UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO031

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeane Medeiros Silva

Ano/Semestre:

2º/2022

Observações:

Observeou-se a Resolução nº 73 do Conselho de Graduação, referente aos semestres letivos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2, para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas;  a Resolução nº 30/2011, que  dispõe sobre a composição do Plano de Ensino para os componentes curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia; o Art . 202 da Resolução nº 46/2022.

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. O cotidiano escolar nos espaços educativos dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.

JUSTIFICATIVA

Introduzir, por meio do Estágio vinculado institucionalmente, relações entre teoria e prática referentes ao Ensino Fundamental de Geografia – Anos Finais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nestas séries, a fim de subsidiar análises e reflexões sobre o ensino desta disciplina com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo.

Objetivos Específicos:

· Analisar as propostas contidas na BNCC (6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível;

· Analisar a proposta para o ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s);

· Acompanhar do cotidiano escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental;

· Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

· Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e sua importância para a construção da cidadania.

PROGRAMA

1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental;

2) O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental;

3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental.

METODOLOGIA

Aula expositivo-dialogada. Trilhas de aprendizagem. Leitura, análise e discussão dos textos da bibliografia básica e complementar. Seminários. Dinâmicas de grupo. Seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Escolha, organização e preparação de material para as atividades de intervenção escolar por meio de orientação direta, individual ou coletiva. Estudos em grupo de temas e questões relacionados ao estágio. Realização do estágio em instituição escolar formal do ensino fundamental de Geografia, com vinculação: observação e regência.

Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:

 

Semana

Datas

Horário

Conteúdo

02/mar.

19:00-21:40

Apresentação do Plano de Curso.

Introdução Estágio Supervisionado II

03/mar.

19:00-21:40

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: ensinar e aprender

09/mar.

19:00-22:30

Vinculação escolar (TCE)

10/mar.

19:00-22:30

Vinculação escolar (TCE)

16/mar.

19:00-21:40

Orientações para a Elaboração do Relatório

17/mar.

19:00-21:40

Orientações para a Elaboração do Relatório

23/mar.

08:50-11:30

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

24/mar.

17/maio

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

30/mar.

08:50-11:30

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

31/mar.

31/maio

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

06/abr.

08:50-11:30

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

07/abr.

 

Feriado – Sexta-feira Santa

13/abr.

 

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

14/abr.

 

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

20/abr.

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

21/abr.

 

Feriado – Tiradentes

27/abr.

 

Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC

28/abr.

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

10ª

04/maio

06/abr.

Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC

05/maio

06/abr.

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

11ª

04/maio

08:50-11:30

Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC

05/maio

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

12ª

11/maio

08:50-11:30

Avaliação escrita

12/maio

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

13ª

18/maio

08:50-11:30

O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental

Vista de Prova

19/maio

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

14ª

25/maio

08:50-11:30

O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental

26/maio

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

15ª

01/jun.

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

02/jun.

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

16ª

08/jun.

08:50-11:30

Feriado – Corpus Cristi

09/jun.

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

17ª

15/jun.

 

Seminário de Socialização do Estágio

 

16/jun.

 

Seminário de Socialização do Estágio

18ª

22/jun.

 

Entrega do Relatório Final

Encerramento da Disciplina

29/jun.

 

Vista do Relatório

A carga horária prática, por parte da discência, será exercida por meio de uma vinculação a escola credencianda pelo MEC (mediante Termo de Compromisso), em que o aluno fará presencialmente, observadas as inscrições sanitárias institucionais (se necessárias), análise diagnóstica das estruturas físicas, pedagógicas e administrativos do duncionamento escolar.

O atendimento ao aluno será as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.

A docente não autoriza gravação (áudio ou vídeo) das atividades conduzidas em sala, tendo seus direitos autorais resguardados.

Plágio total ou parcial implica na anulação da nota da atividade avaliativa, sem oportunidade para refazer.

As normas da ABNT  devem ser seguidas. Sugere-se a consulta disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459.

Esta disciplina não prevê recuperação.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes acerca da docência no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental.

Avaliação Qualitativa: durante o semestre será observado o grau de interesse no cumprimento dos trabalhos propostos, participação efetiva nas aulas, leitura do material indicado, capacidade e interesse para exercitar a crítica e a autocrítica, como também a assiduidade, pontualidade e autoavaliação (esta inclusa nas Considerações Finais do Relatório de Estágio).

Documentação de Leitura e Compreensão de textos – 20 pts (agendamentos de entrega conforme o ritmo das leituras e discussões)

Seminário – 10 pts

Avaliação escrita – 20 pts

Relatório Final – 50 pts (Entregas parciais e final)

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.

PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006

Complementar

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/02/2023, às 04:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4271319 e o código CRC 326BAAB3.




Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4271319