome para o Laboratório, juntamente com a proposta de regulamento. Em seguida, o Professor Jorge Brito se inscreveu para apresentar o histórico do laboratório, enfatizando que há, por parte das demandas de ensino, especialmente, necessidade de priorização da agenda do laboratório para a área de Geomática, uma vez que os computadores instalados possuem os programas de uso desta área de conhecimento. A Professora Gláucia se inscreveu para apoiar a participação dos técnicos de laboratório em ações de extensão. O Professor João Vitor se inscreveu para manifestar que as atividades de extensão já fazem parte da rotina do laboratório. O Professor Hélio se inscreveu para um encaminhamento, quando indicou a necessidade de que o relator faça menção à minuta editada dentro do próprio parecer. O relator bem como os conselheiros acolheram a proposta encaminhada. Encerradas as inscrições para apreciação do parecer, passou-se à leitura da Minuta de Resolução. A Professora Angela Fágna encaminhou que o inciso V do art. 3º fosse editado de forma a dar preferência para discentes do Instituto de Geografia. Na ausência de convergência de propostas, foram colocadas em votação a proposta do relator e a proposta encaminhada pela Professora Angela. Como resultado, a proposta do relator recebeu 4 votos; a proposta da Professora Angela recebeu 7 votos e houve 3 abstenções. Assim, o texto do inciso V do art. 3º passa a ser assim descrito: "Discentes Associados: alunos de graduação ou de pós-graduação, de quaisquer IES, preferencialmente do Instituto de Geografia, que participem, como bolsistas ou voluntários, de ações ou projetos, no âmbito do Laboratório de Ensino de Geoinformação, coordenados por um Docente Associado ou Docente Colaborador." Ato contínuo, o Conselheiro Marcelo se inscreveu para encaminhar proposta de inserção do termo 'técnico' em adição aos termos 'estudante ou professor', no caput do art. 10. A proposta foi acolhida pelo relator, passando o texto do caput do art. 10 a dispor da seguinte redação: "Podem solicitar ingresso no quadro pessoal do Laboratório de Ensino de Geoinformação, respeitados os segmentos de participação descritos no Artigo 3°, qualquer estudante, técnico ou professor interessado em desenvolver as atividades concernentes aos objetivos deste Laboratório, tal qual estão expressos neste regulamento." Iniciada a discussão do parágrafo único do art. 10, o Professor Boscolli solicitou ao Conselho que, por conta dos recorrentes problemas técnicos de queda de sinal de Internet apresentados durante a apresentação da minuta, o processo de destaques na minuta fosse interrompido e retomado na próxima reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia. Não havendo manifestações em contrário, a ordem da pauta foi seguida.  3.2) 23117.052903/2023-69. Apreciação do  Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 02 de novembro de 2021 a 01 de novembro de 2023, do Professor Felix Nannini, lotado no Instituto de Geografia). Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer Nº 19/2023/CADIGUFU/DIRIGUFU/IGUFU, o qual é  favorável à aprovação do Relatório apresentado. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço para considerações e, na ausência de inscritos, submeteu à votação o referido Parecer, o qual foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.3.) Processo 23117.063698/2023-67. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 3 para Nível 4, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 30 de novembro de 2021 a 30 de novembro de 2023, do Prof. Mirlei Fachini Vicente Pereira, lotado no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer Nº 20/2023/CADIGUFU/DIRIGUFU/IGUFU, o qual é  favorável à aprovação do Relatório apresentado. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço para considerações e, na ausência de inscritos, submeteu à votação o referido Parecer, o qual foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis.  3.4.) Processos 23117.060072/2021-37 e 23117.059705/2023-26. Apreciação da Distribuição de Disciplinas para o 2º Semestre de 2023 - 2023/2 da Graduação, referente ao período de 08/01/2024 a 09/05/2024, conforme Relatório nº 4/2023/CONIGUFU/IGUFU (4861691). O Professor Boscolli solicitou a leitura das listas de disciplinas aos coordenadores dos cursos de Geologia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Saúde Coletiva e, em seguida, fez a leitura da lista de disciplinas a serem ofertadas para outras Unidades Acadêmicas. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço para considerações e, na ausência de inscritos, submeteu à votação as distribuições apresentadas. A oferta para o Curso de Geologia recebeu 9 votos favoráveis e houve 2 abstenção, sendo, portanto, aprovada. A oferta para o Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica foi aprovada por maioria, uma vez que recebeu 11 votos favoráveis e houve 2 abstenções. A oferta de disciplinas para o Curso de Saúde Coletiva foi aprovada com 8 votos favoráveis e 3 abstenções. A oferta de disciplinas para outras Unidades Acadêmicas recebeu 11 votos favoráveis e 2 abstenções, sendo aprovada por maioria. Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, às 16h25min, o Professor Boscolli deu por encerrada a reunião e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Técnico em Secretariado do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 28 de setembro de 2023.

Conselheiro

Representação

Início do Mandato

Lista de Presença

01.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

03/05/2021

Presente

02

Acleverson José dos Santos

Representante dos Discentes da Pós-Graduação - Indicado em 13/09/2023

13/09/2023

Presente

03

Angela Fagna Gomes de Souza

Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia - Eleita em 06/07/2023

06/07/2023

Presente

04

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Coordenadores de Laboratórios - Eleita em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

05

Antônio Carlos Freire Sampaio

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Início em 05/09/2023

05/09/2023

Ausência Justificada

06

Claudionor Ribeiro da Silva

Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

07

Ellis Roza Passos

Representante dos Discentes - Indicada em 14/09/2023

14/09/2023

Presente

08

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Reeleito em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

09

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Reeleito em 14/11/2021

14/11/2021

Presente

10

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Representante dos Docentes - Eleito em 19/06/2023

19/06/2023

Presente

11

Liliane Ibrahim

Representante dos Docentes - Eleita em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

12

Luziane Ribeiro Indjai

Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Eleita em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

13

Marcelo Araújo de Faria

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

14

Marcelo Tomio Matsuoka

Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

15

Marco Antonio Delinardo da Silva

Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

16

Mirna Karla Amorim da Silva

Representante dos Docentes - Eleita em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

17

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Reeleito em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

18

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023

12/06/2023

Presente

19

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Reeleita em 12/07/2023

12/07/2023

Ausência Justificada


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Conselheiro(a), em 23/10/2023, às 10:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mirna Karla Amorim da Silva, Conselheiro(a), em 23/10/2023, às 12:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 23/10/2023, às 13:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Conselheiro(a), em 23/10/2023, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Conselheiro(a), em 24/10/2023, às 11:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcelo Araújo de Faria, Conselheiro(a), em 24/10/2023, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luziane Ribeiro Indjai, Conselheiro(a), em 25/10/2023, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ellis Roza Passos, Conselheiro(a), em 30/10/2023, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Liliane Ibrahim, Conselheiro(a), em 16/11/2023, às 12:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.069507/2023-71 SEI nº 4863538