|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31503 |
COMPONENTE CURRICULAR: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA (MTPH) |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Conhecer os processos de elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa em História, articulando métodos e técnicas específicas ao ofício do historiador para a confecção de projetos de pesquisa na área.
Objetivos Específicos:
Refletir sobre a construção da pesquisa em história a partir de diferentes referenciais teórico-metodológicos e acervos documentais.
Desenvolver habilidades que possibilitem a elaboração de um projeto de pesquisa na área de história.
Conhecer as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa em história: temas, problemas e fontes.
Elaborar um projeto de pesquisa como exercício prático.
Ementa
Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em História: concepção de uma temática-problema, eleição e crítica bibliográfica, seleção de documentos, de escolhas metodológicas, de abordagens temáticas e de planejamento de etapas de estudos e de redação.
PROGRAMA
I – A construção do conhecimento histórico: procedimentos e referenciais teórico-metodológicos
II – As etapas da pesquisa em história
III – Tema, problema e fontes históricas
IV – Métodos e técnicas de produção de projeto científico
V – Escrita de projeto de pesquisa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DUBY, Georges. A história continua. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993. 162 p.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado: ensaios de teoria da história. Bauru, SP: Edusc, 2007.
CARVALHO, Maria Cecília M. de. (Org.). Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. São Paulo: Papirus, 1994.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha Peixoto; KHOURY, Yara Maria Aun. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1991.
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2016.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1719621 e o código CRC 5EE82FF5. |
Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719621 |