UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Mestrado Profissional

Av. Pará, 1720, Bloco 2U, Sala 08 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: - www.famed.ufu.br - ppsaf@famed.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 4ª reunião/2020 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Mestrado Profissional DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 09 de julho de 2020, às 10h11min, por webconferência, realizada na sala virtual do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Uberlândia, PPSAF/FAMED/UFU, na plataforma Conferênciaweb/MConf/RNP, teve início a 4ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (COLPPSAF) do ano em curso, sob a Presidência de seu Coordenador, Prof. Dr. Wallisen Tadashi Hattori, estando presentes os membros citados no final desta Ata e tendo sido registrada a ausência justificada da Profa. Dra. Flávia do Bonsucesso Teixeira. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Ata da 3ª reunião ordinária do ano de 2020: A Profa. Janaína solicitou retirada de trecho relativo ao item 3.3 desta ata. A solicitação foi acatada pelo Colegiado. Assim, a ata da 3ª reunião ordinária do ano de 2020 foi aprovada com quatro votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 2. Comunicados: 2.1. Edital livro temático do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE, volume 2: O Prof. Wallisen comunicou que havia chamada aberta para a publicação de texto científico em livro temático do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), volume 2, até o dia 10 de agosto de 2020. Explicou que a coletânea de textos seria lançada em formato de e-book e que este livro comporia o volume 2, pois o volume 1 seria publicado a partir dos artigos avaliados que não foram selecionados para o número especial da Revista Interface. Disse que esta chamada era válida para trabalhos das turmas 1 e 2 e alertou aos interessados para se atentarem ao prazo de submissão. 2.2. Roda de conversa com a PROPP - 09/07: O Prof. Wallisen informou que na presente data fora realizada uma roda de conversa com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) para esclarecimentos relativos ao retorno das atividades acadêmicas em modalidade remota. O Prof. Márcio, pró-reitor de Gestão de Pessoas, marcou presença e orientou sobre os trâmites para o cancelamento de férias dos docentes envolvidos no planejamento e execução dessas atividades, a regulamentação dos afastamentos e a obrigatoriedade de apresentação de plano de trabalho para o Período Letivo Suplementar Excepcional, instaurado recentemente pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP). O Prof. Wallisen destacou que todos os docentes deveriam apresentar o plano de trabalho, mesmo aqueles que não tivessem aderido ao referido período especial. Explicou que a adesão ao semestre suplementar era voluntária, mas que a apresentação do plano de trabalho continuava sendo obrigatória para todos os docentes. Completou que, provavelmente, receberiam instruções de suas respectivas unidades acadêmicas para a elaboração deste plano. Retomando as discussões da roda de conversa, disse ainda que a PROPP promoveria, em breve, uma reunião para debater a possibilidade de realizar os processos seletivos em formato remoto. Sobre tal assunto, comentou que a Coordenação Nacional do PROFSAÚDE ainda não havia se manifestado. No entanto, afirmou que esta marcaria uma reunião para fornecer esclarecimentos acerca da condução das disciplinas e dos encontros telepresenciais. 2.3. Reunião CAPES 09/07: O Prof. Wallisen compartilhou que na presente data, no período da tarde, ocorreria uma reunião dos coordenadores de áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para discutir os critérios de avaliação do quadriênio 2017-2020. De posse dos encaminhamentos dessa, declarou que agendaria uma reunião com o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPSAF) para os repasses necessários e a apresentação dos resultados da Coleta CAPES 2019, visando à elaboração de planejamento estratégico para o programa. 