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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Introdução à Fisiologia. Membranas celulares e mecanismos de transporte através da membrana celular. Potenciais de ação. Transmissão sináptica. Neurofisiologia. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema renal. Sistema endócrino. Sistema reprodutor.
JUSTIFICATIVA
(Explicitar a importância dos conteúdos a serem trabalhados e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.)
OBJETIVO
A disciplina de Fisiologia constitui a base do conhecimento sobre as funções integradas, das moléculas aos sistemas do organismo humano. Além disso, a disciplina de Fisiologia atua como elo entre as diferentes disciplinas básicas da área de Ciências Biológicas. O seu oferecimento ao curso de Engenharia Biomédica justifica-se, uma vez que o profissional formado por esse curso necessitará do conhecimento sobre o funcionamento do organismo a fim de desempenhar suas funções no campo da Engenharia aplicada às Ciências Biomédicas.
PROGRAMA
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METODOLOGIA
A plataforma para o ensino remoto será o Microsoft Teams. Os alunos receberão por email o link ou código para acesso à turma remota (Equipe). Na equipe do M. Teams serão disponibilizados todos os materiais referentes às aulas, assim como a gravação das reuniões. As aulas de Fisiologia Cardiovascular, Respiratória, Renal e Digestória serão realizadas através de reuniões utilizando o Google Meet. Os docentes irão contactar os alunos inicialmente através do e-mail.
As atividades síncronas serão realizadas nos horários de aula normais da semana já estabelecidos para o curso, sendo destinados a aulas online e esclarecimento de dúvidas. Como atividades assíncronas serão realizados estudos dirigidos baseados em arquivos a serem compartilhados através do Microsoft Teams (softwares, artigos, questionários ou vídeos). O objetivo é assegurar aos alunos o acesso integral às aulas remotas, em caso de problemas ou dificuldades de conexão durante as aulas síncronas.
Ao longo das aulas síncronas, os alunos podem fazer perguntas relacionadas ao tema em andamento. Além disso, os alunos sempre poderão solicitar ao professor horários para esclarecer dúvidas a respeito do conteúdo ministrado via remota. Para isso, os alunos interessados devem entrar em contato com o professor, seja pelo M.Teams ou por email, para o agendamento de dias e horários específicos para este fim.
A frequência dos alunos será avaliada pelo recurso de assiduidade disponibilizado pela plataforma do M.Teams, durante as reuniões para as atividades síncronas.
AVALIAÇÃO
O módulo de Fisiologia Geral e Neurofisiologia distribuirá 20 pontos na avaliação e 5 pontos em estudos dirigidos e relatórios de práticas. O mesmo modelo de pontuação será utilizado nos módulos de Sistema Encórino e Reprodutor. As avaliações serão individuais e sem consulta, com questões objetivas e dissertativas. As avaliações serão aplicadas pelo Microsoft Teams, sendo que os alunos serão avisados com antecedência sobre a data de aplicação, conforme cronograma.
Nos demais módulos, as avaliações serão realizadas através de questões dissertativas e/ou objetivas e serão realizadas de forma individual com as notas descritas de acordo com plano de disciplina acima descrito. A saber: valiação de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória (21 pontos), mais entrega de trabalhos (4 pontos) e avaliação de Digestório e Renal (21 pontos) mais entrega de trabalhos (4 pontos).
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica:
AIRES, M.M. Fisiologia. 4ª edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2012.
GUYTON, A C.; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica. 12ª edição. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
KOEPPEN, B.; STANTON, B. “Berne, R. M. & Levy N. M.” – Fisiologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.
BERNE, R.M.; LEVY, M.N. Fisiologia. 6a Edição, Rio de Janeiro, Elsevier, 2009
Bibliografia Complementar:
CARLSON, N.R. Fisiologia do Comportamento. SP: Manole, 2006.
LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios: Conceitos Fundamentais de Neurociências. São Paulo: Atheneu, 2010.
PURVES, D. Neurociências. 4ª Ed. Porto alegre. Artmed, 2010.
PORTH, C.M. Fisiopatologia. 6ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2004.
RHOADES, T. Fisiologia Médica. 2ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.
Acesso aos e-books de Fisiologia para os estudantes foi solicitado ao Sistema de Bibliotecas (SISBI) da UFU, como consta no Processo SEI 23117.076961/2020-35, e tão logo sejam adquiridos, serão divulgados aos alunos.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Celina Monteiro da Cruz Lotufo, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/11/2021, às 11:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3171805 e o código CRC C9734F86. |
Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 | SEI nº 3171805 |