UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Seminário de Pesquisa

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS03

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

 

Total:

45h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sauloéber Társio de Souza

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

sauloeber@gmail.com

 

EMENTA

Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de dissertação.

JUSTIFICATIVA

A disciplina oferecerá instrumentos teórico-metodológicos para a elaboração dos projetos de pesquisa aos alunos e às alunas ingressantes no Mestrado profissional em Ensino de História da UFU. Serão abordados os itens constantes em um projeto, com técnicas para a confecção de cada um deles, a saber: resumo, introdução, justificativa, discussão teórico-metodológica, objetivos, cronograma, fontes e bibliografia. Nesse sentido, trabalharemos com dissertações que dialogam diretamente com os principais temas abordados pelos alunos, questionando os caminhos seguidos e que servem de ligação entre o projeto de pesquisa e o trabalho finalizado. A ideia final é esboçar um projeto de pesquisa embrionário que, por meio do debate e do início do processo de pesquisa, será ajustado para guiar a produção da dissertação e do produto exigidos para a concessão do título de Mestre em Ensino de História.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Produzir o projeto de dissertação.

Objetivos Específicos:

  • Refletir a atividade de pesquisa em Ensino de História
  • Ampliar os aportes teórico-metodológicos a partir de levantamento de produção intelectual e consulta a periódicos especializados além de dissertações do Mestrado profissional em Ensino de História.
  • Reflexão sobre cada item do projeto de pesquisa;
  • Informar sobre as normas técnicas de redação e de apresentação de projetos de pesquisa;
  • Consolidação dos temas de pesquisa apresentados;
  • Elaborar versão da proposta de dissertação, delimitando tema, justificativas, objetivos, fontes, metodologia

e problematização (hipótese).

PROGRAMA

Unidade I

Primeiros passos para elaboração do projeto: discussão sobre temáticas, fontes de pesquisa e bibliográfica.

Unidade II

A construção do projeto – Princípios para a escrita de Introdução (com problematização), da Justificativa (com discussão bibliográfica), da Discussão teórico-metodológica e dos Objetivos.

Unidade III

 Sessões de Apresentação da versão preliminar do projeto com a participação das(os) orientadoras(res).

METODOLOGIA

A disciplina de Seminário de Pesquisa será ministrada durante 18 semanas com encontros presenciais e virtuais, quando se utilizará de aulas expositivas e também de exposição dos temas/projetos das(os) mestrandas(os) nos debates. Segue o cronograma das atividades:

Encontros Semanais

Aula/Formato

 

Especificação da atividade

 

Data

Horário

Carga

horária

1

- Virtual

- Apresentação: professor, alunos e plano da disciplina.

- Exposição Dialogada: BARROS,  José  D’Assunção. Os Campos da História: uma introdução às especialidades da História.

12/ago

19h-22h

 

2h30

2

- Virtual

- Exposição Dialogada: ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia.

- Roda de Conversa:  projeção de temáticas de pesquisa

19/ago

19h-22h

 

2h30

3

- Presencial

 

- Aula Inaugural ProfHistória

26/ago

19h-22h

 

2h30

4

- Virtual

- Levantamento de Temáticas e Bibliografia: periódicos especializados (Revista História Hoje, Revista História & Ensino, Revista Palavras Abhertas, Revista História em Curso, Revista Brasileira de História, etc.) e em dissertações em Ensino de História

( https://profhistoria.com.br/articles )

02/set

19h-22h

 

 

2h30

5

- Presencial

- Exposição Dialogada: BARROS,  José  D’Assunção. O projeto de pesquisa em História: Da escolha do tema ao quadro teórico.

- Roda de Conversa:  projeção de temáticas de pesquisa

09/set

19h-22h

 

 

2h30

6

- Virtual

 Apresentação: Quadros Bibliográficos e Fontes

(atividade avaliativa 10 pontos)

16/set

19h-22h

 

2h30

7

- Presencial

- Estudo dirigido: VELOSO, Roberta Marcelino. “Imagens de uma Escrava Rebelde: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História”. 

23/set

19h-22h

 

2h30

8

- Virtual

- Apresentação: Redação da Introdução e Justificativa

(atividade avaliativa 15 pontos)

30/set

19h-22h

2h30

9

- Presencial

- II Congresso Nacional do ProfHistória - Rio de Janeiro

07/out

19h-22h

2h30

10

- Presencial

- Estudo dirigido: SILVA, ELISÂNGELA COÊLHO DA. “A História da África na Escola, Construindo Olhares “Outros”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio”

14/out

19h-22h

 

2h30

11

- Virtual

- Apresentação: Redação da Metodologia e Objetivos

(atividade avaliativa 15 pontos)

21/out

19h-22h

2h30

12

- Presencial

- Estudo dirigido: SOUZA, Raone Ferreira de. “Usos e possibilidades do podcast no ensino de História”. 

