UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Química - Pontal

Rua 20, 1600 - Bloco 1C - 1º Andar - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5236 - cocqui@pontal.ufu.br - www.facip.ufu.br/quimica
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Orgânica 1

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

 

Período/Série:

1

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio Carlos Ferreira Batista

Ano/Semestre:

2019-2

Observações:

 

 

EMENTA

1.           Introdução histórica;

2.           Introdução sobre Estrutura Eletrônica e Ligação Química;

3.           Alcanos e Ciclo-alcanos;

4.           Alcenos e Alcinos;

5.           Compostos aromáticos;

6.           Estereoquímica dos compostos orgânicos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de química orgânica 1 apresenta ao aluno um conjunto de conteúdos de relevância para o estudo e a compreensão das principais estruturas químicas, reações, mecanismos e correlações entre os compostos orgânicos, abrangendo noções sobre aplicações e importância destes compostos para o entendimento de muitas reações, as quais podem, inclusive, serem estudadas de maneira interdisciplinar entre a química (reações)  e o metabolismo biológico.

         Proporciona ao discente a aprendizagem sobre conceitos de importância referentes às migrações de átomos de carbono e teoria avançada de orbitais, incluindo-se ainda a introdução ao estudo, preparação, importância, síntese e aplicações de compostos poliméricos, demonstrando neste tópico a compreensão sobre a importância da química dos polímeros para os diversos setores da produção industrial e sua aplicação como tecnologia para a sociedade.

        A química orgânica 1 procura proporcionar ao aluno a compreensão, aquisição e ampliação de habilidades em mecanismos das reações químicas, bem como o estudo e  aplicações mais relevantes, dos contextos descritos, de maneira que o mesmo possa adquirir a competência necessária para a utilização deste conhecimento adquirido, em sua jornada profissional, no que tange ao domínio e exímio das habilidades do profissional em química orgânica.


OBJETIVO

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação intelectual do estudante, para o desenvolvimento de seu pensamento científico e de sua habilidade para resolver problemas. 

Objetivos Específicos:

O aluno deverá ser capaz de resolver problemas que envolvam métodos de preparação, propriedades físicas e químicas das substâncias estudadas, bem como nomenclatura e classes de compostos, e os conceitos teóricos fundamentais envolvidos.

PROGRAMA

1.           Introdução sobre Estrutura Eletrônica e Ligação Química: Estruturas de Lewis. Estruturas de Ressonância. Orbitais Atômicos. Estrutura Eletrônica dos Átomos. Ligação Química. Orbitais Híbridos e suas ligações.

2.           Alcanos e Ciclo-alcanos: n-alcanos: propriedades físicas. n-alcanos: barreiras à rotação ao longo das ligações C-C. alcanos ramificados. cicloalcanos. calores de formação.  cicloalcanos: tensão anelar.  Ocorrência de alcanos. Reações de Alcanos e Cicloalcanos.

3.           Alcenos (Alquenos) e Alcinos (Alquinos): Estrutura.  Nomenclatura e propriedades físicas. Estabilidade relativa dos alcenos: calores de hidrogenação.  Estereoquímica dos alcenos: estereoisomeria geométrica, os conceitos de E e Z. Estrutura eletrônica e orbitalar da ligação tríplice. Nomenclatura e propriedades físicas dos alcinos.  Acidez de alcinos. Reações de Alcenos e Alcinos.

4.           Compostos Aromáticos: A estrutura do benzeno e de outros hidrocarbonetos aromáticos. Nomenclatura. Propriedades Físicas. Reações. Efeito de Ativação do Anel pelos substituintes. Substituição em Sistemas de Anéis Fundidos. Oxidação de Compostos Aromáticos.

5.           Estereoquímica dos compostos orgânicos: Propriedades físicas de enantiômeros: atividade óptica. Estereoisômeros. Quiralidade e enantiômeros. Nomenclatura de enantiômeros: A convenção R e S. Projeção de Fischer. Determinação R/S em Projeção de Fischer. Racematos. Substâncias contendo mais do que um estereocentro: Diastereoisômeros. Estereoquímica em sistemas cíclicos.  Conformação. Reações químicas e estereoisomerismo: Síntese enanciosseletiva de moléculas quirais.  Resolução de  Enantiômeros

METODOLOGIA

No desenvolvimento da disciplina serão utilizadas as técnicas de ensino: exposições dialogadas (com recursos alternados: quadro e giz, recursos audiovisuais  (retroprojetor e  data-show).

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de: 3 provas (PROVA 1 (P1), PROVA 2 (P2) e PROVA 3 (P3)) dissertativas individuais sem consulta, sendo a média (M) determinada por:

MP = [P1 + P2 + P3]/3

E ainda de atividades diversas com AT

MF [(MPx8) + (ATx2)]/10

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota M ≥ 60.

Os alunos com nota M < 60 farão uma prova denominada exame (E) e a nota final (MF) será determinada por:

MF = (MF + E)/2

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota MF ≥ 60

BIBLIOGRAFIA

Básica

- SOLOMONS, T. W. G. Química Orgânica; 6a ed.; Livros Técnicos e Científicos; Rio de Janeiro; 1996.

- BARBOSA, L.C.A.C. Introdução a Química Orgânica, Prentice Hall, São Paulo , 2004.

-  BRUICE, P.Y. Química Orgânica, volumes 1 e 2. 4ª ed. São Paulo: Prenticce Hall, 2006.

Complementar

- MORRISON, R. T.; BOYD, R.N. Química Orgânica. 13a ed.; (tradução da 6a ed. americana). Fund. Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1996.

- ALLINGER, N.L.; CAVA, M. P.; JONGH, D.C.; JOHNSON C.R.;  LEBEL, N.; STEVENS, C.L. Química Orgânica.  Ed. Guanabara Dois, Rio de Janeiro,1978.

- CONSTANTINO, M.G. Química Orgânica, volumes 1,2 e 3. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

- VOLLLHARDT, K. P.; SCHORE, N. E. Organic Chemistry; 3a ed.; W. H,. Freeman and Company; New York; 2000.

-  MCMURRY, J. Química Orgânica; 4a ed.; Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.; Rio de Janeiro; 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1569043 e o código CRC 06423170.




Referência: Processo nº 23117.084712/2019-80 SEI nº 1569043