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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Preparação, elaboração, desenvolvimento, redação e apresentação, em equipes sob coordenação de um professor, de projetos que objetivem resolver situações-problema práticas de engenharia que envolvam os conhecimentos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades adquiridos pelos estudantes até esta fase do curso, possibilitando ao graduando visualizar a inter-relação entre todas as disciplinas estudadas e o vínculo com problemas que poderão ser encontrados em sua futura profissão. Ainda, conteúdos técnicos e específicos que são importantes para a prototipação e a concepção de produtos. Por fim, conteúdos das diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos são inseridos com o intuito de vincular problemas que poderão ser encontrados na profissão.
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento de projetos e soluções de problemas fazem parte do dia a dia do profissional de engenharia. É de sua importância que o profissional de engenharia tenha habilidades multidisciplinares para que possa encontrar uma solução ótima para o problema proposto. Assim, esta disciplina é essencial para a formação de um bom engenheiro.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver habilidades para o uso em projetos de engenharia. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Parte A: aspectos preparativos
1. Engenharia de produtos e projetos
1.1. Metodologia científica na Engenharia
1.2. Ciclos de vida de projetos, aspectos inovativos e revisão de gerencia de projetos e produtos
1.3. Buscas de anterioridade, registros e patentes
1.4. Validação, verificação, testes de produtos e certificação
1.5. Do protótipo ao mercado: design do produto e aspectos de engenharia
1.6. Sistemas em chip (SoC), prototipação por módulos (SoM) e técnicas e plataformas modernas de prototipação de sistemas complexos
1.7. Noções gerais sobre prototipação e prova de conceito
1.8. Escolha de um tema de projeto e formulação do problema
1.9. Coleta de informações
1.10. Concepção da solução
1.11. Experimentação e levantamento de resultados
1.12. Validação da solução
1.13. Redação do relatório ou reporte técnico final
1.14. Apresentação
Parte B: Gerência de projetos em engenharia
2. Técnicas, práticas e modelos de gerência de projeto: PMBok (ou similar)
2.1. Gerência da Integração
2.2. Gerência do Escopo
2.3. Gerência do Tempo
2.4. Gerência do Custo
2.5. Gerência da Qualidade
2.6. Gerência dos Recursos Humanos
2.7. Gerência das Comunicações
2.8. Gerência dos Riscos
2.9. Gerência das Aquisições
2.10. Aspectos organizacionais, sociais e pessoais.
2.11. Perfil do gerente de projetos
2.12. Qualificação versus Certificação
3. Aplicativos e técnicas de apoio ao gerenciamento de produtos
3.1. Roadmap tecnológico
3.2. Ferramentas de gerência
Parte C: Engenharia e impacto ambiental
4. Avaliação de impactos ambientais
4.1. Fundamentos da metodologia
4.2. Método Ad Hoc
4.3. Método das listagens de controle
4.4. Método da superposição de cartas
4.5. Método das redes de interação
4.6. Método das matrizes de interação
4.7. Método dos modelos de simulação
4.8. Método da análise benefício-custo
4.9. Método da análise multiobjectivo
4.10. Seleção da metodologia
5. Estudo envolvendo diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.
METODOLOGIA
As aulas teóricas serão dedicadas em sua maioria para a discussão de problemas e soluções do projeto escolhido. As aulas práticas serão dedicadas para a montagem do projeto e confecção do relatório.
As aulas teóricas ocorrerão às segundas-feiras das 13:10 às 14:00, enquanto as aulas práticas ocorrerão às quartas-feiras das 14:50 às 15:40. O cronograma apresentado corresponde ao calendário de 90 dias aprovado pela UFU.
O atendimento ao aluno será definido em sala de aula.
Os alunos serão divididos em grupo e cada grupo escolherá um projeto para montar durante o semestre. Será de exclusiva responsabilidade dos alunos a montagem do projeto.
A nota será distribuída conforme as etapas do projeto são alcançadas por meio de relatórios.
Ao final do semestre, cada grupo deverá apresentar o projeto finalizado, assim como um relatório sobre tudo que foi feito durante o projeto.
É previsto o seguinte cronograma de atividades:
Semana |
Data |
Atividades |
1 |
08/01/24 |
Apresentação da disciplina |
2 |
15/01/24 |
Pesquisa inicial e escolha do projeto |
4 |
22/01/24 |
Solução do projeto e montagem do cronograma |
7 |
26/02/24 |
Relatório Etapa 1 |
11 |
25/03/24 |
Relatório Etapa 2 |
14 |
15/04/24 |
Projeto Final e Relatório Final |
15 |
22/04/24 |
Avaliação Substitutiva |
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados conforme as etapas do projeto são finalizadas. A tabela abaixo mostra um cronograma de entrega das atividades, assim como a pontuação de cada etapa.
Atividades |
Data |
Pontuação |
Pesquisa inicial e escolha do projeto |
15/01/24 |
10 |
Solução do projeto e montagem do cronograma |
22/01/24 |
10 |
Relatório Etapa 1 |
26/02/24 |
10 |
Relatório Etapa 2 |
25/03/24 |
10 |
Projeto Final |
15/04/24 |
40 |
Relatório Final |
15/04/24 |
20 |
Avaliação Substitutiva |
22/04/24 |
60 |
Total |
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100 |
Avaliação substitutiva
O grupo que não conseguir entregar o projeto finalizado na data estimada terá outra oportunidade uma semana após a data estabelecida para corrigir e entregar o projeto finalizado.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Específica, de acordo com o tema escolhido.
Complementar
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide). 6. ed. Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2013.
Específica, de acordo com o tema escolhido.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gustavo Nozella Rocha, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/01/2024, às 15:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5110353 |