04/nov

19h-22h

2h30

13

- Virtual

- Apresentação: Elaboração de resumo e cronograma

(atividade avaliativa 10 pontos)

11/nov

19h-22h

2h30

14

- Presencial

- Sessão 1: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as).

18/nov

19h-22h

2h30

15

- Virtual

- Sessão 2: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as).

25/nov

19h-22h

2h30

16

- Presencial

- Sessão 3: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as).

02/dez

19h-22h

2h30

17

- Virtual

- Sessão 4: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as).

09/dez

19h-22h

2h30

18

- Virtual

- Sessão 5: Apresentação/Debate de Projetos de Pesquisas com orientadores(as).

16/dez

19h-22h

2h30

 

 

TOTAL CARGA HORÁRIA

 

 

45h

 

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo compreenderá a entrega de itens do projeto de pesquisa:

Especificação da Atividade Avaliativa

Data(s)

Horário

Valor

atribuído

Critérios para realização e correção

- Apresentação de Quadro bibliográfico e fontes;

16/set

 

19h

 

10,0 pts

 

 

 - A apresentação será individual e cada aluno deverá abordar os títulos/resumos dos referenciais levantados (3 artigos/3 dissertações) com a temática Ensino de História relacionada a suas intenções de pesquisa.  

- Redação da Introdução e Justificativa;

30/set

19h

 

15,0 pts

- A(o) mestranda(o) apresentará versão preliminar da introdução e justificativa da proposta de pesquisa construída em conjunto com a(o) orientadora(r), observando-se coerência e coesão textuais.

- Redação da Metodologia e Objetivos;

14/out

19h

 

15,0 pts

- A(o) mestranda(o) apresentará versão preliminar da introdução e da justificativa da proposta de pesquisa construídas em conjunto com a(o) orientadora(r), observando-se coerência e coesão textuais.

- Elaboração de resumo e cronograma;

04/nov

19h

 

10,0 pts

- A(o) mestranda(o) apresentará versão preliminar do resumo e do cronograma de pesquisa construídos em conjunto com a(o) orientadora(r), observando-se coerência e coesão textuais.

- Projeto finalizado, contendo todas as correções apontadas anteriormente;

22/dez

23h

50,0 pts

A correção levará em consideração: sistematização das ideias (coerência e coesão textuais), organização do projeto de pesquisa, exequibilidade.

TOTAL DOS PONTOS

 

 

100,0 pts

 

Observações importantes:

  • Todos os textos elaborados pelos(as) alunos(as) deverão ser enviados para o e-mail sauloeber@gmail.com de acordo com as datas especificadas anteriormente.
  • Todas as etapas de confecção dos projetos acontecerão sob acompanhamento dos orientadores indicados pela CAL, em especial o envio da versão final do projeto com as correções indicadas durante as atividades da disciplina de Seminário de Pesquisa.
  • Os encontros virtuais serão realizados pela plataforma que segue:
  • Conferenciaweb – link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sauloeber-tarsio-de-souza

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / FAPERJ, 2003.

BARROS,  José  D’Assunção. O  projeto  de  pesquisa  em  História: Da  escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.  236p.

_______. Os Campos da História: uma introdução às especialidades da História. Revista HISTEDBR On Line, Campinas, n.16, p. 17-35, dez. 2004.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23ed São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2007.

SILVA, ELISÂNGELA COÊLHO DA. “A História da África na Escola, Construindo Olhares “Outros”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História, UFPE, 2018.

SOUZA, Raone Ferreira de. “Usos e possibilidades do podcast no ensino de História”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História. UFRJ, 2016.

VELOSO, Roberta Marcelino. “Imagens de uma Escrava Rebelde: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História. Unicamp, 2018.

Complementar

BARROS, J. D'A. Teoria da história. Petrópolis: Vozes, 2011.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p.122-145.

BURKE, P. História e Teoria Social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CARDOSO, C.F. História e Conhecimento: uma abordagem epistemológica. In CARDOSO, C.F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos Domínios da História. RJ: Elsevier, 2012.

HOBSBAWM, E. Sobre História. Ensaios. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Cia das Letras, 1998, p.22-35 (Capítulo O Sentido do Passado).

REIS, J.C. A Especificidade Lógica da História. Varia História, nº 27, Julho/2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sauloeber Tarsio de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/11/2022, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3754103 e o código CRC 2A224606.




Referência: Processo nº 23117.049324/2022-58 SEI nº 3754103