|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. O cotidiano escolar nos espaços educativos dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.
JUSTIFICATIVA
Introduzir, por meio do Estágio vinculado institucionalmente, relações entre teoria e prática referentes ao Ensino Fundamental de Geografia – Anos Finais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nestas séries, a fim de subsidiar análises e reflexões sobre o ensino desta disciplina com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo. |
Objetivos Específicos: |
· Analisar as propostas contidas na BNCC (6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível; · Analisar a proposta para o ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s); · Acompanhar do cotidiano escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental; · Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. · Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e sua importância para a construção da cidadania. |
PROGRAMA
1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental;
2) O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental;
3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental.
METODOLOGIA
Aula expositivo-dialogada. Trilhas de aprendizagem. Leitura, análise e discussão dos textos da bibliografia básica e complementar. Seminários. Dinâmicas de grupo. Seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Escolha, organização e preparação de material para as atividades de intervenção escolar por meio de orientação direta, individual ou coletiva. Estudos em grupo de temas e questões relacionados ao estágio. Realização do estágio em instituição escolar formal do ensino fundamental de Geografia, com vinculação: observação e regência.
Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:
Semana |
Datas |
Horário |
Conteúdo |
1ª |
02/mar. |
19:00-21:40 |
Apresentação do Plano de Curso. Introdução Estágio Supervisionado II |
03/mar. |
19:00-21:40 |
A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: ensinar e aprender |
|
2ª |
09/mar. |
19:00-22:30 |
Vinculação escolar (TCE) |
10/mar. |
19:00-22:30 |
Vinculação escolar (TCE) |
|
3ª |
16/mar. |
19:00-21:40 |
Orientações para a Elaboração do Relatório |
17/mar. |
19:00-21:40 |
Orientações para a Elaboração do Relatório |
|
4ª |
23/mar. |
08:50-11:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
24/mar. |
17/maio |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
5ª |
30/mar. |
08:50-11:30 |
A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais |
31/mar. |
31/maio |
A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais |
|
6ª |
06/abr. |
08:50-11:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
07/abr. |
|
Feriado – Sexta-feira Santa |
|
7ª |
13/abr. |
|
A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais |
14/abr. |
|
A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais |
|
8ª |
20/abr. |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
21/abr. |
|
Feriado – Tiradentes |
|
9ª |
27/abr. |
|
Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC |
28/abr. |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
10ª |
04/maio |
06/abr. |
Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC |
05/maio |
06/abr. |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
11ª |
04/maio |
08:50-11:30 |
Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC |
05/maio |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
12ª |
11/maio |
08:50-11:30 |
Avaliação escrita |
12/maio |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
13ª |
18/maio |
08:50-11:30 |
O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental Vista de Prova |
19/maio |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
14ª |
25/maio |
08:50-11:30 |
O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental |
26/maio |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
15ª |
01/jun. |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
02/jun. |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
16ª |
08/jun. |
08:50-11:30 |
Feriado – Corpus Cristi |
09/jun. |
|
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
|
17ª |
15/jun. |
|
Seminário de Socialização do Estágio |
|
16/jun. |
|
Seminário de Socialização do Estágio |
18ª |
22/jun. |
|
Entrega do Relatório Final Encerramento da Disciplina |
29/jun. |
|
Vista do Relatório |
A carga horária prática, por parte da discência, será exercida por meio de uma vinculação a escola credencianda pelo MEC (mediante Termo de Compromisso), em que o aluno fará presencialmente, observadas as inscrições sanitárias institucionais (se necessárias), análise diagnóstica das estruturas físicas, pedagógicas e administrativos do duncionamento escolar.
O atendimento ao aluno será as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.
A docente não autoriza gravação (áudio ou vídeo) das atividades conduzidas em sala, tendo seus direitos autorais resguardados.
Plágio total ou parcial implica na anulação da nota da atividade avaliativa, sem oportunidade para refazer.
As normas da ABNT devem ser seguidas. Sugere-se a consulta disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459.
Esta disciplina não prevê recuperação.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes acerca da docência no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental.
Avaliação Qualitativa: durante o semestre será observado o grau de interesse no cumprimento dos trabalhos propostos, participação efetiva nas aulas, leitura do material indicado, capacidade e interesse para exercitar a crítica e a autocrítica, como também a assiduidade, pontualidade e autoavaliação (esta inclusa nas Considerações Finais do Relatório de Estágio).
Documentação de Leitura e Compreensão de textos – 20 pts (agendamentos de entrega conforme o ritmo das leituras e discussões)
Seminário – 10 pts
Avaliação escrita – 20 pts
Relatório Final – 50 pts (Entregas parciais e final)
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006
Complementar
BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/02/2023, às 04:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4271319 e o código CRC 326BAAB3. |
Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 | SEI nº 4271319 |