UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Pensamento Geográfico

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31204

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Vitor Koiti Miyazaki

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Geografia pré-científica. Sistematização da Ciência Geográfica. Geografia Clássica. Geografia Quantitativa. Geografia Crítica. Geografia Humanista. Tendências contemporâneas da Geografia. Ciência geográfica no Brasil.

JUSTIFICATIVA

A disciplina trata de conteúdos fundamentais para a compreensão da emergência da Geografia como ciência moderna, assim como a influência das diferentes tendências teórico metodológicas sobre a Geografia, tanto de maneira geral quanto em relação à realidade brasileira para, a partir disso, refletir sobre o papel da Geografia no mundo contemporâneo. Portanto, constitui-se em disciplina fundamental para a formação do profissional em Geografia, tanto licenciado quanto bacharel.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo histórico de constituição do pensamento geográfico, suas bases teórico-metodológicas e as diferentes tendências para a análise geográfica a partir de seus principais autores.

Objetivos Específicos:

Entender os pressupostos referentes à sistematização da ciência geográfica;

Comparar e analisar as diferentes correntes teórico-metodológicas que sustentam o pensamento geográfico ao longo de seu devir histórico;

Discutir as tendências contemporâneas da Geografia;

Compreender os avanços e retrocessos da produção do pensamento geográfico brasileiro.

PROGRAMA

I - A GEOGRAFIA PRÉ-CIENTÍFICA

a) As origens e as características do conhecimento geográfico pré-científico.

II - GEOGRAFIA CLÁSSICA: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

a) Sistematização da ciência geográfica: Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter

b) Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache no âmbito do desenvolvimento da Geografia Moderna: “escola” alemã e “escola” francesa.

c) Influências do Anarquismo na Geografia: concepções de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin.

III - PENSAMENTO GEOGRÁFICO NO SÉCULO XX: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES.

a) Consolidação da Geografia Tradicional: Maximilien Sorre, Jean Brunhes.

b) Geografia Teorético-Quantitativa.

c) Geografia Crítica/Radical e a renovação da Geografia.

d) Geografia Humanista

IV - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA

a) Geografia Pós-moderna.

b) Geografia Libertária.

c) Geografia Decolonial.

V - CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO BRASIL.

a) Formação do pensamento geográfico brasileiro.

b) Principais contribuições científicas da Geografia brasileira

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato presencial.

Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo, seminários, além da participação dos alunos nos debates. Os recursos didáticos utilizados serão: textos, lousa e projetor multimídia. 

ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina, cuja carga horária é totalmente teórica.

Todos os textos e demais materiais da disciplina serão disponibilizados pela plataforma Microsoft Teams. Portanto, os alunos deverão providenciar o cadastro nesta plataforma no início do semestre letivo.

O cronograma a seguir apresenta o detalhamento da programação da disciplina.

Cronograma:

Aula

Data

Modalidade/horário

Atividade

1

28/02

Presencial

08:00 - 11:30h

Não haverá aula.

2

07/03

Presencial

08:00 - 11:30h

Apresentação da disciplina e definição dos instrumentos de avaliação.

Aula expositiva: pressupostos para a análise da História do Pensamento Geográfico.

Visita à biblioteca.

3

14/03

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e dialogada:

A institucionalização da Geografia Científica

4

21/03

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e dialogada:

A Antropogeografia e o determinismo

5

28/03

Presencial

08:00 - 11:30h

Não haverá aula. 

6

04/04

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e dialogada:

O possibilismo e a Geografia Humana

7

11/04

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e dialogada:

Para além do determinismo e do possibilismo: a diferenciação de áreas.

8

18/04

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e debate dos textos: revisão do conteúdo.

9

25/04

Presencial

08:00 - 11:30h

Prova 1.

10

02/05

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e dialogada:

O movimento de renovação. A Geografia Pragmática

11

09/05

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e dialogada:

O movimento de renovação. A Geografia Crítica

12

16/05

Presencial

08:00 - 11:30h

Aula expositiva e dialogada:

A Geografia Humanista

13

23/05

Presencial

08:00 - 11:30h

Seminários:

O pensamento geográfico brasileiro - as matrizes clássicas originárias

14

30/05

Presencial

08:00 - 11:30h

Seminários:

O pensamento geográfico brasileiro - as matrizes da renovação

15

06/06

Presencial

08:00 - 11:30h

Seminários:

O pensamento geográfico brasileiro - as matrizes brasileiras. Revisão, caso necessária.

16

13/06

Presencial

08:00 - 11:30h

Prova 2.

17

20/06

Presencial

08:00 - 11:30h

Entrega dos resultados, vista de nota e avaliação da disciplina.

18

27/06

Presencial

08:00 - 11:30h

Prova de Recuperação (caso necessária)

* As aulas relativas aos dias 28/02 e 28/03 serão compensadas por meio da realização de trabalhos (trabalho discente efetivo) conforme descrito no item "Avaliação", referentes às 2ª e 3ª avaliação.

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas deverão ser realizadas e/ou entregues nas datas definidas abaixo. Estas datas poderão sofrer alterações de acordo com o andamento do cronograma e eventuais adequações que forem necessárias. Cabe ao aluno acompanhar as aulas e se manter informado sobre o andamento do cronograma e eventuais alterações nas datas.

Não serão aceitas atividades avaliativas fora do prazo, salvo situações de força maior e que sejam devidamente justificadas.

Todos os trabalhos deverão ser entregues por meio de plataforma Microsoft Teams. Portanto, os alunos deverão providenciar o cadastro na turma no início do semestre letivo.

As atividades avaliativas da disciplina consistem em:

1ª avaliação: 30 pontos - Data: 25/04/2023

Prova dissertativa, com base nos textos dos conteúdos ministrados nas aulas 1 a 5.

2ª avaliação: 20 pontos - Data: 23/05 a 06/06/2023

Seminários, que consiste na apresentação em grupo com base em textos e temas previamente definidos (apresentação). O trabalho, neste caso, deverá ser apresentado para toda a turma utilizando-se materiais de apoio (tais como projetor multimídia, vídeos, imagens, textos etc., a critério de cada grupo) abordando os principais temas e conteúdos, além de suscitar o debate e a participação dos demais alunos.

3ª avaliação: 20 pontos - Data: 10/06/2023

Seminários, que consiste na apresentação em grupo com base em textos e temas previamente definidos (parte escrita). O trabalho, neste caso, deverá apresentar título, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas. Deverá tomar como base os textos da disciplina e outros textos complementares, além da análise e interpretação com base no entendimento do grupo sobre o tea.

4ª avaliação: 30 pontos - Data: 13/06/2023

Prova dissertativa, com base nos textos dos conteúdos ministrados nas aulas 8 a 13 (incluindo-se os conteúdos dos seminários).

*A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) garantirá 5 pontos extras ao final do semestre.

** Será ofertada uma Atividade de Recuperação (prova) para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não alcançarem a nota mínima para aprovação (60 pontos). Esta prova de recuperação poderá substituir a nota da Prova 1 ou da Prova 2 (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.

BIBLIOGRAFIA

Básica

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

Complementar

CASTRO, I. E. de C.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

HAESBAERT, R.; PEREIRA, S. N.; RIBEIRO, G. (Org.). Vidal, Vidais: textos de geografia humana, regional e política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

RECLUS, É. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Imaginário: Expressão & Arte, 2010.

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vitor Koiti Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4244009