3. Ordem do dia: 3.1. Revisão da Resolução de Credenciamento do PPSAF: O Prof. Wallisen apresentou a resolução de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento docente do PPSAF aprovada em 28 de setembro de 2018. Disse que, além de promover adequações relativas ao contexto atual, a revisão da resolução objetivava a sua publicação por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para apresentá-la à Comissão de Credenciamento na Pós-Graduação (CCP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Após breve discussão e esclarecimentos sobre carga horária e afastamentos, encaminhou-se o assunto mediante o compartilhamento da resolução com todo o corpo docente do programa para revisão e aprovação na próxima reunião ordinária. 3.2. Plano de Atividades Emergenciais (23117.037780/2020-93): O Prof. Wallisen expôs os trâmites necessários para a implementação do Período Letivo Suplementar Excepcional (2020/3), a saber: 1) adesão do programa; 2) adesão dos docentes; 3) apresentação dos planos de atividades dos docentes interessados até dia 17 de julho de 2020; 4) aprovação do Plano de Atividades Emergenciais pelo Colegiado até dia 24 de julho de 2020. O Prof. Wallisen disse que todo o processo de introdução, desenvolvimento e consolidação das atividades acadêmicas remotas seria assistido pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) da UFU. Ademais, comunicou que a gestão superior havia recomendado o início das aulas no PPSAF conforme o calendário acadêmico da Coordenação Nacional do PROFSAÚDE, desde que fossem registradas, nos diários de classe, as atividades realizadas antes do dia 11 de agosto de 2020, data de início do semestre letivo suplementar da pós-graduação na UFU. Sobre os planos de atividades, o Prof. Wallisen aconselhou que constassem, além das atividades de ensino, as atividades de pesquisa, extensão e gestão. Para os docentes que não aderissem ao mencionado período suplementar seria preciso especificar essa opção na aba ensino da planilha do plano de trabalho. O professor abordou ainda os impactos da não adesão dos regentes de disciplinas do PROFSAÚDE, enfatizando os prejuízos que seriam ocasionados pelo atraso dos semestres, dado o ordenamento progressivo do curso e a sincronia temporal existente com as outras 21 instituições de ensino superior associadas ao PROFSAÚDE. E, por fim, apresentou detalhadamente o conteúdo do ofício nº 1/2020/COLPPSAF/PPSAF/DIRFAMED/FAMED-UFU (Processo SEI nº 23117.037780/2020-93) que seria enviado à PROPP para informar a adesão do PPSAF ao Período Letivo Suplementar Excepcional, caso esta fosse a deliberação deste Colegiado. A mencionada adesão, colocada em votação, foi aprovada unanimemente, bem como o conteúdo do ofício proposto. A próxima etapa seria, portanto, a recepção dos planos de atividades dos docentes regentes das disciplinas previstas para este semestre e a convocação de uma reunião extraordinária para aprová-los, consolidando o Plano de Atividades Emergenciais a ser encaminhado à PROPP. Nada mais havendo a tratar, o Presidente deste Colegiado agradeceu a permanência de seus membros para a finalização dos pontos de pauta e deu por encerrada, às 12h20min, a reunião, da qual, para constar, eu, Mariana Andrade Barcelos Rosa, Assistente em Administração da Faculdade de Medicina, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos(as) assinada eletronicamente. Uberlândia, 03 de agosto de 2020.

Mariana Andrade Barcelos Rosa

Prof. Dr. Wallisen Tadashi Hattori

Profa. Dra. Janaína Paula Costa da Silva

Profa. Dra. Luciana Saraiva da Silva

Acadêmica Larissa Silva Soares

 

Docente convidada:

Profa. Dra. Catarina Machado Azeredo


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wallisen Tadashi Hattori, Presidente, em 06/08/2020, às 10:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mariana Andrade Barcelos Rosa, Assistente em Administração, em 06/08/2020, às 10:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciana Saraiva da Silva, Membro de Colegiado, em 06/08/2020, às 10:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Larissa Silva Soares, Membro de Colegiado, em 06/08/2020, às 17:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Janaína Paula Costa da Silva, Membro de Colegiado, em 17/08/2020, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2179877 e o código CRC 1D87685C.




Referência: Processo nº 23117.038693/2020-53 SEI nº 2179877