UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

CONVERSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31505

Período/Série:

5

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

0

Total:

45

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Geraldo Caixeta Guimarães

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

 

 

EMENTA

Operação e aplicações de transdutores, transformadores e máquinas elétricas.

JUSTIFICATIVA

Fornecer aos alunos os conceitos teóricos básicos a respeito de transformadores e de máquinas elétricas rotativas preparando-os para aprofundamentos futuros sobre esses assuntos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a compreender os princípios básicos da transformação e conversão de energia por meio de conceitos apresentados em aulas teóricas.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

1. Identificar, analisar, comparar e especificar transdutores, transformadores e máquinas elétricas a partir de suas conceituações;

2. Solucionar problemas e propor aplicações que envolvam os princípios de funcionamento de transdutores, transformadores e máquinas elétricas.

PROGRAMA

1. CIRCUITOS MAGNÉTICOS

1.1. Conceitos básicos

1.2. Transdutores eletromagnéticos

1.3. Introdução aos circuitos magnéticos

1.4. Fluxo concatenado, indutância e energia

1.5. Excitação em corrente alternada

1.6. Imãs permanentes

1.7. Exercícios

 

2. TRANSFORMADORES

2.1. Transformadores ideais

2.2. Transformadores reais

2.3. Circuitos equivalentes do transformador

2.4. Regulação de tensão

2.5. Eficiência

2.6. Autotransformadores

2.7. Transformadores trifásicos e bancos trifásicos

2.8. Circuito equivalente de transformadores no sistema pu

2.9. Exercícios

 

3. CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

3.1. Processo de conversão de energia

3.2. Energia e co-energia

3.3. Força e conjugado em sistemas eletromagnéticos

3.3. Conjugados de excitação e de relutância

3.5. Sistemas de campo magnético de excitação múltipla

3.6. Exercícios

 

4. INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ROTATIVAS

4.1. Aspectos gerais e conceitos elementares sobre máquinas

4.2. Introdução às máquinas CA e CC

4.3. Fmm de enrolamentos distribuídos

4.4. Campos magnéticos em máquinas rotativas

4.5. Ondas girantes de fmm em máquinas CA

 

5. MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA

5.1. Análise do princípio de funcionamento – motor e gerador

5.2. Modelagem matemática – equações de f.e.m e conjugado

5.3. Circuito equivalente

5.4. Excitações (independente, paralelo, série e composta)

5.6. Reação da armadura, enrolamentos de interpolo e de compensação

5.7. Aplicações de interesse prático

5.8. Exercícios

METODOLOGIA

Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

AVALIAÇÃO

Serão utilizados dois tipos de avaliação, totalizando 100 pontos assim distribuídos:

1) Duas Provas (total de 80 pontos):

As provas serão Com Consulta, feitas em casa, porém, monitoradas pelo professor.

P1 – Valor de 40 pontos – assuntos referentes aos capítulos 1 e 2.

P2 – Valor de 40 pontos – assuntos referentes aos capítulos 3 a 5.

Nota: Cada prova acima será realizada durante uma das aulas síncronas em um período correspondente a duas horas-aula (100 minutos). As resoluções das questões serão individuais. Ao término da aula/prova todos os alunos deverão preferencialmente escanear a prova em pdf (caso haja dificuldade serão aceitas fotografias legíveis das folhas de soluções) e enviar tudo por meio eletrônico para o professor (utilizando um e-mail específico para isto a ser indicado posteriormente). Para a etapa de escanear e enviar o aluno terá mais 20 minutos, logo após o término da prova.

2) Quatro Listas de Exercícios (total de 20 pontos):

As listas serão individuais e distribuídas ao longo do curso da seguinte maneira:

L1 – Valor de 5 pontos – com problemas referentes ao capítulo 1.

L2 – Valor de 5 pontos – com problemas referentes ao capítulo 2.

L3 – Valor de 5 pontos – com problemas referentes ao capítulo 3.

L4 – Valor de 5 pontos – com problemas referentes ao capítulo 5.

Nota: Cada lista deverá ser enviada ao professor por meio eletrônico até o dia e hora indicados no Cronograma (utilizando um e-mail específico para isto a ser indicado posteriormente).

CRONOGRAMA:

As atividades do tipo Síncrona e Assíncrona contemplarão os capítulos de 1 a 5 do conteúdo programático e seguirão o seguinte cronograma:

Dia/março/2021

Dia/abril/2021

02

04

09

11

16

18

23

25

30

01

06

08

13

15

20

22

27

29

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S/P

A

S

S

S

S

Notas:  S = Atividade Síncrona; A = Atividade Assíncrona; P = Prova

 

Dia/maio/2021

Dia/junho/2021

04

06

11

13

18

20

25

27

01

03

08

10

15

17

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

S

A

S

S

S

S

S

S

S

A

S/P

A

A

A

Notas:  S = Atividade Síncrona; A = Atividade Assíncrona; P = Prova

Data prevista para realização de cada prova:

Prova 1 – 13/04/2021 (terça-feira) – das 10:40 às 12:20 h

Prova 2 – 08/06/2021 (terça-feira) – das 10:40 às 12:20 h

Data prevista para entrega (envio por e-mail) de cada lista:

Lista 1 – Até uma semana após o término do capítulo 1

Lista 2 – Até uma semana após o término do capítulo 2

Lista 3 – Até uma semana após o término do capítulo 3

Lista 4 – Até uma semana após o término do capítulo 5

Atenção:

  1. Serão ministradas 24 dias com 2 horas-aula de 50 minutos do tipo Síncrona, totalizando 40 horas. Os 12 dias restantes são de aulas do tipo Assíncrona totalizando mais 20 horas que serão usadas pelos alunos para resolver as listas de exercícios, revisar a teoria, tirar dúvidas e se preparar para as provas.
  2. A frequência de cada aluno durante as aulas do tipo Síncrona não será computada como forma de avaliação da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. FITZGERALD, A. E. Máquinas Elétricas. 6ª edição. Editora Bookman, 2006.
  2. DEL TORO, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, c1994.
  3. BOFFI, L. V. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.

Complementar

  1. SIMONE, G.A. e CREPPE, R.C. “Conversão Eletromecânica de Energia - Uma Introdução ao Estudo”. São Paulo: Editora Érica, 1999.
  2. ELLISON, A. J. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Polígono, 1972.
  3. KOSOW, I. L. Máquinas Elétricas e Transformadores. Tradução de Felipe Luiz Ribeiro Daiello e Percy Antonio Pinto Soares. 6a edição. Rio de Janeiro: Globo, 1986.
  4. NASCIMENTO JR, G.C. Máquinas Elétricas: Teoria e Ensaios. São Paulo: Editora Érica, 4ª Edição, 2011.
  5. FITZGERALD, A.E., KINGLEY, C. and UMANS, S.D., “Electric Machinery”, Forth Edition, McGraw-Hill Book Company, USA, 1983.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geraldo Caixeta Guimarães, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/02/2021, às 17:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 SEI nº 2563057