UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar para Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT36801

Período/Série:

8

Turma:

T

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

15

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Gustavo Nozella Rocha

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Preparação, elaboração, desenvolvimento, redação e apresentação, em equipes sob coordenação de um professor, de projetos que objetivem resolver situações-problema práticas de engenharia que envolvam os conhecimentos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades adquiridos pelos estudantes até esta fase do curso, possibilitando ao graduando visualizar a inter-relação entre todas as disciplinas estudadas e o vínculo com problemas que poderão ser encontrados em sua futura profissão. Ainda, conteúdos técnicos e específicos que são importantes para a prototipação e a concepção de produtos. Por fim, conteúdos das diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos são inseridos com o intuito de vincular problemas que poderão ser encontrados na profissão.

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento de projetos e soluções de problemas fazem parte do dia a dia do profissional de engenharia. É de sua importância que o profissional de engenharia tenha habilidades multidisciplinares para que possa encontrar uma solução ótima para o problema proposto. Assim, esta disciplina é essencial para a formação de um bom engenheiro.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidades para o uso em projetos de engenharia.

Objetivos Específicos:

  1. projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

  2. identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

  3. desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

  4. comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

  5. atuar em equipes;

  6. avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

  7. avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

  8. incrementar suas habilidades de prototipação;

  9. adquirir conhecimentos básicos de engenharia de produtos e gerência de projetos, produtos e protótipos;

  10. Elaborar e entender o conceito e o processo de gerenciar projetos de produtos e serviços;

  11. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

  12. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

PROGRAMA

Parte A: aspectos preparativos

1. Engenharia de produtos e projetos

1.1. Metodologia científica na Engenharia

1.2. Ciclos de vida de projetos, aspectos inovativos e revisão de gerencia de projetos e produtos

1.3. Buscas de anterioridade, registros e patentes

1.4. Validação, verificação, testes de produtos e certificação

1.5. Do protótipo ao mercado: design do produto e aspectos de engenharia

1.6. Sistemas em chip (SoC), prototipação por módulos (SoM) e técnicas e plataformas modernas de prototipação de sistemas complexos

1.7. Noções gerais sobre prototipação e prova de conceito

1.8. Escolha de um tema de projeto e formulação do problema

1.9. Coleta de informações

1.10. Concepção da solução

1.11. Experimentação e levantamento de resultados

1.12. Validação da solução

1.13. Redação do relatório ou reporte técnico final

1.14. Apresentação

Parte B: Gerência de projetos em engenharia

2. Técnicas, práticas e modelos de gerência de projeto: PMBok (ou similar)

2.1. Gerência da Integração

2.2. Gerência do Escopo

2.3. Gerência do Tempo

2.4. Gerência do Custo

2.5. Gerência da Qualidade

2.6. Gerência dos Recursos Humanos

2.7. Gerência das Comunicações

2.8. Gerência dos Riscos

2.9. Gerência das Aquisições

2.10. Aspectos organizacionais, sociais e pessoais.

2.11. Perfil do gerente de projetos

2.12. Qualificação versus Certificação

3. Aplicativos e técnicas de apoio ao gerenciamento de produtos

3.1. Roadmap tecnológico

3.2. Ferramentas de gerência

Parte C: Engenharia e impacto ambiental

4. Avaliação de impactos ambientais

4.1. Fundamentos da metodologia

4.2. Método Ad Hoc

4.3. Método das listagens de controle

4.4. Método da superposição de cartas

4.5. Método das redes de interação

4.6. Método das matrizes de interação

4.7. Método dos modelos de simulação

4.8. Método da análise benefício-custo

4.9. Método da análise multiobjectivo

4.10. Seleção da metodologia

5. Estudo envolvendo diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.

METODOLOGIA

As aulas teóricas serão dedicadas em sua maioria para a discussão de problemas e soluções do projeto escolhido. As aulas práticas serão dedicadas para a montagem do projeto e confecção do relatório.

As aulas teóricas ocorrerão às segundas-feiras das 13:10 às 14:00, enquanto as aulas práticas ocorrerão às quartas-feiras das 14:50 às 15:40. O cronograma apresentado corresponde ao calendário de 90 dias aprovado pela UFU.

O atendimento ao aluno será definido em sala de aula.

Os alunos serão divididos em grupo e cada grupo escolherá um projeto para montar durante o semestre. Será de exclusiva responsabilidade dos alunos a montagem do projeto.

A nota será distribuída conforme as etapas do projeto são alcançadas por meio de relatórios.

Ao final do semestre, cada grupo deverá apresentar o projeto finalizado, assim como um relatório sobre tudo que foi feito durante o projeto.

É previsto o seguinte cronograma de atividades:

Semana

Data

Atividades

1

08/01/24

Apresentação da disciplina

2

15/01/24

Pesquisa inicial e escolha do projeto

4

22/01/24

Solução do projeto e montagem do cronograma

7

26/02/24

Relatório Etapa 1

11

25/03/24

Relatório Etapa 2

14

15/04/24

Projeto Final e Relatório Final

15

22/04/24

Avaliação Substitutiva

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados conforme as etapas do projeto são finalizadas. A tabela abaixo mostra um cronograma de entrega das atividades, assim como a pontuação de cada etapa.

Atividades

Data

Pontuação

Pesquisa inicial e escolha do projeto

15/01/24

10

Solução do projeto e montagem do cronograma

22/01/24

10

Relatório Etapa 1

26/02/24

10

Relatório Etapa 2

25/03/24

10

Projeto Final

15/04/24

40

Relatório Final

15/04/24

20

Avaliação Substitutiva

22/04/24

60

Total

 

100

 

Avaliação substitutiva

O grupo que não conseguir entregar o projeto finalizado na data estimada terá outra oportunidade uma semana após a data estabelecida para corrigir e entregar o projeto finalizado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Específica, de acordo com o tema escolhido.

Complementar

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide). 6. ed. Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2013.

  2. Específica, de acordo com o tema escolhido.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gustavo Nozella Rocha, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/01/2024, às 15:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5110353