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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Para, 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Bases neuroanatômicas, fisiológicas e comportamentais do medo e da ansiedade.
JUSTIFICATIVA
Trabalhos realizados nas últimas décadas, utilizando técnicas de lesões neurais bem como de mapeamento funcional em animais expostos a situações naturalmente aversivas, revelam uma série de estruturas neurais possivelmente responsáveis pelas respostas de medo inato, bastante distintas daquelas previamente implicadas nas respostas de condicionamento aversivo (medo condicionado). Entre estas estruturas temos distritos diferenciados da zona medial do hipotálamo; setores específicos da amídala e do sistema septo-hipocampal, além de setores da matéria cinzenta periaquedutal. Tal mapeamento anatomo-funcional pode ser potencialmente importante para a análise e terapêutica de psicopatologias relacionadas aos distúrbios da reação emocional de medo e ansiedade.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Oferecer aos alunos do curso de Biomedicina a base teórica necessária para o aprofundamento quanto aos estudos acerca do medo e ansiedade. |
Objetivos Específicos: |
-Estudar o medo e ansiedade humanos sob a perspectiva evolucionista e sua base neural; -Conhecer os tipos de transtornos de ansiedade; -Abordar alternativas não farmacológicas para o tratamento dos transtornos de ansiedade.
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PROGRAMA
Atividades síncronas
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Data completa |
Início (HH:MM) |
Término (HH:MM) |
Horas (Total) |
Nome da Atividade |
Tipo da Atividade (Teórica ou Prática) |
Descrição da Atividade prática |
Plataforma de TI |
Endereço web de localização dos arquivos da bibliografia e do material |
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1 |
22/10 |
14h |
16h |
2 horas |
Organização geral do sistema nervoso |
Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
2 |
29/10 |
14h |
16h |
2horas |
Medo e ansiedade humanos sob a perspectiva evolucionista. |
Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
3 |
05/11 |
14h |
16h |
2 horas |
Estratégias de defesa frente a estímulos aversivos. |
Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
4 |
12/11 |
14h |
16h |
2 horas |
Modelos animais para o estudo do medo e da ansiedade.
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Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
5 |
19/11 |
14h |
16h |
2 horas |
Bases neurais do medo e da ansiedade. |
Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
6 |
26/11 |
14h |
16h |
2 horas |
Bases neurais do medo e da ansiedade. |
Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
7 |
03/12 |
14h |
16h |
2 horas |
Os transtornos de ansiedade. |
Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
8 |
10/12 |
14h |
16h |
2 horas |
Abordagens não farmacológicas para o tratamento do medo e da ansiedade. |
Teórica |
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Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
9 |
17/12 |
14h |
16h |
2horas |
Abordagens não farmacológicas para o tratamento do medo e da ansiedade. |
Teórica |
|
Microsoft Teams |
Os arquivos utilizados serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Atividades assíncronas
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Horas (Total) |
Nome da Atividade |
Tipo da Atividade (Teórica ou Prática2) |
Descrição da Atividade prática |
Endereço web de localização dos arquivos da bibliografia e do material |
Plataforma de TI |
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1 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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2 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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3 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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4 |
2h |
Apresentação de vídeo sobre comportamento de defesa animal
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Teórica |
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O vídeo utilizado será disponibilizado na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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5 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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6 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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7 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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8 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
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9 |
2h |
Análise de artigo científico |
Teórica |
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Os artigos científicos utilizados ao longo do minicurso serão disponibilizados na Plataforma Teams. |
Microsoft Teams |
METODOLOGIA
O mini-curso será ofertado em um total de 9 semanas (de 22/10 a 17/12/2020) com atividades síncronas e assíncronas, sendo as atividades síncronas utilizadas para exposição de conteúdos, discussão de artigos científicos, sendo necessária a participação ativa dos inscritos. Todo o material necessário para o acompanhamento do mini-curso será disponibilizado na plataforma microsoft teams, sendo que nas aulas síncronas também será utilizada a mesma plataforma.
AVALIAÇÃO
Assiduidade Discente: A assiduidade dos inscritos no minicurso será validada através da lista de participantes durante as atividades síncronas via plataforma Teams.
Validação do Certificado: Os inscritos no minicurso deverão atingir no mínimo 75% de frequência para que o certificado seja validado.
BIBLIOGRAFIA
O material bibliográfico necessário para o acompanhamento do mini-curso será disponibilizado na plataforma teams e estará disponível a todos os inscritos.
Básica:
- artigos científicos;
- AIRES, M.M. Fisiologia. 4ª ed. Editora Guanabara Koogan, 2012.
- GUYTON, A C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 13ª ed. Editora Guanabara Koogan, 2017.
Complementar:
- LENT, F. Cem bilhões de neurônios? Conceitos Fundamentais de Neurociência. 2a ed. Editora Atheneu, 2010.
- COSTANZO, L. S. Fisiologia. 5ª ed. Editora Guanabara Koogan, 2014.
- GANONG, W.F. Fisiologia médica, 24ª ed. Rio de Janeiro, Editora McGraw-Hill, 2014.
- SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana: Uma abordagem integrada. 7ª ed. Artmed Editora, 2017.
- BERNE & LEVY. Fundamentos de Fisiologia. 6ª ed. Elsevier,2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Beatriz Monteiro Galassi Spini, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/09/2020, às 16:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Erika Renata Barbosa Neiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/09/2020, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2277350 e o código CRC 76F6179A. |
Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 | SEI nº 2277350 |