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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de dissertação.
JUSTIFICATIVA
A disciplina oferecerá instrumentos teórico-metodológicos para a elaboração dos projetos de pesquisa aos alunos e às alunas ingressantes no Mestrado profissional em Ensino de História da UFU. Serão abordados os itens constantes em um projeto, com técnicas para a confecção de cada um deles, a saber: resumo, introdução, justificativa, discussão teórico-metodológica, objetivos, cronograma, fontes e bibliografia. Nesse sentido, trabalharemos com dissertações que dialogam diretamente com os principais temas abordados pelos alunos, questionando os caminhos seguidos e que servem de ligação entre o projeto de pesquisa e o trabalho finalizado. A ideia final é esboçar um projeto de pesquisa embrionário que, por meio do debate e do início do processo de pesquisa, será ajustado para guiar a produção da dissertação e do produto exigidos para a concessão do título de Mestre em Ensino de História.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
e problematização (hipótese). |
PROGRAMA
Unidade I
Primeiros passos para elaboração do projeto: discussão sobre temáticas, fontes de pesquisa e bibliográfica.
Unidade II
A construção do projeto – Princípios para a escrita de Introdução (com problematização), da Justificativa (com discussão bibliográfica), da Discussão teórico-metodológica e dos Objetivos.
Unidade III
Sessões de Apresentação da versão preliminar do projeto com a participação das(os) orientadoras(res).
METODOLOGIA
A disciplina de Seminário de Pesquisa será ministrada durante 18 semanas com encontros presenciais e virtuais, quando se utilizará de aulas expositivas e também de exposição dos temas/projetos das(os) mestrandas(os) nos debates. Segue o cronograma das atividades:
Encontros Semanais |
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Aula/Formato |
Especificação da atividade |
Data |
Horário |
Carga horária |
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1 |
- Virtual |
- Apresentação: professor, alunos e plano da disciplina. - Exposição Dialogada: BARROS, José D’Assunção. Os Campos da História: uma introdução às especialidades da História. |
12/ago |
19h-22h |
2h30 |
2 |
- Virtual |
- Exposição Dialogada: ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. - Roda de Conversa: projeção de temáticas de pesquisa |
19/ago |
19h-22h |
2h30 |
3 |
- Presencial |
- Aula Inaugural ProfHistória |
26/ago |
19h-22h |
2h30 |
4 |
- Virtual |
- Levantamento de Temáticas e Bibliografia: periódicos especializados (Revista História Hoje, Revista História & Ensino, Revista Palavras Abhertas, Revista História em Curso, Revista Brasileira de História, etc.) e em dissertações em Ensino de História |
02/set |
19h-22h |
2h30 |
5 |
- Presencial |
- Exposição Dialogada: BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História: Da escolha do tema ao quadro teórico. - Roda de Conversa: projeção de temáticas de pesquisa |
09/set |
19h-22h |
2h30 |
6 |
- Virtual |
Apresentação: Quadros Bibliográficos e Fontes (atividade avaliativa 10 pontos) |
16/set |
19h-22h |
2h30 |
7 |
- Presencial |
- Estudo dirigido: VELOSO, Roberta Marcelino. “Imagens de uma Escrava Rebelde: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História”. |
23/set |
19h-22h |
2h30 |
8 |
- Virtual |
- Apresentação: Redação da Introdução e Justificativa (atividade avaliativa 15 pontos) |
30/set |
19h-22h |
2h30 |
9 |
- Presencial |
- II Congresso Nacional do ProfHistória - Rio de Janeiro |
07/out |
19h-22h |
2h30 |
10 |
- Presencial |
- Estudo dirigido: SILVA, ELISÂNGELA COÊLHO DA. “A História da África na Escola, Construindo Olhares “Outros”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio” |
14/out |
19h-22h |
2h30 |
11 |
- Virtual |
- Apresentação: Redação da Metodologia e Objetivos (atividade avaliativa 15 pontos) |
21/out |
19h-22h |
2h30 |
12 |
- Presencial |
- Estudo dirigido: SOUZA, Raone Ferreira de. “Usos e possibilidades do podcast no ensino de História”. |
04/nov |
19h-22h |
2h30 |
13 |
- Virtual |
- Apresentação: Elaboração de resumo e cronograma (atividade avaliativa 10 pontos) |
11/nov |
19h-22h |
2h30 |
14 |
- Presencial |
- Sessão 1: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as). |
18/nov |
19h-22h |
2h30 |
15 |
- Virtual |
