UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Engenharia Elétrica

Unidade Ofertante:

FEELT - Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31110 

Período/Série:

1

Turma:

E

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Tavares

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

Conforme Resoluções 25/2020 e 16/2021 do CONGRAD

 

EMENTA

Visão geral da atuação técnica, social, ética, inclusiva e ambiental dos profissionais de engenharia elétrica. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Noções de empreendedorismo e de inovação.

JUSTIFICATIVA

É importante que os ingressantes tenham uma apresentação do curso e da instituição. Possam conhecer melhor a estrutura da universidade, as oportunidades e desafios do curso. Além disso, este primeiro contato do estudante com o curso é muito importante para o acolhimento e entendimento do seu futuro acadêmico e profissional, permitindo uma formação com visão holística e humanista, com desenvolvimento crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético na resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);
  • Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos,  colegiados);
  • Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;
  • Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia Elétrica;
  • Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;
  • Desenvolver, por conta própria, um pequeno projeto de engenharia, ampliando sua autonomia intelectual.
  • Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.
  • Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
  • Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal;

PROGRAMA

1.  A graduação em Engenharia Elétrica da UFU

       1.1. Princípios e objetivos

       1.2. Perfil do egresso

       1.3. Estrutura curricular

       1.4. Estrutura física

       1.5. Regulamento

       1.6. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº 13.425 de 30 de março de 2017.

       1.7. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

       1.8. Tratamento da questão racial no cotidiano

       1.9. Ética e Cidadania

       1.10. Culturas afro-brasileira e indígena

       1.11. Diversidade Regional e Local

 

2.  Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem

        2.1. Conceitos e definições

        2.2. Seminários

        2.3. Resumo

        2.4. Resenha

        2.5. Esquema

        2.6. Sinopse

        2.7. Técnica de sublinhar

        2.8. Pesquisa bibliográfica

 

3.   Comunicação profissional

        3.1. Comunicação oral

        3.2. Elementos observados na comunicação oral

        3.3. Inibição e ansiedade

        3.4. Presença

        3.5. Voz

        3.6. Contato com os olhos

        3.7. Linguagem do corpo

        3.8. Aparência

        3.9. Utilização de recursos áudio-visuais

        3.10. Redação técnica

        3.11. Linguagem técnica

        3.12. Auxiliares linguísticos

        3.13. Trabalhos escolares

        3.14. Provas

        3.15. Relatórios técnicos

        3.16. Artigos

        3.17. Monografias

 

4.   Criatividade e inovação

        4.1. O processo criativo

        4.2. Barreiras que afetam a criatividade

        4.3. Técnicas de estimulação da criatividade

        4.4. Inovação

 

5.  Pesquisas tecnológicas

        5.1. Caracterização

        5.2. Ética

        5.3. Tipos

        5.4. Métodos

        5.5. Organização

 

6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia

       6.1. Princípios e fundamentos

               6.1.1. Igualitário – uso equiparável

               6.1.2. Adaptável – uso flexível

               6.1.3. Óbvio – uso simples e intuitivo

               6.1.4. Conhecido – Informação de fácil percepção

               6.1.5. Seguro – tolerante ao erro

               6.1.6. Sem esforço – baixo esforço físico

              6.1.7. Abrangente – dimensão e espaço para aproximação e uso

 

7.   Projetos de engenharia

        7.1. Seleção do tema e formulação do problema

        7.2. Coleta de informações

        7.3. Concepção da solução

        7.4. Avaliação do projeto

        7.5. Especificação da solução final

        7.6. Relatório final

 

8.  Modelos e simulação

        8.1. A importância dos modelos

        8.2. Modelo icônico

        8.3. Modelo diagramático

        8.4. Modelo matemático

        8.5. Modelo físico

        8.6. Simulação icônica

        8.7. Simulação analógica

        8.8. Simulação matemática

 

9.  Otimização

        9.1. Modelos de otimização

        9.2. Métodos de otimização

 

10. Projeto orientado

 

METODOLOGIA

Esta disciplina será ministrada seguindo as determinações das Rsoluções 25/2020 e 16/2021 do CONGRAD. As aulas serão remotas, realizadas de maneira síncrona (todos alunos simultaneamente conectados à internet sob regência do professor) totalizando 2ha/semana.

O horário das aulas síncronas será às quartas-feiras das 8h50min às 10h30min

As atividades síncronas envolverão a realização de aulas expositivas, palestras de temas diversos e apresentação de seminário. Serão utilizadas as plataformas Microsoft Teams e Google Meet para as aulas síncronas. O link de acesso será enviado posteriormente aos alunos matriculados na disciplina.

Serão realizadas atividades assíncronas como leitura de material complementar, videoaulas de um minicurso, questionário sobre guia acadêmico e estudo de temas relacionados à Engenharia Elétrica para preparação e apresentação de seminário. Os materiais relativos a estas atividades assíncronas, assim como todo material de apoio da disciplina, serão disponibilizados nas plataformas digitais.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada da seguinte forma:

Total de pontos distribuídos: 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BAZZO, W. A. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. rev Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 292 p., il. ISBN 978853286420 (broch.); 2013.

2. BASTOS, L.R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2003. xii, 222 p., il. + 1 CD-ROM. Inclui bibliografia, índice e glossário. ISBN 8521613563.
3. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

Complementar

1. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico.24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
3. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
6. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
7. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1981.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/06/2021, às 20:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2860855 e o código CRC 4572CA81.




Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2860855