- Sessão 2: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as). |
25/nov |
19h-22h |
2h30 |
16 |
- Presencial |
- Sessão 3: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as). |
02/dez |
19h-22h |
2h30 |
17 |
- Virtual |
- Sessão 4: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as). |
09/dez |
19h-22h |
2h30 |
18 |
- Virtual |
- Sessão 5: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as). |
16/dez |
19h-22h |
2h30 |
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TOTAL CARGA HORÁRIA |
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45h |
AVALIAÇÃO
O processo avaliativo compreenderá a entrega de itens do projeto de pesquisa:
Especificação da Atividade Avaliativa |
Data(s) |
Horário |
Valor atribuído |
Critérios para realização e correção |
- Apresentação de Quadro bibliográfico e fontes; |
16/set
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19h
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10,0 pts
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- A apresentação será individual e cada aluno deverá abordar os títulos/resumos dos referenciais levantados (3 artigos/3 dissertações) com a temática Ensino de História relacionada a suas intenções de pesquisa. |
- Redação da Introdução e Justificativa; |
30/set |
19h
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15,0 pts |
- A(o) mestranda(o) apresentará versão preliminar da introdução e justificativa da proposta de pesquisa construída em conjunto com a(o) orientadora(r), observando-se coerência e coesão textuais. |
- Redação da Metodologia e Objetivos; |
14/out |
19h
|
15,0 pts |
- A(o) mestranda(o) apresentará versão preliminar da introdução e da justificativa da proposta de pesquisa construídas em conjunto com a(o) orientadora(r), observando-se coerência e coesão textuais. |
- Elaboração de resumo e cronograma; |
04/nov |
19h
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10,0 pts |
- A(o) mestranda(o) apresentará versão preliminar do resumo e do cronograma de pesquisa construídos em conjunto com a(o) orientadora(r), observando-se coerência e coesão textuais. |
- Projeto finalizado, contendo todas as correções apontadas anteriormente; |
22/dez |
23h |
50,0 pts |
A correção levará em consideração: sistematização das ideias (coerência e coesão textuais), organização do projeto de pesquisa, exequibilidade. |
TOTAL DOS PONTOS |
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100,0 pts |
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Observações importantes:
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BIBLIOGRAFIA
Básica
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / FAPERJ, 2003.
BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História: Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. 236p.
_______. Os Campos da História: uma introdução às especialidades da História. Revista HISTEDBR On Line, Campinas, n.16, p. 17-35, dez. 2004.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23ed São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2007.
SILVA, ELISÂNGELA COÊLHO DA. “A História da África na Escola, Construindo Olhares “Outros”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História, UFPE, 2018.
SOUZA, Raone Ferreira de. “Usos e possibilidades do podcast no ensino de História”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História. UFRJ, 2016.
VELOSO, Roberta Marcelino. “Imagens de uma Escrava Rebelde: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História. Unicamp, 2018.
Complementar
BARROS, J. D'A. Teoria da história. Petrópolis: Vozes, 2011.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p.122-145.
BURKE, P. História e Teoria Social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
CARDOSO, C.F. História e Conhecimento: uma abordagem epistemológica. In CARDOSO, C.F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos Domínios da História. RJ: Elsevier, 2012.
HOBSBAWM, E. Sobre História. Ensaios. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Cia das Letras, 1998, p.22-35 (Capítulo O Sentido do Passado).
REIS, J.C. A Especificidade Lógica da História. Varia História, nº 27, Julho/2002.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sauloeber Tarsio de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/11/2022, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.049324/2022-58 | SEI nº 3754103 |